Quando os filhos dos Pankararu nascem, as mães têm muitos cuidados, principalmente do imbigo, depois de ser cortado o cordão umbilical, elas colocam, pó de angico, que por ser uma árvore, eles retiram as casca, e dentro delas tem um pozinho, onde as Mães colocam esse pozinho, no imbigo da criança. Dentro de três dias, o imbigo está sarado e fechadinho, mais quando for dar banho, elas têm que tomar cuidado, pois não podem molhar dentro do imbigo, só depois de um mês e quinze dias.
Depois vem o procedimento dos dentes, quando as crianças começam a nascer seus primeiros dentes, as mães não podem dar nada que seja amargo.
Cada dente que for nascendo elas dá chá de arcançu. Que é uma planta de folhas pequenas, mais quando o chá está feito, ele fica doce por cota própria, e depois e só dar o chá à criança, e assim continua o processo de cada dente que for nascendo. Se não as crianças podem ter diarréia, antes que isso aconteça, todas as mães se preparam desde inicio. Essa é uma entre muitas, preocupações que todas as mães de Pankararu, têm com relação aos seus filhos recém-nascidos.

Solange Monteiro dos Santos

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here