A ação de promoção das atividades tradicionais das mulheres Indígenas Visa apoiar projetos de atividades tradicionais das mulheres Indígenas baseados nos princípios de sustentabilidade econômica e ambiental. Valoriza o ambiente sócio-cultural feminino e partindo do conhecimento a Respeito dessas populações, mediante a realização de estudos e de diagnósticos, respeitando a diversidade cultural e étnica de cada sociedade Indígena…

já foram realizadas 7 Oficinas entre mulheres Indígenas de Etnias de outros estados,entre eles: Manaus e são gabriel em amazonas,Porto velho Rodonia, Dourados mato grosso do sul, passo fundo Rio grande do sul, Governador valadares Minas gerais, cuiabá mato grosso e a 8º oficina
aconteceu no estado da Paraiba em joão pessoa entre os dias 12 a 15 de marcço de 2007,junto com toda EQUIPE: LEIA DO VALE-COORDENADORA,MARTINHO ALVES_AGRÔNOMO,ÂNGELA CÉLIA-ANTROPOLOGA,REMO B.SILVA-CHEFE DE
DIVISÃO,SUZY EVELIN ÁSSESSORA JÚRIDICA, com o apoio da FUNAI que relizou esse enconto também a CGDC, lá estavam presentes 42 Etnias participando do 8º encontro de mulheres Indígenas.
OBJETIVOS: Que a mulher possa desemnpenhar um papel fundamental na comunidade,na ecomia, bem-estar, manuntenção dos conhecimentos e técnicos tradicionais, que precisa ser valorizado. A ação tem como finalidade apoiar as atividades das mulheres na valorização da cultura local, na comercialização dos produtos, na segurança alimentar e
nutricional.
A participação da Etnia kiriri ,Eu sandra( yema), Maria yracema. Tivemos pela primeira vez o grande prazer de poder participarmos de um encontro de mulheres Indígenas, foi muito aproveitozo,nisso tivemos nossa voz como mulheres Guerreiras e lutadoras que podemos sim ter voz em todos os
sentidos, A nossa divulgação para as outras parentes, nos kiriri tivemos a oportunidade divulgar e mostrar que tem sim aldeia no norte da -BA,Eu sandra fiquei muito emocionada com cada situação de cada aldeia,sabemos que cada aldeia tem seus Problemas,Nessecidades,mas muitas tem potencialidades e maneira faceis de sobreviver e em maoria
das outras não tem!.Só posso dizer que nos mulheres Indígenas e não Indígenas temos direito de Opinar e ter voz na comunidade,com fé em Deus pai tupã chegaremos lá.

ANTENCIOSAMENTE:
YEMA KIRIRI
yema@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. é isso nós mulheres demos todos direitos iguais e devemos corre atras de nosso objetivos.seja eles para defende a causa indigena ou qualque outros que sugir.

  2. Olá companheira, eu adimiro muito os trabalhos feminino eu tiro o chaPéu para aquelas que querem lutar em prol, do seu povo, se dependecse de mim o BRASIL seria governado por uma mulher de preferencia HELOIZA HELENA, mas infelismente não foi. Os homens, si diz inteligentes dizem que tem mais neoronios que as mulheres, mas duvido que tem o mesmo raciocino, eu sou fã dos movimentos femininos pricipalmente quando é de indias, está de parabes minhas parentes por que estes movimentos de indios não está com nada.
    Eu posso falar por que na minha aldeia ainda não chegou nem um progresso, trazido pelos os HOMENS. Sò briga e miseria,m não vou ertrar em detales. UM ABRAÇO, PARA TODOS OS PARENMTES.

  3. voce está parabéns yema
    pois voce está certa , nós mulheres devemos luto pelo nosso direito, objetivos buscando cada dia, mas nunca desista dos seu objetivo lute sempre por eles.
    somos inteligentes é buscando mais força de voltande etc……
    parabéns que tupã te abrençoe !

  4. (Primeiro quero pedir aos organizadores do site para que retirem o comentário a cima. Algumas pessoas entram neste site pensando que estão em suas próprias casas e tratam os índios como tratam a família deles. Respeito se usa!!! Fica chato manter um comentário desses aqui!)

    Yema, minha linda!!!
    Parabéns pelo texto e pela participação neste encontro de mulheres! Nós mulheres devemos cada vez mais nos valorizar, nos unir e aprofundar nossos conhecimentos!

    Um beijo,
    Juliani

  5. Concordo plenamente com Juliani , é lamentavel que pessoas desocupadas se usem de um espaço tão sério , para fazerem comentários maldosos e sem sentido.Isso mostra o total desconhecimento e falta de respeito que algumas pessoas ainda possuem em relação a causa indígena. São dignos de dó!!
    Quanto as oficinas culturais para mulheres indigenas , é sempre muito importante valorizar atividades tradicionais de cada povo , ressaltar o valor da mulher india e seu papel dentro da comunidade. Parabéns!!

  6. E isso mulherada, precisamos avança e conhece nossos direitos,e mostrar pra sociedade não indigena que nos somos capazes.
    Proposta,
    a) Criar uma politica voltada para mulheres indigenas, onde todas as mulheres indigenas, podem discutir os seus direito:

  7. sou diretora educacional meu nome Maria da Conceição Lima de sousa Munduruku, Nossa escola é indigena Borari, da trabalho 19 anos na educação na Aldeia Borari Alter do Chão Baixo tapajos Amazonas Para municipio de Santareém, gostaria de saber o significado na lingua indigena pode ser qualquer etnia : leitura, sabedoria , ler, em tradução indigen pode ser qualquer etnia. Coce munduruku. Aguardo resposta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here