O projeto: A ESCOLA ENTRA EM CENA

O projeto: A ESCOLA ENTRA EM CENA da Secretaria da Educacacao e Cultura de Salvador (SMEC) possibilitou que varios i-ndios visitassem cinco escolas para dialogar com seus alunos e partilhar um pouco de suas culturas.

Com o objetivo de ampliar o universo cultural dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Salvador o projeto ÍNDIOS NA VISÃO DOS ÍNDIOS levou índios Kiriri (do Município de Banzaê – BA), Tupinambá (do Município de Ilhéus – BA) e Kariri-Xocó (do Município de Penedo – AL) ao Encontro com alunos e professores das escolas Amélia Rodrigues, Barbosa Romeo, Cônsul Shindler, Alexandrina Santos Pita e General Labatut.

Com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Cultura e a Ciência (UNESCO) que ressalta que “A riqueza Cultural do mundo reside na sua diversidade em dialogo” os índios entraram nas salas de aula para bater um papo descontraído, contando sobre suas historias, tradições e crenças, partilhando seus anseios e temores e principalmente respondendo as curiosidades dos alunos que perguntavam incessantemente sobre tudo…Os índios comem cobras? Os índios tomam pílulas? A que idades se casam os índios? Vocês têm raiva dos “brancos”… Os espaços de partilha abertos nas salas foram importantes para a abertura dos corações de muitas crianças que nunca tinham visto um índio. Para muitos a informação chegou em boa hora permitindo elevar a consciência de que somos todos parte de uma Grande Família Humana.

Os índios além de tocar temas como cidadania, ecologia, direitos humanos e identidade dentro das salas de aula, tomaram café, almoçaram e merendaram nas escolas junto aos alunos que também tiveram o presente de conhecer os cantos e as danças dos índios, que nos intervalos apresentaram com muito carinho. Os índios também mostraram seus artesanatos como: Arco e flecha, burduna, cocares, maracás e colares, além de pintar com jenipapo uma lembrança de paz para muitos alunos.

Antes de regressar para suas aldeias os índios: Atay, Açai, Potira, Poranga, Poran Gaturama, Rroatym, Ynwiomclo, Aleor, Arura, Yandé, Salmã, Eruná, Wyram e Fikihá se reuniram com os dirigentes da THYDÊWÁ e explicitaram sua alegria, satisfação pelos trabalhos realizados e seu agradecimento a todas as pessoas que fizeram possivel está aventura em especial a Ana Maria Tedesco.

Os índios levaram seus livros: Kiriri e Tupinambá da coleção ÍNDIOS NA VISÃO DOS ÍNDIOS, lançados no marco desta iniciativa, deixando muito amor e suas colaborações no site do projeto: www.visaodosindios.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. eu achei o texto muito bom, ate por que eu fui em uma escola como visitante e no dia estava tendo a apresentaçao de indios. eu acho este tipo de trabalho muito legal. e um beneficio a sociedade. e assim que podemos aproximar todos os tipos de cor e acabar com esta onda de racismo

  2. eu achei o texto muito bom, ate por que eu fui em uma escola como visitante e no dia estava tendo a apresentaçao de indios. eu acho este tipo de trabalho muito legal. e um beneficio a sociedade. e assim que podemos aproximar todos os tipos de cor e acabar com esta onda de racismo

  3. esse texto explica varias coisas sobre os indios,mas ñ sua cultura no ceara.

    Varias crianças aprendem lendo esse texto.

    »Eu aqui na escola estou aprendendo com esse texto.

    »▄isso serve para os pais colocarem seus filhos para ter um bom aprendizado na escola,na aula de informatica vc apreendera muitas variedades sobre os indios como eles comem,como eles vivem,o que eles comem…

    ╚ 1* beijo para vc´s!

  4. eu achei esse site legal,mas vcs deviam falar mais sobre as culturas o que nos herdamos deles a lavoura a higienea alimentaçao a musicaa linguagem as raças e as danças era tudo isso que eu preciso!!mas mesmo assim achei bem legal parabens!!bjus!!!

  5. naum gostei , eu pedi o q eles comem e naum apareceu nada disso!!!! to com vontade até de denunciar o google!! 🙁 grrrrrrrrrrr 🙁

  6. bom quero saber se no google tem mesmo esse texto de indio ñ estou axando en nenhuma pagina ta bom…Muito obrigada pela atenção…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here