Temos q seguir a lei dos não indíginas, mas eu me pergunto as vezes se quando eles fizeram todas essas leis sera que eles perguntaram se nos concordamos com isso? Acho que não! Fazer o que, se agente não seguir as leis deles, nós corremos riscos de ser preso? Por exemplo:
Antigamente nós tinhamos nossa terra, mais ai vieram os portugueses e tomou ela de nós. Hoje eles tentam devolver mais o governo primeiro deu o direito ao índio e agora fica amarrando as coisas, agente hoje só consegue as coisas na marra. Hoje, aqui na minha aldeia, nós entramos em uma área de terra e a funai não dá nem um tipo de apoio. Hoje, nossos parentes que estão dentro da area estão sofrendo por falta de alimentação, por falta de apoio da FUNAI, por que se pelo menos eles pagassem logo a terra que nos estamos, nossos parentes poderiam plantar para sobreviver, mas do jeito que está, não podemos plantar nada, por que a qualquer instante o dono da fazenda pode pedir reintegração de posse e o juiz conceder. Porque todos nós sabemos que eles sempre puxam pro lado do fazendeiro. Aqui na cidade mesmo tem um juiz que se for possível toda área que nós entramos ele dá reintegração de posse. Se fosse antigamente que agente não ligava pra lei alguma agente já tinha quebrado a FUNAI toda. Porque eles mesmo dão o direito ao índio e agora eles mesmo querem tirar por que desse jeito que tá indo nada vai pra frente .
Direito pra que ter direito se eles não cumprem com o que prometem! No papeu dis que o indio tem direito a terra mas cadê ? Não é só assim eles tem que olhar pro lado nosso mas invez disso eles só visam o bolso deles uma coisa muito feia pro nosso pais .
Mas eu ainda tenho a esperança que um dia nós possamos ter nossa terra de volta!!!!!!!!!

Curupaty Tupinambá de Olivença

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Olá Curupaty,
    Sua matéria está muito bem escrita e reflexiva também, isso é bom.Um dia voce me disse que quer estudar para ser advogado,e um advogado é um homem que entende as leis, que luta para faze-las cumprir, se for um bom profissional, terá a justiça a guiar suas ações. Eu espero que vc prossiga neste caminho, para transformar sua indignação em ganhos dos direitos para o seu povo. Também não compreendo porque fazemos tantas leis justas e bonitas e não as conseguimos cumprir, isso não faz nenhum sentido mesmo. Por isso há que também fortalecer os valores tribais,que os não índios chamam de ética, para que a palavra dita e escrita tenha poder verdadeiro e seja respeitada, para que as palavras do papel sejam transformadas em ações. Vamos em frente, a luta está só começando.

  2. olá tudo ok esse tema sobre os indios é muito legal pois eu curti muito é d + com essas informaçoees nos aprendemos muito continui assim bjus aline sthefany

  3. olá tudo ok esse tema sobre os indios é muito legal pois eu curti muito é d + com essas informaçoees nos aprendemos muito continui assim bjus aline sthefany

  4. olá tudo ok esse tema sobre os indios é muito legal pois eu curti muito é d + com essas informaçoees nos aprendemos muito continui assim bjus aline sthefanyvcs são d +

  5. oie!eu achei bem interessante você querer reinvidicar os seu direitos assim na frente de todo mundo sem ter nem um pingo de vergonha, queria poder conseguir fazer isso…..e torço pra que você consiga o que você quer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here