Conversar no SITE é reunir várias nações indígenas pelo mesmo objetivo, uma Caçada Digital coletiva em grupo misto, de tribos diferentes. Cada um com a flecha específica de sua tribo, mas com o arco de todas as etnias. Assim faremos uma caçada nunca vista antes, agora uma ação super-coletiva para o bem de todos os índios brasileiros.

Estamos desbravando novas simbologias com a tecnologia, no campo urbano das cidades ou floresta de pedra elétrica. Nas caçadas, cada povo indígena com seu dom (potencialidade) cultural que o guerreiro representa e leva como bagagem para desempenhar sua tarefa. A Equipe do Arco Digital com os Arqueiros do curso vão fazer história, por ser as pessoas pioneiras com essa nova forma de caçar.

A GRANDE CAÇADA DIGITAL

A Grande Caçada é fruto da Educação Tradicional, com
dedicação cultural dos indígenas, executando suas faculdades no
ecossistema natural.

A Caçada Digital segue esse pensamento, mas a sua realização é feita no cenário urbano das cidades, onde estão os lugares de caça: as instituições, ministério, empresas,ONGs, agências. Esses campos de caças são fontes de recursos, direito, a saúde, a educação, que os índios poderão acessar com o Arco Digital para realizar os objetivos comunitários.

Quando um projeto é elaborado pelos indígenas, e aprovado pelas instituições nacional, a Caçada Digital só ficará concretizada quando a comunidade indígena usufruir deste projeto como na Grande Caçada, um esforço coletivo para o bem de todos. Em grupos sociais como nos povos indígenas cada pessoa faz parte do corpo coletivo, vivo e dinâmico. Se algum membro do grupo não executar sua tarefa todo o corpo todo sentirá o efeito. Ser índio é ser coletivo. Lembrem sempre do CORPO COLETIVO TRIBAL, do ÍNDIO GIGANTE.

A Caçada Digital poderá começar com uma pesquisa local na tribo, que usará o Arco Digital (computador) para enviar ao mundo externo sua flecha, transformado a esperança do grupo e possivelmente retornando á nossa tribo como um bando de aves revoando o céu, anunciando a fartura caçada, como no começo.

A Flecha Digital

Cada povo tem sua cultura, sua história, terra, meio ambiente, língua etc. O número total de atividades produtivas tradicionais e atuais, corresponde à cultura social daquele povo.

Ser arqueiro digital é uma atividade entre as inúmeras existentes: artesanato, agricultura, pecuária, canto, língua,caça, pesca etc.
Uma atividade quando não é praticada na tribo a cultura fica mais
pobre, deixar de praticar muitas atividades coloca nosso patrimônio
cultural em risco.

O participante do curso do Arco Digital construirão suas flechas para beneficio de seu povo, no seus cadernos, com a colaboração de toda a comunidade de arqueiros on-line.

A característica ou composição da flecha é a realidade da sua tribo. Cada arqueiro irá fabricar cada flecha em relação as necesidades de seu povo, tendo em conta sua população, história, saúde, animais, sabedorias, necesidades… A eficiência, sucesso ou êxito da flecha em atingir o alvo, vai depender de quem a construir e lançar. Obviamente, também dependerá do meio ambiente, do contexto. As vezes uma flecha-projeto lançada-enviada para um órgão não é aprovada, nesse caso o melhor é solicitar sempre uma explicação do porque não foi aprovado, para asssim o arquerio modificar a flecha ou o estilo de lança-a para sair de novo de caçada. As vezes necesario re-lançar uma mesma flecha varias vezes.

As Flechas do Arco Digital é um conjunto de atividades e ações articuladas numa ferramenta, a tecnologia do computador, com os quais os povos se adaptarão a nova realidade para garantir ás condições necessárias á sua sobrevivência.

A maneira de fazer flechas é diversa, como também é diversa a forma de colher, caçar, pescar, alimenta-se ou construir a sua casa.
As atividades nas oficinas têm um sentido de ampliar e beneficiar na articulação com o sistema da cultura social.

A caça e a produção de flechas são atividades materiais integradas em relações e comportamentos socialmente harmonizados entre os indivíduos. A construção da flecha não é apenas uma adaptação ou proteção do grupo, mas uma interpretação simbólica de sua visão para atualizar-se no mundo
contemporâneo.

Aqui em kariri-xoco os jovens estão entusiasmados com o Arco
Digital, ver a esperança nos olhos deles me emociona, a energia positiva é uma matéria prima essencial de construção de um mundo melhor. Isso se irradiará como um raio de luz do amanhecer no futuro de novas gerações.
É gratificante perceber os jovens indígenas saber sobre o Arco Digital do tempo contemporâneo, imaginando atingir-mos uma dimensão ilimitada com uma simples “clique” uma espécie de flecha atingimos o outro lado do planeta, todos nós somos da tribo da terra, vista do espaço sideral
parece um único povo. Pela unidade planetária, vamo-nos atirar nossas
flechas para entrelaçar-mos na atmosfera a rede tecida por todos os
povos.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. É isso aí nenhety, vai ser uma caçada coletiva para o bem de todos saciar a todos com conhecimentos que cuide e fortaleça nosso povo.
    Thydewas nos deu a tecnológia e nós o conhecimento de como melhorar nosso meio sem ter que destruir a mãe natureza, para isso apenas pessoas que se preoucupam como nós é que podemos mostrar esses caminhos como nossos bons e velhos ancestrais.Somos muito mas que uma equipe somos uma “família”.

    Força Sempre Parente!!!
    lian!!!!

  2. muito bêm nhenety!
    vamos fazer a grande caçada, usar a flecha serta para cada objetivo, para cada alvo. Afinal temos todos os recursos para realizarmos uma boa caçada com sucesso de vitória.

  3. Pois está certo NENHETY,vomos ser um coçodoris coletivo para os bem de todos,conhecimentos para fortaleçero nosso povo indigena.
    É isso vamos luta,para que não destruia a nossa mãe NATUREZA.
    Pois iremos realizarmos bao caçada para o sucessoé vitoria !

  4. Os tipos de caçadas do tipo digital contempla inúmeros tipos de recursos, para o índio sobreviver,pode ser caçada de conhecimento,caçada de arte,de dança, de canto,de educação, de saúde,caçada para construção de casas,caçada de esporte,com o tanto que traga os benefícios para a comunidade.Legal é fazer uma Caçada de Ervas Medicinais,fazendo um levantamento das plantas da tribo,conversando com os mais velhos,para saber sua utilidade na saúde de todos.Surpreendente,é fazer uma caçada digital nova que nunca foi feita antes, e ver seu efeito benéfico,índios felizes com a fartura,com a sabedoria,fruto do esforço coletivo.

  5. É isso mesmo parentes indígenas está na hora de todos nos se unirmos para alcançarmos nossos objetivos vamos usar nosso tipo de caçada digital tentar inúmeros tipo de recursos para conseguimos com esfoço de todos indígenas a melhora de nossas comunidades.vamos a luta que vamos vencer.

    inucenciokaririxoco!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. É nhenety você esta mais que certo vai ser uma caçada digital espero que nós arqueiros saibamos usar nosas armas e que a nossa flecha acerte bem no alvo para que possamos consegui.Lembrem nós todos somos vencedores basta quererem e lutarem pelos seus ideais vamos aproveita o máximo essa caçada digital e obrigado por nos proporcionar um aprendizado para o futuro.

  7. é isso mesmo somos um coletivo uma familia e juntos construiremos algo melhor sim pois somos toods guerreiros e onde quer q estejam nossos ancestrais com certeza estao nos dando força e coragem para juntos continuarmos nossa camilhada.
    coragem parentes ….
    e que as flechas sejam certeiras no nossos alvos..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here