Não tem bancos para os pacientes sentarem e não tem nenhuma organização na hora de chegada ou de saida dos fucionarios, ai eu pergunto , onde esta a funai para contruir um posto de saúde melhor,todos nós indios sabemos muito bem que a funai tem verbas para isso, nessa casa onde esta sendo usada como posto de saúde não tem nem um consultório adquado para o médicoa cozinha da casa é usa da para nós nos consutarmos, a cozinha não tem portas ,então tudo que o paciente que esta la dentro fala , quem está fora ouvi tudo.
Ou seja precisamos de um posto de saúde com urgencia eu sei que não é facil construi um com tanta rapidez entõa coloquem pelomenos bancos na casa que hoje é o posto de saúde para que podemos sentar como gente normal,que é oque nós somos.

escritora:walyka

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É uma pena que coisas como essa continuam a acontecer nas aldeias indígenas do nosso país. os orgões indigenistas devereiam ter uma participação mais conjunta com as comunidades e evitar tanto despreso às necessidades fundamentais dos povos ewm questão. Devemos lutar mais e mais pelos nossos direitos aos serviços basicos e diferenciados nas nossa comunidades indígenas.

  2. GRANDE PARENTE (A) MUITO BOM, ESTE SEU DESABAFO SOBRE (SAÚDE INDIGENA) ESTÁ UMA VERGONHA!!! NÓS PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE E TUPINAMBÁ, ESTAMOS PASSANDO O MESMO QUE TODOS OU TALVEZ PIOR, JÁ FORAM FEITAS FARIAS REIVIDICAÇÕES, P/ AUTORIDADES QUE SE DIZEM COMPETENTES E QUE VÃO SOLUCIONAR O PROBLEMA E ATÉ AGORA NADA FORAM COLOCADO EM PRATICAS.
    Ñ VOU NARRA AS DESGRAÇAS QUE JÁ ACONTECEU COM O NOSSO POVO PQ TODOS ESTÃO CARECA DE SABER, JÁ FORAM FEITA VARIAS REIVIDICAÇÕES, E ATÉ AGORA NADA FORAM FEITO EM MELHORIA A SAÚDE INDIGENA.
    A FUNAI ELA É FISCAL P/ FISCALIZAR A FUNASA, COMO ISTITUIÇÃO TINHA QUE CHEGAR JUNTO COM OS INDIOS, DENUCIAR OS CASOS OMISSOS POR PARTE DE ALGUNS SERVIDORES DA FUNASA, JÁ HOVE VARIOS ÓBTOS, A FUNAI Ñ VAI LÁ SABER QUAL FOI A CAUSA DA MORTE DO INDIGÉNA, É ÓBRIGAÇÃO DA FUNAI ELA É TUTORA, É UM ORGAM DE ASSISTENCIA. TEMOS QUE APROVEITARMOS QUE TEMOS PROCURADORES E VAMOS COMEÇAR A COBRAR O QUE TEMOS DIREITO. ESTA FUNASA SÓ VAI TRABALHAR COM DIGNIDADE NO DIA QUE NÓS TODOS FALAR A MESMA LINGUA E PARTIR PRÁ CIMA E DAR O NOSSO RECADO, AI SIM AS AUTORIDADES VÃO TOMAR AS PROVIDENCIAS CABIVES E DAR UMA SAÚDE DIGNA PARA NÓS.
    UMA COISA EU Ñ ENTENDI PQ O SENHOR JORGE ARAUJO RETORNOU A CHEFIA DA FUNASA EM SALVADOR, SENDO QUE O MESMO JÁ FOI CHEFE E Ñ FEZ NADA EM PRÓL DAS COMUNIDADES, SERÁ QUE NO MEIO DE TANTAS PESSOAS DIGNAS NESTE PAIS Ñ ENCONTRARAM UMA PARA ASSUMIR ESTE CARGO, TINHA QUE SER O SENHOR JORGE ARAUJO, SERÁ QUE VAI VOLTAR A ÉPOCA DA FUNASA DAR DINHEIRO PARA MEIA DUZIA DE INDIOS P/ ASSINAREM NAS PROPOSTAS DELES…. SÓ QUE ESTAMOE ESPERTOS OS INDIOS PELEGOS DA ÉPOCA JÁ FORAM ESTAMOS COM PESSOAS PREPARADAS… QUE JUNTOS VAMOS COBRAR O NOSSO DIREITO… VOU FICANDO POR AQUI SE Ñ VOU DIZER MAISA COISA E ESSES QUE SÃO CHEFES Ñ VÃO GOSTAR…

    VAMOS UNIR MEUS PARENTES, TEMOS QUE COBRAR O NOSSO DIREITO JUNTOS
    UM ABRAÇO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here