Categoria | Geral

Os índios de hoje

Agora em 2000, para a gente foi muito

Agora em 2000, para a gente foi muito brilhante, porque foi quando conseguimos encontrar com todos parentes, conseguimos nos 500 anos juntar toda a comunidade indígena do Brasil todo… foi aonde teve aquele massacre, foi visto pela televisão no mundo inteiro, e eu estava lá com a minha família. Tentemos mostrar para sociedade e para o mundo o que o governo faz com nós, o que foi que eles fizeram com a gente… acabaram com a nossa cultura, e hoje nós tenta buscar um pouco da nossa vida.

Aí quando recebemos aquelas bombas em 2000, com aquelas tropas de choque… para mim foi um massacre dos indios. Nos conseguimos juntar os parentes do Brasil todo, e nós recebemos aquelas bombas… Eles mostraram o que eles vem fazendo desde o passado. Nós somos felizes porque nós resistimos a todo isso… aquilo ali foi ao vivo, e o que eles já fizeram escondido com tantos indios que morreram na nossa aldeia caladinho. Hoje a gente não morre mais calada, hoje a gente tem a oportunidade de falar e mostrar o que é que passa, o que eles faz com a gente.

Hoje nós perdemos nossos indios primitivos, mas tem os jovens que nasceu dentro da aldeia, tem meus sobrinhos, e tem vários indios que nasceu, se criou e viveu esse conflito de terra. Hoje temos mais oportunidade de lutar pelos nossos direitos, de pedir que nós querem, hoje tem a oportunidade de lutar pela saúde, pela educação, para ter uma vida melhor. A gente já sabe os caminhos de fazer as cobranças do governo, das autoridades… e tem mais lideranças, os indios de hoje sabe se defender. Não é mais aquele tempo do meu pai que morreu calado… sofrido, calado.

Sempre eu falo assim com meus irmãos índio: Que nós não é de desanimar. Se a gente já resistiu, já passemos muita discriminação, muito sofrimento, e hoje nós estamos até aqui, não vamos desanimar, vamos trabalhar, vamos lutar. É nosso direito, ninguém pode tirar. Nós quer uma melhora para o futuro, para os nossos filhos. Eu mesmo desejo aos meus filhos, aos meus netos, aos netos de toda a comunidade que tenham uma vida melhor, uma terra sadia, uma água limpa, que a nossa água hoje ta poluída, não é mais aquela água limpa, aqueles rios limpos de antigamente. E que o governo ajude, faça a justiça como deve ser, não para acabar com as comunidades indígenas. Para dar aos indios o que eles merecem. Que os indios não tem culpa da ganância de poder deles. Os indios é um povo que luta para sobreviver, mas sem ganância. Quer viver com a natureza, quer ter seus remedios da natureza, quer sua alimentação sadia. E o que gente vê aí que o governo faz com as comunidades indígenas – não é só a nossa comunidade, outras comunidades que a gente vê aí também enfrenta esse sofrimento, o governo tirando o direito das comunidades.

Dona Maura Titiá

Esta matéria foi publicada originalmente na Rede Índios on Line - www.indiosonline.net

Este post foi escrito por

- escreveu 304 materias em Índios Online.


Entre em contato com o autor

87 Respostas para “Os índios de hoje”

  1. carmem disse:

    vcs ainda estao em dois mil que pouca vergonha atualize

  2. carmem disse:

    vcs nao estao na atualidade eu nao volto mais nesse saite

  3. potiguara disse:

    os indios tem suas culturas e modos de penssar diferentes dos nossos porem eles devem cer respeitados como nos aliais eles e que predominaram no brasil amo os indios idependente da tribo bjjjjjjjj….

  4. namiu juvenicio disse:

    tota alega roligr quem ler e otario besta tomto corna ou corno

  5. vinicios felipe disse:

    gostei muinto do texto valeu

  6. beatriz disse:

    achei muitos erros nesse texto cara mas foi legal …

  7. indio disse:

    eu sou indio brasileiro marento(nasceu no mar)

  8. Júlia............ disse:

    Eu ñ entendi uma sequer palavra….
    Me epliquem!!!!

  9. Leticia disse:

    Este texto é muito interessante
    Te proponho um desafio
    Pergunta
    Como os indios seram no futuro?
    E mande para o meu email
    quero saber mais sobre eles
    sem recompensa

  10. hehe disse:

    @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

  11. Cauane disse:

    Oii!
    eu queria saber como q os Índios são hoje em dia
    na Atualidade (2008)

  12. izadora disse:

    que merda

  13. Caixa disse:

    esse site é uma MERDA

  14. Maconhero disse:

    Comunidade no ORKUT:
    MATAR INDIOS
    QUE MERDA de site:(

  15. PROFESSOR PESQUISADOR DE IDEOLOGIAS - VISITANTE disse:

    SABER OUVIR É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA. ENTENDER NÃO É JULGAR OS OUTROS SEGUNDO SUA PRÓPRIA OPINIÃO OU CONVICÇÕES, MAS SIM, SENTIR POR INTEMÉDIO DAS PALAVRAS A MENSAGEM QUE QUEREM TRANSMITIR.POR ISSO NÃO FIQUEM ESMORECIDOS COM PALAVRAS ASPERAS E DE BAIXO CALÃO, PROFERIDA POR MUITAS PESSOAS QUE VISITAM O SEU SAITE. ESTAS PESSOAS NÃO TEM UMA FORMAÇÃO SOCIAL ADEQUADA PARA ENTENDER O PROCESSO DE ESCRAVIDÃO IMPOSTA A VOCÊS, PELA SOCIEDADE PREDADORA FORMADA COM BASE NA CULTURA EUROPÉIA QUE CHAMAMOS BRASIL. SOU BRASILEIRO E DEFENDO O MEU PAÍS, MAS OS ABUSOS CAUSADOS POR ELE EU REPUDIO EM NOME DA ÉTICA E DA MORAL. SEI QUE OS INDÍGENAS NÃO SÃO VAGABUNDOS, POIS TRABALHAM PARA O PRÓPRIO SUSTENTO, E QUE VOCÊS NÃO QUEREM DEIXAR SUA CULTURA E SUAS TERRAS E, TÊM DIREITO TANTO FRENTE A NAÇÃO BRASILEIRA, COMO FRENTE A QUALQUER NAÇÃO DO MUNDO SOBRE A TERRA QUE A MILHARES DE ANOS É DE VOCÊS,PARA ISSO BASTA LEMBRAR QUE NOSSA LEI DIZ QUE UMA PESSAO AO MORAR 15 ANOS EM UM PEDAÇO DE TERRA JÁ TEM DIREITO DE POSSE SOBRE ELA (USUCAPIÃO), QUANTO MAIS VOCÊS, HOMENS DA FLORESTA, QUE VIVEM A MAIS MILARES DE ANOS NELA. POR MAIS QUE TENTEM MENTIR PARA NÓS CIDADÃOS CONSCIENTES, DIZENDO QUE VOCÊS SÃO ANDARILHOS DO MATO, COMPARÁVEIS A MENDIGOS, OU HOMENS PRÉ-HISTÓRICOS, SABEMOS QUE NÃO SÃO, MAS SIM, QUE SÃO NAÇÕES DIFERENTES, COMO O IRAQUE É PARA OS EUA, E QUE VOCÊS VEM SOFRENDO DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO E LUTAM PARA SEREM RECONHECIDO ENQUANTO POVO, ENQUANTO GENTE. MAS QUE INFELIZMENTE O NOSSO AMADO IMPÉRIO BRASILEIRO NÃO OS RECONHECE COMO TAIS E PRATICAM SELVAGERIAS E BARBARIDADES QUE SE ASSEMELHAM AO HOLOCAUSTO DA ALEMANHA CONTRA O POVO JUDEU, E QUE O MUNDO AINDA NÃO CONHECE. O QUE DIGO TANTO É VERDADE QUE PARA O RESTO DAS AUTORIDADES COMPETENTES DO MUNDO O BRASIL É UM PAIS CONFEDERADO, UM IMPÉRIO, COM MUITAS NAÇÕES VIVENDO NELE. UM DIA A MORTE VIRÁ PARA TODO HOMEM E O PRESENTE SERÁ APENAS UMA LEMBRANÇA, QUERO QUE SE LEMBREM DE MIM COMO ALGUÉM QUE LUTOU PELA VIDA, PELAS PESSOAS, E MESMO DAQUELAS QUE NÃO CONHEÇO, E QUE DEFENDI COM CONSCIENCIA DE CABEÇA LEVANTADA.

  16. Xupa minha pica disse:

    Ei tenhu uma coisa a dizerr!

    QUASE LLA!!!!!

    1+1=2 :P thau seus punheteiross

  17. hatawaa disse:

    ahh…
    gente,naum é bem assim!
    zuera!!!
    é assim sim!!!!

  18. Pesquisador disse:

    Alô meus amigos indígenas, gostei do seu texto! Poderiam falar um pouco de ONDE estão situadas suas nações? Coloquem um mapa mostrando onde estão localizados e como ocorreu o processo de imigração, de onde saíram e como chegaram até ali. Gostaria de saber quais eram as nações que viviam no norte de Mato Grosso onde agora estão situadas as cidades de Sinop, Alta Floresta, Colider, Juara etc. Em que ano os povos nativos saíram dali e como foi a retirada. Por favor não esdqueçam de responder, isto é muito importante para o público, pois mostra abertamente o que ocorreu. fui morador nestas cidades e pude ver inúmeros vestígios de cerâmicas despedaçadas e marretas de pedras espalhadas pelo solo. Eram tantos que em muitos lugares cada passo que dávamos pisavamos neles, mas agora, com o avanço da mecanização das terras, estes vestígios estão sumindo, despedaçados pelas grades dos tratores que preparam o solo para o plantio.

  19. mitra pinheiro oliveira de souza disse:

    Esse texto e D+ !!!!.fui na google pesquisar sobre os indígenas nos dias atuais e achei esse site muito massa e interativo.Bjão !!♥♥

  20. mitra pinheiro oliveira de souza disse:

    Esse texto e D+ !!!!.fui na google pesquisar sobre os indígenas nos dias atuais e achei esse site muito massa e interativo.Bjão !!♥♥

  21. adcsa disse:

    oi como e o dia dos indio no dia de hoje ?????????

  22. bbd disse:

    eeeeeeeeeeeeee valeu pelo testoooooooooooo

  23. nnn disse:

    eeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiii to ai

    no sucrius

  24. g disse:

    EEEEEEEEE VALEU PELO TEXTO

  25. a vida dos índios no futuros disse:

    eu quero saber sobre a vida dos índios futuros por favor e trabalho para o dia do índio!!

  26. qual quer uma disse:

    eu quero imagens e noticia sobre os índios futuros

  27. tatay disse:

    uiiiiiiiiiiiiii mentem foto com0o e q eu vou fazer meu trabalho q merda q bosta q peido.

  28. Deivisson Propriá Brasil disse:

    gostei muito mim ajudou muito para meu trabalho

  29. nana disse:

    nossa muito bom mesmo uma coisa legar para ler nas horas mais aprendis.

  30. nana disse:

    A Dona Maura Titiá é uma escritora muito boa quando eu cresce eu quero ser iqual a ela srsrsrsrs

  31. pataxos disse:

    eu tenho orgulho den ser indio eu moro em uma oca muito pequena e o computrador eu robei dos portugueses

  32. feiosoas disse:

    iaÊÊÊÊ pesoallls todo o mudo e sapatãoÊÊ vcs querem namorar comigon serve para vcs mulheres ta gostozanas amo vcs bjos e eu quero fAZER SEXUALIDADE TA gente quem é candidato eu faço striptse

    bjosssssssssssssssss

  33. fernanda disse:

    eu não achei nada do q eu pedi e nem tem imagens não gostei muito não so um pouquinho.

  34. sapeca disse:

    mandem fotos deles

  35. marina branca disse:

    que chato em .quem escreveu essa merda?????…

  36. lagui disse:

    vbmkghjjgkbynhjkgbhjkgnbjv n nhnjngjkngnjkbnknbgkjbnkjgbnjknbjkdnbjkdnjkvn
    bngjbknkhmiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  37. dawi disse:

    que homem é o homem que não torna o mundo melhor?
    façam sua parte os bons de coração e, aos bagaceiras que têm o topete de fazer comentários maldosos em relação a assuntos sérios como a questão indígena, não percamos tempo com quem tem paredes de casa de índio na cabeça!
    Deus abre as portas dos retos!
    amém.

Trackbacks/Pingbacks


Deixe uma Resposta

CAMPANHA

território indígena tupinambá de olivença - demarcação já! http://www.indiosonline.net/chat/

Canal Celulares Indígenas Youtube

A Rede Índios on Line não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, informações, depoimentos, mensagens, imagens, vídeos, áudio ou qualquer outro tipo de conteúdo que sejam postados pelos usuários ou visitantes, sendo a responsabilidade civil e criminal atribuída única e exclusivamente ao autor do conteúdo postado.
Toda e qualquer tipo de opinião expressada nos conteúdos publicados pelos usuários e/ou visitantes, é de caráter independente do autor e não reflete necessariamente o ponto de vista e a posição da Rede Índios on Line e/ou de seus parceiros.
Licença Creative Commons
Este portal está licenciado com uma Licença Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas)-ND 2.5.

THYDÊWÁ