Nesta quarta feira três de fevereiro do ano 2010; nós Pataxó Hãhãhãe  mais uma vez ganhamos da justiça federal da Vara subseção judiciária de Salvador-BA, mais uma reintegração posse onde a policia federal junto com Oficial de justiça da Cidade de

Grande guerreira
Grande guerreira

Pau-Brasil-BA expulsou fazendeiro Gilberto Alves Brito.

indio volta para sua terra

indio volta para sua terra

No local encontram crianças, anciões, mulheres juntos na área vamos nos organizar para trabalhar dentro da nossa cultura, costumes e tradição, e buscar nossa sustentabilidade para nosso povo; também na área em que a justiça nos deu posse estamos passando por ameaça do fazendeiro que pretende nos prejudicar nossas lideranças.

estamos lutando pelo nosso direito
estamos lutando pelo nosso direito

Alem disso: os próprios pistoleiros estão na divisa da aldeia fortemente aramados ameaçando invadir a localidade a mandando do fazendeiro Gilberto Alves Brito.

policia federal tira o fazendeiro da terra indigena
policia federal tira o fazendeiro da terra indigena

Queremos dizer a todos que clamamos por justiça e se haver estamos avistando mais uma vez vai acontecer derramamento de Sangue.

Bainan Pataxó Hãhãhãe

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Bainam , e todo povo Pataxó Hã Hã Hae , parabéns pela vitória da reintegração de posse , todos nós sabemos que a vitória ainda não é completa , e quer requer muita sabedoria e astúcia , vcs vencerão com certeza , mas infelizmente , são obrigados a passar por momentos muito difíceis como este , onde a ameaça é constante a idosos, crianças e adultos. Torço por vcs sempre e pode estar certo que vibrações positivas devem vir de todo Brasil para vcs , força no criador e lembrem-se sempre doque diz a Biblia: ” Tudo posso naquele que me fortalece !!! ” , os humildes serão exaltados !!! Muita força , coragem e determinação !!! Um grande abraço de irmão , não sou indio de sangue , mas de alma e coração !!!!

  2. Acompanhei a REINTEGRAÇÃO DE POSSE….

    Me surprendeu muito alguns comentarios feitos pelos indigenas…. Em especial… Alguns comentarios feitos por mais de seis ou sete indigenas, em diferentes momentos, em diferentes locais… comenatrio que me alarmaram…. Que vou tentar sistematizar – resumir assim:

    A Sra. Maria – Oficial de Justiça, vem trabalhando no FORUM de Pau Brasil há aproximadamente 15 anos… “Todas as vezes, desde 2006 a hoje, que a justiça vem proceder pelo nosso território a Sra. Maria faz movimento para perjudicar os indígenas”. Por exemplo, quando ganhamos a liminar favorável aos indígenas na região da BANANEIRA (Fazenda Serrana do Ouro) a Sra Maria fez um serviço para que não fosse limpada a área toda determinada pela justiça, sendo só um pedaço; assim a Sra. Maria prejudicou diretamente 60 familias e indiretamente toda a comunidade porque mais uma vez o território da forma em que tinha que ser respeitado, foi desrespeitado.
    No final de dezembro de 2009, mais uma vez, a justiça estende uma liminar favorável aos indígenas e a “Sra. Maria faz tudo para demorar a execução dessa decisão”. Por exemplo, na quarta feira dia 27 a Sra. Maria deveria só enviar um FAX, e se desculpou dizendo que a data de um dos protocolos tinha chegado com data errada; depois disse que o fax do Forum estava quebrado, respondendo a isso um indígena ofereceu dinheiro para enviar o fax desde outro recinto e ela negose a fazer isso. Dois dias depois, a Oficial informou ao Juiz que vinha a cumprir a liminar que ela estava doente e não poderia acompanhar, sendo que a cidade toda viu ela passear saudavelmente pelas ruas. Por que será que a Sra. Maria vem protelando a decisão do Juiz? Que interesses pessoais ela tem para atrapalhar o cumprimento da lei? Em quanto isso, o conflito aumenta, a tensão aumenta, na área existem disparos, feridos e um mal estar generalizado. Os pistoleiros do Sr. Alves Brito mataram um a egua de três meses,roubaram a televisão de um indígenas, destruíram documentos; os indígenas tentando viver sua cultura e os jagunços armados continuam dentro da área intimidando, ameaçando os indígenas, tanto homens como mulheres, como adultos como crianças…. Mais um indigena acrescenta Existem gravações feitas com celular que provar a falta de ética dessa funcionaria…

    Como deveria se comportar OFICIAL de JUSTIÇA ?

    O que fazermos?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here