Terceiro dia
Passamos por Paris curtindo conhecer o chamado PRIMEIRO MUNDO….vestidos com camisas das cores de BRASIL alegramos as ruas..trazendo o SOL para o MUNDO FRIO.


E pela noite voltamos a IRVRY para um ENCONTRO com 80 franceses vindo de varias associações…de jovens a velhos….africanos, ecuatorianos, colombianos, brasileiros que vivem na FRANCA…

Nossa palestra foi aberta pelo Prefeito e deputado PIERRE GOSNAT

e foi de muita boa repercusao para a cidade… Foi muito bem comentada pela populcacao.

Yakuy: Antes da invasão o ORO dormia, as arvores respiravam… Em Brasil continuamos a ser expulsos de nossas terras. Atualmente nos robam nossas terras para plantar CANA DE AÇUCAR e SOJA TRANSGENICA…destruindo e poluindo a Natureza.

Ayra: Nós Kariri-Xoco temos direito a 3600 hectares de terra mas atualmente so temos em mãos 700 hectares e como vivemos da agricultura…Nós 2600 indios estamos resistindo para sobreviver. Nossa terra esta cheia de fazendeiros…E estamos aqui na Franca para pedir apoio para que possamos viver nas nossas terras, ter o nosso espaço para termos uma melhor vida. Precisamos de apoio para que nossos filhos não sufram o que nos já sofremos.

Atia: É a segunda vez que venho na Franca… É importante que vocês nos ajudem a que LULA se lembre de tirar os posseiros de nossas terras. Nós não queremos tirar com nossas próprias mãos porque somos pessoas de paz e tirar os invasores de nossas terras é obrigação do governo federal…. Mas a demora é tão grande…A nossa necesidade por plantar nossa subsistência em nossa terra é tão grande…que estamos sendo obrigados a partir a usar nosso corpo para retomar nosso território. Esperamos que seja tudo em PAZ, que o governo não demore mais….e possamos recuperar nossa terra.

Yakuy:
Esperamos que a União Europea não esta so se unindo pelos interesses econômicos mas senão também por interesses humanos..para nos ajudar!
Seria interessante que o PARLAMENTO EUROPEO tivesse conciencia de que comprar ETANOL e SOJA do BRASIL é tirar as terras dos índios e a comida do povo Brasileiro…Mas sabemos que é difícil que esquetem a três indios nordestinos e não a um Presidente que vem com sua grande comitiva de ministros… Mas estamos lutando para concientizar, alertar, abrir os olhos!!

Hoje fomos na feira livre de BRIE a segunda cidade mais importante da Região Limousin.

Na Feira montamos um stand com muita informação e animação. Tinha na Feira outros 40 stands e acredito que unas 1000 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer os indígenas brasileiros por primeira vez na suas vidas.
Na Feira chamava a atenção a importância que os Franceses dão a Comida Orgânica, o Desenvolvimento Sustentável e a Economia Solidária. Destacamos a calorosa receptividade e o alto interesse dos Franceses em relação a nós.

Viemos como a COZINHA INTI (SOL) funciona….

E o CIRAD: Centre de Cooperation Internacionale em recherche agronomique pour lê devellopment

Uma radio local colocara informação em

http://quelleradio.org/blog

LEIA as outras matérias sobre a TURNEE

1 e 2 dia na FRANCA

CHEGAMOS NA FRANCA

Europa: TERRA A VISTA!

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Estò falando muito aos amigos da vinda de Voçèis na Europa para sensibilizar as pessoas. As pessoas estào fechadas nos pequenos e estupidos reinos deles e tem medo de abrir a porta para a vida, tem medo de falar de coisas que nao seja futbol, dinheiro ou poder mas mesmo assim eu falo e falo e falo e falo mais de como è bom viver em armonia com a natureza. Giuseppe

  2. Yakuy , Ayra , Atiá , Sebastian , que bom que esta viagem esta atingindo seus objetivos e que esta também tendo muito boa repercussão , fico contente que isto possa trazer benefícios e recursos para ajudar nesta luta tão importante , além de mostrar uma realidade que as vezes passa desapercebida a brasileiros , qto mais a estrangeiros? E a concientizaçaõ do primeiro mundo é fundamental neste momento !!! VCs estão de parabéns por mais este evento de sucesso , e que Deus ilumine seus caminhos , e os acompanhe nesta jornada !!! Um grande abraço !!!!!

  3. Muita Paz para todos.

    Nosso mundo clama por Amorrr e Paz, estamos no caminho… e devemos nos amarrr cada dia mais, mais tolerância, mais harmonia, mais sintonia.

    Amigos irmãos, devemos manter e persistir o pensamento no Bem e vibrando positivamente em favor da Vida em favor da Natureza…vamos expandir nossa consciência na missão do Bem e do Amorrr ao próximo. Na verdade todos nos fazemos parte de um ser supremo. Super Inteligente, organizado e de pura bondade. Causa primária de todas as coisas.

    Deus esteja sempre no coração de todos e do mundo.

    “Paz é a gente que faz” – Alonso Filho

    Muito Agradecido

    Sandro Egues

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here