as1
Entre os dias 20 e 21 de agosto de 2009, na aldeia Saco dos Barros, povo Indígena Pankararu, aconteceu oficina de Etnocelumetragem, monitorizadas pelos coordenadores da Rede Índios On-Line Alex Pankararu e Luciano Pankararu. E teve a participação dos alunos da Escola Indígena Pankararu, onde através dessa oficina tiveram a possibilidade, alem de conhecer o significado dessa palavra que é nada mais ou nada menos, que vídeos feitos por celulares, mas com uma visão indígena.
Conheceram também técnicas de como fazer esses vídeos, editar esses vídeos, criar historias de ficção e também gravar historias tradicionais de seu povo.

poetar-na-maretia

Nessa oficina também foi produzido um vídeo, que conta a historia da trajetória de uma aluna indígena, para a escola onde estuda, e com certeza um vídeo muito interessante com uma pitada de comedia, que tem a durabilidade de 3 minutos. Para grandes cineastas esse vídeo pode não ter, muitos termos técnicos e nem uma imagem apurada, mas para os jovens indígenas que os fizeram isso sim foi uma grande obra de arte.
dsc01885
Pois eles tiveram a percepção que podem fazer, filmes usando as tecnologias que são acessíveis as suas condições financeiras. Sendo assim hoje acredito, que de certa forma, essa oficina sérvio para aumentar a alta estima desses jovens, e com certeza alguns Etnocelumetristas vão sai do povo Pankararu.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=JZRAKwA-Qgc[/youtube]

Alex Pankararu
Luciano Pankararu