Eu, Vanessa tenho 21 anos, sou da tribo Kariri-Xocó e estou participando do projeto Índios On Line. Quero que todo o Brasil saiba os direitos que o povo indígena tem e o quanto eles são importantes. Quero informá-los que em primeiro lugar a raça de índio, branco e negro são todos irmãos, permitido pelo Pai Eterno, isso ninguém pode apagar.
Porque tanta raiva? Tanto preconceito? Porque tudo o que um tem o outro não tem? Será porque uns são ricos e outros são pobres?
Porque quem tem dinheiro sempre quer ser melhor que as pessoas que não tem, se o mais importante é a vida e a saúde de cada um?
DEUS, o que ele quer de cada pessoa, é o coração, não importa se a pessoa é índio, branco ou negro, não importa se é rico ou se é pobre. Então, não discrimine seu irmão! Ajudemos uns aos outros, não desejemos para o próximo o que não quer para nós.
Nos indios temos direito a tudo que os brancos e os negros têm. Temos direito a assistência dos nossos Estados, assim como de organizações internacionais, com o objetivo de proteger o meio ambiente, em conformidade com os procedimentos estabelecidos nas legislações nacionais e sem discriminação.
Nos povos indígenas temos o direito de participar na determinação das garantias especiais á nossa identidade cultural e ao nosso patrimônio histórico e ancestral, que são importantes para nossa continuidade coletiva assim como para a nossa identidade, e a dos nossos parentes. Temos direito de usar, desenvolver, revitalizar e transmitir as gerações futuras nossas próprias histórias, idiomas, tradições, reter os nomes de nossas próprias comunidades, pessoas e lugares. Os esforços necessários para que nossos idiomas indígenas sejam estabelecidos como línguas oficiais, nossa educação intercultural incorpore a visão, história, conhecimento, valores, práticas espirituais e formas de vida próprias, á liberdade de pensamento, consciência, espiritualidade ou crença e de manifestá-la individual ou coletivamente tanto em público como em privado, deve ser respeitada e protegida pela sociedade e o Estado.

WYTAYNE 31/08/2006.