Os professores das escolas diferenciadas Pankararu trabalham o tóre em sala de aula, com objetivo de preservar a cultura, fortalecer a identidade étnica e facilitar a alfabetização dos alunos, de 1ª a 4ª série do ensino fundamental 1. Os professores das escolas Pankararu justificam que o tóre expõe várias formas de leitura e linguagem corporal, com isso os professores vêm obtendo com grande satisfação o progresso de seus alunos em sala de aula, pois através do tóre os alunos fazem a leitura das danças e das canções.

A linguagem corporal também é bastante importante, pois através dela os alunos entendem que as pessoas estão passando para eles através do tóre. O tóre porposiona com muita eficiência, um bom relacionamento entre eles e também aumenta a auto estima dos alunos. E com tudo isso os professores Pankararu entendem que obtiveram com grande sucesso, a introdução do tóre em sala de aula, acreditam também que através do tóre formaram jovens indígenas mais afetivos, mais unidos e mais sensibilizados pelo direito de ser Pankararu. Os professores Pankararu sabem da responsabilidade que eles tem, e por isso eles cumprem com a obrigação de formarem futuros guerreiros Pankararu.
E com o trabalho dos professores Pankararu, e a permissão de nosso pai Santsé, a nossa cultura, nossas tradições e nossa identidade étnica estará garantida por varias gerações.

Solange Monteiro dos Santos.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Lindo texto, Solange, acho muito importante também a pinturacorporal com seu significado desde bem pequenos, isso fortalecea identidade pankararu,parabéns aos professores.

  2. É muito importante isso que voces estão fazendo, pois, é uma forma de passar os ensinamentos de geração em geraçao…Parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here