VISITA AOS POVOS TUPINIKIM E GUARANI – ARACRUZ -ES

Após o sucesso da Portaria dos 11mil e 9 hectares de terras os parentes Tupinikim e Guarani glorificamos a vitoria junto aos guerreiros e guerreiras dos 2 Povos em suas Aldeias e olham para o futuro proximo de seus jovens e crianças visando uma vida de qualidade para suas Aldeias e aceitam o convite de fazer parte do Portal Indios On line.

Nos Dias 22, 23 e 24 de Outubro o Agente de cultura da REDE Indios On line, Jaborandy Yandê do Povo Tupinambá de Olivença esteve na Aldeia Caieiras Velhas , apresentando o Portal para os Povos Tupinikim e Guarani em, Aracruz – ES e fazendo um convite Formal para os mesmos estarem participando deste SITE Indigena junto com os povos que já estão.No dia 23/10, após uma conversa entre os Caciques das 7 aldeias, onde os mesmos acharam de extrema importançia nós indios, principalmente os jovens a estarem se aproximando das novas tecnologias que o mundo tem nos oferecido para esta ajudando suas aldeias diretamente através deste Portal e a estar envolvidos nas questões atuais em respeito a suas aldeias foi aceito o convite para o fortalecimento de nossa REDE. É A FAMILIA CRESCENDO!!!
Como os 2 (dois) Povos não tem conexão foi feito dentro da (AITG)Associação indigena Tupinikim e Guarani o Mini- Projeto de um pedido de conexão GESAC para as Aldeias Caieiras Velhas Tupinikim e Aldeia Boa Esperança Guarani, viabilizando para o futuro mais 5 (cinco) conexões para as outras Adeias que estão em Aracruz – ES.
E no dia 24/10, teve uma conversa sobre a REDE Indios On line e Inclusão Digital nas Aldeias entre Jaborandy e alguns alunos da Escola Indigena da Aldeia Caieiras Velhas e tambem com os indios que participam do Curso de Informatica que esta acontecendo na sede (AITG).
Esperamos com muita Fé em nosso Pai Tupã que essas conexões sejam aprovadas com urgência é uma necessidade que estaria facilitando o meio de vida dos parentes Tupinikim e Guarani.

Abaixo veremos o mini-projeto feito pela AITG e fotos do original.
E para nossos parentes se sintam em casa quando estiverem conectados em nosso Portal.

AWERE!

ALDEIA TUPINIKIM E GUARANI – Aracruz – ES

DE: Associação Indígena Tupinikim e Guarani ( AITG) – Tupinikim – Aldeia Caieiras Velhas – ES
AO: Ministério das Comunicações – DF
ASS:Ponto de cultura Informatizado Tupinikim e Guarani

Caieiras Velhas, Aracruz – ES/ 24 de outubro 2007

Apresentamos por meio deste Mini – projeto básico feito pela nossa Aldeia, pedido de viabilização de um ponto de cultura informatizado para suprir nossas necessidades na área de comunicação e conhecimento para o desenvolvimento de nossos adultos, jovens e organizações dentro de nossas Aldeias.

Pela necessidade de inserir nós Tupinikim e Guarani onde possamos obter conhecimentos que o mundo tem nos oferecidos atualmente garantindo assim um futuro promissor para as crianças, jovens e adultos e anciões dos 2 (dois) Povos.
Hoje em Aracruz – ES, somos em 7 (sete) Aldeias Tupinikim e Guarani que tem aproximadamente 700 familias num todo numa área de 18 mil e 70 Hectares de terras, a distancia de uma para outra é muito grande e vem enfrentando o mesmos problemas na área de comunicação.
Nós Tupinikim e Guarani estamos passando por um momento muito delicado em nossas Aldeias com os Jovens, pois os mesmo estão se distanciando das nossas tradições, esquecendo da historia de nossos Povos e, com isso, entristecendo os anciões que lutam para prevalecer a valorização e fortalecimento da tradição cultural para as gerações futuras. As organizações locais necessitam também para facilitar seus trabalhos, tais como: Documentos em relação as Aldeias, projetos para o desenvolvimento sustentável dos Povos e trocas de experiência entre as organizações de outras nações que tem um trablho com Inclusão Digital em suas Aldeias, pois essas ferramentas tecnológicas possibilitam aos parentes pesquisar, resgatar,preservar, atualizar valorizar e progetar suas respectivas aldeias para um futuro melhor.
Com o conhecimento através de um Portal Indígena denominado “INDIOS ON LINE” (www.indiosonline.org.br), que é uma REDE composta por índios de diferentes nações que se aliam para busca o desenvolvimento cultural, econômico e humano de suas aldeias e do planeta num todo, vimos uma solução através dos mesmos para as nossas necessidades, de como obter um Ponto de Presença via “GESAC” Programa comunitário do Ministério das Comunicações que viabilizam conexão de Internet para as comunidades carentes dando “prioridade as Aldeias Indígenas”. Como o Indios – On line é também um instrumento de expressão de luta pela conquista da cidadania e dos direitos humanos plenos Indígenas, e contra quaisquer formas de discriminação estaremos juntos a eles estimulando o dialogo inter-cultural, promovendo o respeito pelas diferenças e o valor da diversidade, nos mostrar e fazer os visitantes refletirem sobre nós índios, hoje no século XXI enos disponibilizar na Internet com arquivos(textos,fotos,musicas e vídeo) sobre os nossos Povos, para o mundo ter conhecimento de que estamos em nossos territórios tradicionais mantendo a resistência e dando continuidade a nossa cultura e costumes de nossa Aldeias.
Nossa vontade e desejo hoje caminha de estarmos inseridos nesse projeto esta lado a lado com nossas necessidades que nossos Povos tem de aprender sobre essas novas tecnologias que o mundo nos oferece hoje:”aprender sem esquecer de nossos costumes tradicional e cultural”. Sabemos que esse programa complementará e enriquecera os processos da educação diferenciada de nosso Povo. Nós Indígenas das aldeias teremos conhecimentos sobre nossos direitos e deveres e isso nos garantirá certa autonomia para fortalecer um desenvolvimento sustentável para nós Tupinikim e Guarani facilitará a expressão para divulgar as nossas necessidades e fortalecerá a busca por uma qualidade de vida para as nossas Aldeias.

Portanto, nós lideranças junto a Associação Indígena Tupinikim e Guarani, solicitamos conexão de Internet GESAC para as Aldeias Caieiras Velhas – Povo Tupinikim, e Boa Esperança – Povo Guarani – (ambas) Aracruz – ES

Desde já agradecemos vossa coompreenção e possível aprovação de nosso pedido.

Atenciosamente

José Sezenando
Cacique Aldeia Caieiras Velhas

Antonio Carvalho
Cacique Aldeia Boa Esperança

Ervaldo Santana Almeida
Presidente da Associação Tupinikim e Guarani

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here