O projeto: A ESCOLA ENTRA EM CENA

O projeto: A ESCOLA ENTRA EM CENA da Secretaria da Educacacao e Cultura de Salvador (SMEC) possibilitou que varios i-ndios visitassem cinco escolas para dialogar com seus alunos e partilhar um pouco de suas culturas.

Com o objetivo de ampliar o universo cultural dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Salvador o projeto ÍNDIOS NA VISÃO DOS ÍNDIOS levou índios Kiriri (do Município de Banzaê – BA), Tupinambá (do Município de Ilhéus – BA) e Kariri-Xocó (do Município de Penedo – AL) ao Encontro com alunos e professores das escolas Amélia Rodrigues, Barbosa Romeo, Cônsul Shindler, Alexandrina Santos Pita e General Labatut.

Com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Cultura e a Ciência (UNESCO) que ressalta que “A riqueza Cultural do mundo reside na sua diversidade em dialogo” os índios entraram nas salas de aula para bater um papo descontraído, contando sobre suas historias, tradições e crenças, partilhando seus anseios e temores e principalmente respondendo as curiosidades dos alunos que perguntavam incessantemente sobre tudo…Os índios comem cobras? Os índios tomam pílulas? A que idades se casam os índios? Vocês têm raiva dos “brancos”… Os espaços de partilha abertos nas salas foram importantes para a abertura dos corações de muitas crianças que nunca tinham visto um índio. Para muitos a informação chegou em boa hora permitindo elevar a consciência de que somos todos parte de uma Grande Família Humana.

Os índios além de tocar temas como cidadania, ecologia, direitos humanos e identidade dentro das salas de aula, tomaram café, almoçaram e merendaram nas escolas junto aos alunos que também tiveram o presente de conhecer os cantos e as danças dos índios, que nos intervalos apresentaram com muito carinho. Os índios também mostraram seus artesanatos como: Arco e flecha, burduna, cocares, maracás e colares, além de pintar com jenipapo uma lembrança de paz para muitos alunos.

Antes de regressar para suas aldeias os índios: Atay, Açai, Potira, Poranga, Poran Gaturama, Rroatym, Ynwiomclo, Aleor, Arura, Yandé, Salmã, Eruná, Wyram e Fikihá se reuniram com os dirigentes da THYDÊWÁ e explicitaram sua alegria, satisfação pelos trabalhos realizados e seu agradecimento a todas as pessoas que fizeram possivel está aventura em especial a Ana Maria Tedesco.

Os índios levaram seus livros: Kiriri e Tupinambá da coleção ÍNDIOS NA VISÃO DOS ÍNDIOS, lançados no marco desta iniciativa, deixando muito amor e suas colaborações no site do projeto: www.visaodosindios.com.br