Temos uma outra aldeia que é o nosso “Oricuri”

Temos uma outra aldeia que é o nosso “Oricuri”, que é na mata, essa mata tem importância para nós, pois sem ela não poderíamos manter nossa religião e nossos rituais, lá podemos nos reunir e descansar, debater assunto que só a nós interessa, é onde buscamos nossas ervas medicinais, que usamos para curar doenças conhecidas e misteriosas.

Como poderíamos manter nossa religião sem nossa mata, onde tem os encantos e mistérios que só nos temos o prazer de compartilhar com nossos irmãos indígenas, hoje Kariri-Xocó?

… muitos e muitos anos atrás os povos indígenas mantinham os seus costumes o seu idioma e a sua religião. Nesse tempo antes da nossa mata ser explorada por eles (os brancos), nós tínhamos como caçar, pescar, viver trajados com roupas e pinturas, depois fomos perdendo o nosso valor, os brancos sempre com direitos e tirando as nossas terras, depois fundaram a escola dos jesuítas para catequisar os indígenas fazendo com que aprendêssemos a falar o português, depois até nos proibiram falar nossa língua.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. é importante os índios manterema sua religião, os seus custumes, mas parece que não é todo mundo que concorda com isso, tem gente que acha que os índios não tem direito a terras, mas os índios tem mais direito que os brancos, pois ele ja vivivam aqui quando os portugueses chegaram.

  2. Sou da tribo kariri-xocó gostaria de informar que nos indios temos direitos e deveres como quaquer pessoa normal só porque sou india, isso não quer dizer que mereço ser discriminada por outras pessoas ou religiões pois somos todos iguais tenho17 anos sou india e tenho muito orgulho de dizer isso para qualquer um que me pergunte.

    ANDRIELLY-YETÇAMYN

  3. nao sou india sou branca mas tenho orgulho dos meus amigos indios que sao puro amor e sabedoria.sou grata a mae terra pela existencia dos indios…..obrigada familia kariri- xocó pelos benificios realizados atraves do toré.muita paz e amor a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here