Eu, Vanessa tenho 21 anos, sou da tribo Kariri-Xocó e estou participando do projeto Índios On Line. Quero que todo o Brasil saiba os direitos que o povo indígena tem e o quanto eles são importantes. Quero informá-los que em primeiro lugar a raça de índio, branco e negro são todos irmãos, permitido pelo Pai Eterno, isso ninguém pode apagar.
Porque tanta raiva? Tanto preconceito? Porque tudo o que um tem o outro não tem? Será porque uns são ricos e outros são pobres?
Porque quem tem dinheiro sempre quer ser melhor que as pessoas que não tem, se o mais importante é a vida e a saúde de cada um?
DEUS, o que ele quer de cada pessoa, é o coração, não importa se a pessoa é índio, branco ou negro, não importa se é rico ou se é pobre. Então, não discrimine seu irmão! Ajudemos uns aos outros, não desejemos para o próximo o que não quer para nós.
Nos indios temos direito a tudo que os brancos e os negros têm. Temos direito a assistência dos nossos Estados, assim como de organizações internacionais, com o objetivo de proteger o meio ambiente, em conformidade com os procedimentos estabelecidos nas legislações nacionais e sem discriminação.
Nos povos indígenas temos o direito de participar na determinação das garantias especiais á nossa identidade cultural e ao nosso patrimônio histórico e ancestral, que são importantes para nossa continuidade coletiva assim como para a nossa identidade, e a dos nossos parentes. Temos direito de usar, desenvolver, revitalizar e transmitir as gerações futuras nossas próprias histórias, idiomas, tradições, reter os nomes de nossas próprias comunidades, pessoas e lugares. Os esforços necessários para que nossos idiomas indígenas sejam estabelecidos como línguas oficiais, nossa educação intercultural incorpore a visão, história, conhecimento, valores, práticas espirituais e formas de vida próprias, á liberdade de pensamento, consciência, espiritualidade ou crença e de manifestá-la individual ou coletivamente tanto em público como em privado, deve ser respeitada e protegida pela sociedade e o Estado.

WYTAYNE 31/08/2006.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. “…Na nova Terra negro não vai ter corrente, e nosso índio será tratado como gente…na nova Terra o negro, o índio, o mulato, o branco e todos vão comer no mesmo prato.”
    Wytayne, esta é a letra de uma música que fala de libertação dos povos oprimodos da Terra.
    Essa consciência que vc tem e que muitas pessoas tem sobre a realidade dos povos da Terra é o alicerce de nossa luta por um mundo melhor, mais humano…um mundo de PAZ.
    Um mundo que eu acredito que um dia teremos! Graças a pessoas como vc, que pensam desta forma, mudaremos este mundo!
    Um grande abraço!
    A LUTA CONTINUA…

  2. tudo que Vanessa falou eu concordo,tambem sou da tribo Kariri xoco,tenho orgulho de ser india e não permito que ningum esnobe minha tribo,vou lutar com garras para defender o q e meu q e onde eu moro e meus semelhantes.

    Yakira

  3. PAz irmãos,
    Um dia o Senhor voltará e neste dia todas as injustiças serão corrigidas. Jesus morreu na cruz por mim e por você e porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho amado para morrer na cruz e nos salvar. Veio a terra justamente para ensinar que somos todos iguais e mandou que o amássemos a Deus sobre todas as coisa ,e o nosso irmão como a nós mesmos. Este dia vai chegar.
    QUe Deus os abençoe.

  4. Concordo com você. Meus ancestrais eram indigenas e o que ficou deles em mim é a luta, não desistir jamais.
    Abraços, conte comigo…
    Adriana Pimentel

  5. no dia do juizo final, quem vai nos julgar e ele O DEUS TODO PODEROSO .e quanto atodos de toda raca lingua ou nacao. q deus poca esta la abencoando , e confortando.concordo com tigo vanessa ,e lutaremos para um mundo melhor .

  6. concordo com todos pois n sou preconceituoso em nenhum dos sentidos(negros,idosos,indigeno ou deficiente.)acho todo mundo normal pois n gostarioa q os brancos fossem descriminado como os negros.Saou branco mas isso n importa pois a cor n importa o q importa e a mentalidade!!!!!!!!!Tenho amigos negros q acho eles muito legais(obs:estudo em escola particular, mas mesmo se n estudasse em uma escola partucular teria a mesma opinião.)
    ps:quando alguma pessoa for falar mal de vcs ignore poes quem vai estar se rebaichando n vai servcs mas sim quem estara sendo preconceituoso!!!!
    xau!!!!bjos para todos!!!!!!! =D

  7. Oi, bom dia, eu já fiz um curso de maracá com o indio Tuianã, gostaria de saber como faço para entrar em contato com ele, ou com alguém para que ele possa vir aqui em Cotia, dar um de seus cursos, pois trabalho em um Espaço Esotérico, chamado APENAS UM ESPAÇO DE EQUÍLIBRIO.
    POr favor se souber de alguma coisa pode me ligar
    Tel :95671627, ou 4703-0035
    Bjs.
    Obrigada

  8. Por favor, gostaria de entrar em contato com o Tibiriça, da aldeia Kariri-Xocó. Diga-lhe que Claudia e Bambam do Rio querem muito falar com ele. Passe-lhes o nosso e-mail, o telefone ele tem.
    Agradecido,
    Esteban.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here