as1
Entre os dias 20 e 21 de agosto de 2009, na aldeia Saco dos Barros, povo Indígena Pankararu, aconteceu oficina de Etnocelumetragem, monitorizadas pelos coordenadores da Rede Índios On-Line Alex Pankararu e Luciano Pankararu. E teve a participação dos alunos da Escola Indígena Pankararu, onde através dessa oficina tiveram a possibilidade, alem de conhecer o significado dessa palavra que é nada mais ou nada menos, que vídeos feitos por celulares, mas com uma visão indígena.
Conheceram também técnicas de como fazer esses vídeos, editar esses vídeos, criar historias de ficção e também gravar historias tradicionais de seu povo.

poetar-na-maretia

Nessa oficina também foi produzido um vídeo, que conta a historia da trajetória de uma aluna indígena, para a escola onde estuda, e com certeza um vídeo muito interessante com uma pitada de comedia, que tem a durabilidade de 3 minutos. Para grandes cineastas esse vídeo pode não ter, muitos termos técnicos e nem uma imagem apurada, mas para os jovens indígenas que os fizeram isso sim foi uma grande obra de arte.
dsc01885
Pois eles tiveram a percepção que podem fazer, filmes usando as tecnologias que são acessíveis as suas condições financeiras. Sendo assim hoje acredito, que de certa forma, essa oficina sérvio para aumentar a alta estima desses jovens, e com certeza alguns Etnocelumetristas vão sai do povo Pankararu.

Imagem de Amostra do You Tube

Alex Pankararu
Luciano Pankararu

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Eu sou militante social indígena e faço parte da gestão da rede indios on-line!!! e-mail:alex@indiosonline.org.br

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito massa parentes!!!
    Parabens pelas oficinas, e parabens aos parentes q tiveram a oportunidades de participar e obter mais conhecimentos com ferramentas q esta nos ajudando a divulgar as nossas realidades.
    Fomente a pratica e multiplique os conhecimentos, para outros.

    Parabens Alex e Luciano e todos parentes q participaram

    valeu!!!

  2. É muito interessante essas oficinas porque, com elas qualquer povo pode aprender as tecnologia de hoje em dia, para falar sobre as dificuldade que enfrentão nas suas aldeias e as maravilhas que cada povo tem de bom,e tambem para divulgar algum evento que ira acontecer e querem que todos saibam para participar e com as tecnologia é muito rapito as informação.
    E com toda essa informação outros povos pode saber, qual é a realidade de cada um parente.
    Parabens

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here