O tear antigamente em nossa aldeia saco dos barros, era muito bom para todo nos-so povo, porque era com este ponto de artesanato que muitas famílias criaram seus fi-lhos .
O tear foi construído no ano de 1888, que com seu funcionamento trouxe muitos benefícios para o povo pankararu, e emprego para algumas famílias do saco dos barros que muitas mulheres com seu funcionamento aprenderam fazer artesanato e passaram seus conhecimentos para os jovens,e mostra como fazer uma rede, lençóis, e muitas outras coisas boas par a elas mesma, e para vender em outras localidades .
A localidade que as mulheres iam vender seus artesanatos, que era com vende mento que conseguiam seu próprio dinheiro para a sua sustentabilídade.
Mais infelizmente no ano de 1995, o tia parou de funcionar por falta de organiza-ção, e apoio de prefeito, ou até da FUNAI, que se esqueceram deste ponto de artesanato.
Em 2004, o grupo do movimento jovem estava precisando de um lugar para fazer um encontro com os jovens, de outras aldeias mais ninguém cede um espaço para nós, então tivemos a idéia de limpar a tia, que ainda tinha muitas maquina da fazer redes, cordões e muitas coisas a mais.
Mais hoje o tear esta abandonado porque ninguém da apoio para reforma para ser-vi de outro ponto para o povo pankararu .

Jairapank
Jaira.indiosonline@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não esperem pelo poder público, seja prefeitura, estado ou governo federal. Unam-se, reformem o tear, resgatem tudo de bom que ele ofereceu. Sei que vocês são capazes, é só querer. Espero que aqueles que não ajudaram, não atrapalhem. Fé e perseverança. Mãos a obra, força prá frente!

  2. RECLAMAÇÃO DE SALARIO???

    A choradeira na FUNAI é grande por causa dos baixos salarios, não recebe aumento real desde de 1994. mais para alguns a coisa ta boa, o funcionario Sivaldo Barbosa Moreira da Admnistração de Ilhéus abriu uma barraca de praia nos moldes de fazer inveja a qualquer um, alem disso, comprou duas casas e estão alugadas.QUE RENDA??? Para quem ganha pouco!!! alias esse moço é perito em denunciar os outros. Por que ele não é investigado? Ele viaja muito para os Estados Unidos.

    Piracumam Pataxó

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here