No ultimo dia 15 de março, quarta feira o Movimento Jovem Pankararu, se reuniu para discutir, sobre com eles poderiam realizar, oficinas culturais Pankararu, para essa reunião foram convidados, os vinte coordenadores do Movimento Jovem, que se fizeram presentes em massa.
O primeiro assunto foi como, quando, onde e quem daria as oficinas, então foi decidido que as oficinas seriam, separadas em cinco salas temáticas reisado, samba de coco, teatro, aulas de violão e de pífano. Que serão realizadas a partir do dia 02 de abril de 2006, seguindo assim todos os finais de semana, ou seja, todo sábado e domingo, na escola Pankararu, da aldeia Saco dos Barros.
E as pessoas que foram, destinadas a darem as oficinas foram, pessoas que tem plenos conhecimentos nessas áreas temáticas, como por exemplo, o Sr. Anjo um dos grande pifeiros Pankararu. Essas oficinas terá, a previsão de atender cerca de 100 jovens Pankararu, de todas as 14 aldeia que envolve o povo.
Com o objetivo de acabar, com a ociosidade dos jovens, preservar a cultura, fortalecer a identidade étnica e formar futuros talentos Pankararu. Os coordenadores do Movimento Jovem, tem a plena consciência que para o inicio, dessas oficinas, não terá apoio financeiro de nenhuma, entidade governamental e não governamentais, mas apoio da FUNAI, foi pedido mas até agora, não tiveram resposta alguma.
Mas a vontade de realizar, essas oficinas é tão grande, que superam as dificuldades, e se o grande Pai Santsé e a força encantada Pankararu, permitir essa será mais uma façanha, dos jovens guerreiros Pankararu, que lutam por um Pankararu, melhor para se viver, sem deixar sua cultura e suas tradições, de lado pois disso os jovens se orgulham muito.

Solange Monteiro.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here