Ainda é muito forte a desinformação sobre temas indígenas para a maior parte da sociedade.
Ainda os livros didáticos e nas escolas pouco se sabe ou se fala deles.

Ainda a Televisão, os Jornais e as Rádios pouco espaço e interesse dão aos indígenas.
Mas por que isso?

Porque os interesses que se perpetuam no poder são anti-índio. Muitas vezes porque sabem justamente que as terras que espolam foram roubadas dos índios.
Existe uma enorme desinformação e que provoca e mantêm muitos preconceitos contra os índios:
… Os índios são perigosos, violentos, ladrões de terras, são preguiçosos, burros, brutos, são contra o progresso…
É muito importante que cada um pare para refletir, é importante que se debata estes assuntos nas escolas.

Vamos partilhar aqui algumas informações e pontos de vista.

No Brasil do ano 2008, 1.000.000 (um milhão) de pessoas se declararam indígenas.
O governo reconhece a existência de 240 etnias.
Em Alagoas temos os: ACONÃ (Traipu), GERIPANCÓ (Pariconha), KALANKÓ ( Água Branca), KARAPOTÓ (São Sebastião), KARIRI-XOCÓ (Porto Real do Colégio),
KARUAZÚ (Pariconha), KATOQUIM (Pariconha), KOIUPANKÁ (Inhapi), TINGUI-BOTÓ (Feira Grande), XUCURU-KARIRI (Palmeira dos Índios), WASSU COCAL (Joaquim Gomes), quer disser que no estado de Alagoas existem hoje 11 nações indígenas, somando mais de 20.000 índios.

Como eles vivem?
Quem eles são?
Que eles fazem? Pensam? Sonham?

Quem de vocês já conversou com um deles?

Bom, hoje em dia, no Nordeste ninguém mais vive pelado. A ropa foi imposta e hoje é normal o uso dela por parte dos indígenas, mas isso não quita que os indígenas tenham suas vestes tradicionais, vestes de palha de Ouricuri, palha de Croa ou outras que eles conhecem como preparar para transformar, por exemplo, em saias.

Muitos indígenas pintam seus corpos, e para eles isso as vezes também se parece com vestir roupa; porque pintandose se protegem, pintandose se comunicam, se embelecem… pela pintura de cada um vem muita informação. Há pinturas diferentes para diferentes ocasiões.

Mas o que comem? Antigamente quando a Natureza estava preservada e os índios podiam circulam por grandes espaços de Terra, todo o alimento vinha da Natureza.

Porem, atualmente, após as barragens os peixes dos rios estão muito escassos; as caças nas matas já não existem, porque quase que nem as matas existem… O Rio São Francisco secando, as matas sendo derrubadas para cana de açúcar… Tudo isso faz com que os indígenas hoje vivam um pouco da agricultura, do plantio de feijão, milho, mandioca… mas vivam também de comprar feijão, arroz, carne no supermercado da cidade. Os índios ainda sabem caçar e ainda ate caçam alguma coisa, mas preferem preservar e buscar a recuperação da Natureza e todos seus seres vivos.

E as Ocas? As casas?
Muitos índios vivem em casas de taipa, construídas em sistema de mutirão: através de muitos índios juntos que em um dia tapam com barro um esquema de barras, caibos e madeiras que fazem o esqueleto da casa. Hoje os indígenas já sabem fazer tijolos, telhas. Hoje muitos começam a fazer suas casas no mesmo padrão que o resto dos Alagoanos que vivem perto deles.

Mas…Se comem, vestem e vivem igual a seus vizinhos… Por que são índios?
Os índios não são índios pelo que comem, pelo que vestem ou pela casa em que moram. Os índios são índios porque tem sua cultura. Porque tem uma tradição especifica que constroe a sua identidade.

Vamos entrelaçar dois fatores:

1) Biológico: Os índios tem no DNA de seu sangue informações “precolombinas” (antes de Colombo (antes de invadir América – No caso de Brasil: “precabralinas” (antes de Cabral invadir esta terra que depois passou a se chamar Brasil))
2) Social: Os indígenas mantêm entre si relações sociais de identificação, por exemplo, seguir uma tradição comum, praticar um ritual, conhecer sua própria Historia, compartilhar conhecimentos e ciencias especificas: criando, como todos, suas próprias verdades. Verdades essas, que o sistema vem há 500 anos desqualificando, chamando essas verdades de mitos, de lendas!

Para você entender melhor, para aprender, te convidamos a vivenciar….
Encontra um indígena conversa com ele.

Para quem mora em Alagoas, um grupo de índios Kariri-Xocó estarão dispostos a conversam com você no MEMORIAL À REPÚBLICA (No centro, à beira do mar), de a segunda feira 14 a sábado 19 de abril, das 0900 as 1700 horas.

Quem não pode vir, recomendamos leia as matérias deste site e entre em CHAT para conversar com índios, ÍNDIOS ON-LINE porque hoje existem algumas aldeias que já tem aceso a internet, e os índios são muito dispostos a fazer amizades.

Sebastián
Colaborador da Rede.
Sebastian.thydewas@gmail.com