Nos dias 20, 21 e 22 de março de 2007, Sergio Mello por iniciativa própria, realizou uma oficina sobre radio comunitária na aldeia Brejo dos Padres, povo Pankararu. Sergio instalou sua radio FM amnésia 88,5, adquirida com seus próprios recursos, no ponto de cultura on-line Pankararu, iniciando a sim uma oficina na pratica sobre radio comunitária.

Essa oficina participou vários jovens e lideranças Pankararu, que promoveram debates, entrevistas, assuntos tradicionais, jornais e muita musicam e informação para o povo Pankararu. A iniciativa de Sergio, foi de muita importância para Pankararu, pois não só ensinou os índios a lidar com uma radio, mas também deu muita informação e intreterimento aos índios Pankararu.
Pois o sinal da radio amnésia, alcançou todo o território indígena Pankararu, os 14.700 equitares de terra, causando assim um entusiasmo maravilhoso para os mais de 6.000 índios Pankararu, levando muitos a comprarem até rádios de pilha para acompanharem a programação da amnésia mesmo estando em seus roçados. Mas além da radio Sergio, exibiu filmes nocionais e educativos para a comunidade Pankararu, pois o objetivo de Mello foi estigar um direito que é de todos nós, que é o direito a informação.
Pois através desse incentivo, o povo Pankararu refletiu sobre a importância, de ter sua própria radio em seu povo, daí então iniciaram uma campanha para arrecadar fundos para terem sua própria radio. Até porque se um terço da comunidade que hoje contabiliza mais de 6.000 indígenas, e outros não indígenas que são ligados à causa indígena, contribuírem com apenas R$ 1,00 que seja, conseguiram sua própria radio.
Então segue o agradecimento de todo povo Pankararu, para essa iniciativa de Sergio Mello, nós fez acordar fazer uma campanha, em busca de um direito que é de todos.

Alexandre Pankararu
e-mail: alex@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. É isso mesmo colega, o nosso povo adorou a estadia de Sérgio Mello,e sempre ficam se perguntando se algum dia ele voltará com a sua rádio!!! E o melhor é que o nosso povo começou a sonhar com a nossa própria rádio, e esta indo a luta para conseguir mais esse feito para o nosso povo!!!Valeu.

  2. Boa Alexandre

    Com essa radio podem vocês fazer muitos milagres.
    A denuncia dos v/problemas, a vontade de os resolver, a institucionalização dos v/ direitos, terá de levar a que quem vos atropela, sem dó nem piedade, reconsidere.
    Os direitos adquiridos ao longo dos anos, tem força de lei em qualquer País civilizado.
    Os governantes desse País, terão de respeitar todas as promessas feitas. Sou testemunha de algumas, por as ter houvido na televisão portuguesa quando da eleição do v/ presidente Lula.

    Alexandre, com a ajuda de todos os amigos, certamente sairás vencedor.
    Comigo podes, desde já, contar com o apoio que me for possivel.

    Um abraço
    francisco

  3. Fiquei superfeliz com a iniciativa da rádio,já viram que é possível que vcsse articulem efaçam a comunidade sefortalecercadavez mais. Um abraço e parabéns , meu povo pank!

  4. saldações amigos Pankararu, ótima iniciativa, pelo geito deu muito certo, o radio foi e sempre sera um dos meios de comunicação mais importantes para a sociedade,, v6 podem pensar em implantar uma rádio na aldeia ,seguindo os recursos legais, lógico. mas pra isso teriam que gartar uma graninha …
    gostei do q fizeram,
    alexandre,, presisando de mim, tamo aew brotehr! falow

  5. muito bem, sempre é bom haver ese tipo de interagimento que tras bons pontos positivos para a comunidade.

  6. amigo alex a sua materia esta muito boa vc uma pessoa ecelente saber muito bem como definer os suas propriasa realidades.pq uma radios aqui na comunidade brejo padres seria muito bom.Pra nós todos

  7. Bom saber das andanças da Fm Amnésia… Conheço o trabalho de Sérgio, um belo trabalho.
    Também tivemos a oportunidade de recebelo aqui no Projeto Casa Brasil, na cidade de Arapiraca – Alagoas.
    E também tivemos uma ótima oficina de rádio que rendeu um programa numa rádio comunitaria aqui na cidade.
    Sou suspeita pra falar de Sérgio, mas tipo ele é uma pessoa que Amo. Gosto muito dele simplesmente pq suas mãos lutam pela igualdade e pela justiça.

    E vamos, que vamos

  8. to em sao paulo e gostaria de opuvir as noticias da nossa comunidade online que manda um abraço a minha tia maria feitosa da serra mae de antonio feitosa doda zenildo douglas adelaide bezinhae todos dos brejo abraços e tambem antonio feitosa do bem querer e sua esposa e nildo e sua familia abraços a todos joao batista filho de ana irma de maria feitosa

  9. olá ,NOSSA! Achei muito legal essa Rádio Pankararu
    Que tudo vai dar certo
    É só progresso
    VCs São DEMAIS!
    muita coisa à dizer…ops!(…)Deu Amnésia!
    Quero saber Ségio ou Alex: donde surgio esse nome que vcs batizaram a rádio??
    Achei muito interessante!
    Que tudo dê certo
    PARABÉNS!
    PANKARARUs
    A luta nao pára!Alegria, Fé, Paz e harmonia para todos!
    AH! Alex tô lembrada de vc,lá de Salvador no Encontro Sub-regional de Cultura dos estados:Sergipe,Bahia e Alagoas
    sou amiga de Jaborandy
    Beijos,felicidades pra vc grandalhão! hehehe

  10. parabem pela essa iniciativa de todos.
    moro em são Paulo a 18 anos
    meus pai e do Benquerer,olhando o seu saite mim veio boas lembras
    das boas amizade,deixei em brejos dos padres.
    Abraços a todos.

  11. Parabéns, fico muito feliz por saber da rádio, pois nosso contato com aldeias, quilombos, é tão pequeno. E seí que tem uma moçada do bem, fazendo coisas, melhorando e conscientizando suas comunidades, crianças, jovens, adultos e os idosos. Parabéns DE NOVO!!!! Que a Rádio continue e dê muitos frutos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here