No olhar o sinal da experiência, guerreiras e guerreiros tuxá, na luta constate para preservar a nossa cultura, que depois de passar por inúmeras tentativas de extingui-la, mas nenhuma com sucesso por parte de governantes e empresas publica ou privadas, pois tivemos nossas vidas modificadas, com a construção de uma Hidrelétrica que modificou o nosso modo de viver por completo, matou o nosso rio que formou uma grande represa, com isso a escassez da caça e pesca, mais o nosso povo não se abateu, estamos vivos até hoje, quanto povo indígena.
foto tirada pelo jornal a tarde.

dinamamtuxá

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Primeiro quero aqui saudar os amigos e irmãos Tuxa, dizer que adoro esse povo, pois és um povo sofrido e que com a construção da maldita barragem, fez com que esses irmãos sofressem muito, mas força Tuxa, quem sobreviveu todos esses massácres desde a invasão deste país e ainda está aí pra contar historia, com certeza sobreviverá mais outros 500 e tantos pra frente, mas incentivando nossas crianças e valorizando nossos velhos sábios….Aqui em Pankararu, também fomos atingidos por essa barragem, pois com ela veio muita gente de fora causando a intrusão em nosso território….mais estamos aí, sobrevivendo como nossos encantados nos permitem….sabemos que o local onde foi construído a Luiz Gonzaga, era uma cachoeira sagrada onde praticavamos nossos rituais, mas isso não tem importância para nossos governos é ou não e parente…
    Sou Sarapópankararu, fico muito feliz pela matéria e mais ainda em ter visto a foto da mãe do Sandro(grande líder do nordeste). Valeu parentes

  2. Parabéns a todos pelo site, pela força, pela resistência! Como educadora, estou ensinando a meus alunos acerca dos valores indígenas, da cultura, não aquela fantasiosa da música da Xuxa, mas a que resiste até hoje as investidas de aproveitadores e colonizadores. Obrigada por tudo que estão nos proporcionando, a nível de crescimento pessoal, estudando sobre sua história. Um grande abraço a todos.
    Sunamita Oliveira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here