O Rio São Francisco sempre esteve presente na vida do povo tuxá, que sempre moraram as margens do rio como conta a histótia de nossos antepassados que residiam na ilha de Sorobabel. A pescaria sempre foi a atividade principal e o peixe sempre foi o alimento preferido junto com a batata doce. dinamamtuxá.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. nosso somos indios que ama muito a mão natureza e parte desse amor é dedicado ao São Francisco, nao so pela sua riqueza mais tb pela sua grandiosidade. Uma abraço a minha comunidade.

  2. é bastante coerente na comunidade falar-se das nossas lendas muitas das quais o rio esta presente como cenario principal.é nessa conduta que nosso povo é regido,relaçao indio/natureza.povo forte que nao se deixa abater perante as dificuldades que o progresso impoe os tuxas cressem e amadurecem cada vez mais para poder levar sua cultura adiante. sao por essas e outras rasoes que tenho orgulho de ser “indio da tribo tuxa naçao procá dos bragagá do arco,flecha e maracá malacutinga tuá deus do ar”…

  3. com certeza, tive o prazer de conhecer a aldeia tuxá,e conhecer a historia deste povo.e também sei qual a importância do rio para o povo desta região ….parabéns pela a hitoria de vida do povo tuxá quero que vcs saibam que nos hãhãhães estamos aqui para um ajudar o outro….

  4. Quem bom!!!

    To curioso!!!
    Quero saber mais sobre Tuxá…

    Passei por lá umas tres vezes…sempre muito rapido… mas a historia Tuxá ecoa na profundeza de meu coração…
    Desde um ponto de vista uma das Historias mais tristes que eu já conheci… Uma clara manipulação de poderosos sobre povão… Uma tentaiva de exterminio…..

    MAs..TUXA VIVE…TUXA CANTA, TUXA DANÇA… TUXA AVANÇA!!!

    A força dos Tuxá é exemplo de solidariedade pela Bahia… É escola que irradia amor!!

    Contem mais, continuem a partilha!

  5. O rio São Francisco representa muito p todos os povos principalmente p quem vive perto dele.
    Parabénssss pela matéria
    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here