Oração do sol

O grande espirito,cujo vóz ouço nos ventos e cujo alento dá vida atodo o mundo.
Ouve-me!
Sou pequeno e fraco,sou pequeno e fraco,necessito de tua forca e sobedoria.
Deixa-me andar em beleza e faz com que meus olhos possam sempre contemplar a vermelho e a púrpura do por-do-sol.
Faz com que minhas mãos respeitem tudo o que fizeste e que meus ouvidos sejam agucados para ouvir tua voz.
Faz-me sábria e sábrio para que eu possa comprender as coisa que ensinaste ou meu povo.
Deixa-me aprender as licões que escondestes em cada folha,em cada rocha.Busco forca,não para ser maior que meu irmãoe irmã,mas ,paralutar contra meu maior inimigo- eu mesmo .
F’az-me sempre pronta e pronto para chegar a ti com as mãos limpas e com o olhos firme a fim de que ,quando a vida apaooar,como se apoga o poente,o meu espirito possa estar contigo sem se envergonhar.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Olá não somos que estão falando,sim pessoas que luta pela sua cultura ,muito gente acha que samos baderneiros, pois estamos luta cada dia mais, para nos tomas pessoas lutandora pela nossa cultura.
    Pois estão todo buscando nosso terra que de direito para o povo indigena em nosso pais!
    somo tupinambá e temos ogrulho de sem !

  2. Olá em primeiro lugar quero saldar a todos com a paz no coração de cada um!!!
    Muito bonita a oração do sol meu parente!!!gostei muito, quero biss….
    Olha em primeiro lugar eu achei uma covardia deste senhor de não se indetificar é covarde,e não tem conhecimentoque da nossa história e tão pouco a História do BRASIL, quando as pessoas não tem conhcimento da nossa história não adianta opinar, pois nós estamos aqui para debater, este senhor que se indetifica como pailista, ele não é paulissta coisa nem uma. O povo paulista é um povo educado que conhece a história dos indios brasileiros e tem vontade de ajudar, mais infelismente ainda temos um pais de meia duzia, onde um borsal da vida como este, entra em nosso sete prá escrever estas besteira tenho certeza que é um ant-indio de ILHÈUS quando ver assim é neto ou bisneto ou tartaraneto de CORONÈIS,é obvio que não vai falar bem de indio.
    Eu sou pataxó hã-hã-hãe, moro em ILHÈUS e vejo de perto a discriminação com os povos indigénas, eu conheço muitos indios TUPINAMBÀ, eles foram reconhecido ajudei no reconhecimento deles na epóca eu prestava serviços p/ FUNAI foi publicado no diário oficial, e tem muito indio que merece respeiro eu não vou citar nomes de todos que conheço por que é muita gente. So vou dar um exemplo do senhor ALICIO um acian que muitos anos com o seu povo, vem lutando para conquistar seus territórios, juntos com a nossa guerreira D.NIVALDA a primeira india a visitar o “manto dos tupinambá” que se encontrava no museu em uma esposição aqui no Brasil, se eu for detalar a história é muita, coisa.
    Eu sou vou dar um exemplo pra este senhor, se eu jovanildo cometer um erro, não foram os pataxó hã-hã-hãe que foram culpados se tem algum parente praticando estes atos acima citado por o senhor paulista, que não é o povo TUPINAMBÀ que vão levar fama, cada um responde pelos seus atos, não prejudicando uma nação que são pai de familias trabalhadores e dignios, não vamos jugar a todos sem o senhor não conhecer a história senhor PAULISTA,
    E eu quero fazer um apelo aos meus parentes e amigos que se indetifique melhor colocando o nome própio e o indigena e a etnia, para que este covardes tenha coragem de se indentificae ok, e o senhor PAULISTA pode se manifestar que nós estamos aqui para dialogar não pra escrever esstas palavras, o senhor foi mal carter as pessoas que realmente estudam e tem enteresse pela história dos nossos povos que dem suas ópiniões este sete é publico é de todos não adianta é entra um borsal como este e escrever as besteiras, vou dar um ponto final na histórIA

    ô seu borsal se não fosse=mos indios e não tivesse o nosso direito garantido na costituição federal, vc acha que já estavamos mais aqui, os politicos que não gosta de indios já não tinha dado um jeito de nos excluir da luta, ou dar sumisso como antigamente, ver se procurta outar coisa pra fazer õ indiota…

    mim discupa pessoal é que eu fico indgnado com este timpinho de pessoas

    um grande abraço meus parentes e vamos ser forte nós vamos vencer com fé em TUPÃ

    um abraço meu email : jovanildotitia@hotmail.com tel; 73 81245667.

  3. Eu tenho que agradecer, como descendente de Tupinamba, por essa linda oração que me ensinou um pouco mais sobre um povo tão guerreiro e forte do qual, com muito orgulho, faço parte. Mesmo estando tão longe, meu coração sempre esteve e vai estar com vocês. Um grande abraço a todos Tupinambá.

  4. Parabéns, pela coragem e iniciativa de lançarem o livro “Arco Digital”…
    Continuem com novidades.
    Parabéns também pelo site que veio para difundir a cultura indigena e a comunicação com o mundo.

  5. amei o site indigena, uma grande conquista do povo mais importante do Brasil,torço que continuem conquistando e lutando sempre, ate que um dia sejam
    reconhecidos e valorizados como devem ser, ja deram um grande avanço e vao conquistar mais e mais um abraço de coraçao a todas as tribos brasileiras.

    Estela Barros, estudante de Biblioteconomia e Ciencia da Informaçao.
    Maceio -AL

  6. Gostaria de parabenizá-los pela iniciativa em desenvolver um site, onde todas as nações indigenas possam trocar informações e difundir a sua cultura.
    É um site bem criativo, respondendo de certo modo as expectativas, colocando a nação indigéna no foco global.
    Parabéns!

  7. Olá,sou brasileira do Rio de Janeiro, hoje morando em Alagoas/Maceió, onde sou professora do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal. Visitei este site com meus alunos e fiquei muito encantada com o interesse de vocês pela novas tecnologias. Encantada por ver que vocês utilizam como ferramenta de informação e inclusão. Como diretora da Biblioteca Pública Estadual, orgão pertencente a Secretaria de Estado da Cultura, também me coloco a disposição.
    AbraçO.
    Maria Luiza Russo
    Cel(82)8833-9052 – (82) 3315-1921

  8. ESTA NOSSA LUTA, INCOMODA MUITA GENTE. ESTOU COM UM GRUPO TUPINAMBÁ COMANDADO PELO FUTURO CACIQUE TAMANDUÁ BANDEIRA, RETOMANDO A FAZENDA PASSARINHO. COSTARIA DE CONTAR COM SEU APOIO, ESSE GRUPO ERA DE OUTRAS ALDEIAS E POR UM MOTIVO OU OUTRO FOI FORÇADO A SE RETIRAR DAS ALDEIAS DO VEREME, DO CORREGO DO CACHORRO E DA ALDEIA ENCANTO DA PATIOBA.
    SINTO-ME FELIZ EM VER UMA COMUNIDADE INDIGENA SE REALIZANDO.
    DESEJAMOS BOA SORTE.

  9. de vez em quando dez de criança eu me emcorporo ao indio tupinamba e caboclo pena branca e eu gostaria de saber mais sobre esta entidade

  10. Não possuo procuração de quem quer que seja, mas tomo a liberdade de pedir desculpa e perdão aos povos indígenas pela forma como são tratados pelos ditos representantes dessa coisa chamada civilização.
    São catequistas, missionários, latifundiários, colonizadores, etc. que se embrenham nas matas a procura de riquezas materiais, quando a riqueza maior está na sabedoria do índio que vive nessas terras.
    Educação, estrutura social inigualáveis, do mais alto e sublime teor que somente se encontra em livros de ficção antropológica.
    O índio tem tudo para nos ensinar, entretanto agimos exatamente do modo contrário, isto é, levamos a eles nossa tecnologia, nossa ambição, nosso poder de destuição genocida.
    Queira nosso Deus, Deus de todos um dia nos mostre a verdade.

  11. gostei da oração, não sou india mas peço esta oração do sol para abrir minha sorte para trabalho pois não consigo um emprego a muitotempo.

  12. LAMENTO INFORMAR QUE ESSA ORAÇÃO FOI NA VERDADE CRIADA PELOS INDIOS SIOUX DA AMÉRICA DO NORTE. SOU BRASILEIRO DE ANSCEDÊNCIA INDÍNA COM CERTEZA E ME ORGULHO DA MINHA PELE MORENA, SÓ NÃO POSSO CONCORDAR QUE ENVIEM UM PLÁGIO. ACHO POUCO EDUCATIVO.
    OBRIGADO.

  13. Me envergonho em dizer q não conheço a história do povo tupinanbá, mas gostaria muito de ter a oportunidade de entrar nessa luta, porque sei que na verdade essas terras são todas de vocês, o homem branco que chegou querendo invadir tudo, por isso nada mais justo que garantir por lei o espaço desse povo, que tem uma cultura invejavel e muito bonita.
    Não tenho um nome indígena mas gostaria de ter!
    Um dia estarei na funai lutando com voces meu amigos!!!!

  14. EU AGRADESSO A DEUS PRIMEIRA MENTI SEGUNDO AO CACIQUE JUVENAL POR EU ESTA FAZENDO PARTI DA AO DEIA ENCANTO DA PATIOBA EU ADOREI A ESSE EVENTO E ESSA ORAÇÃÕ MARAVILHOSA ASSINDO=ZEEDMA É ANAIZA UM GRANDE BEIJO A TODOS VOCES DA AO DEIA ENCANTO DA PATIOBA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here