Nós povos indígenas apostamos e dedicamos todas as nossas forças em nossos rituais, pois é nele que criamos coragem para lutar contra os males que nos cercam, é com fé em nosso ritual que curamos as enfermidades, é com nosso ritual que nos divertimos em noite de lua cheia onde as crianças cantam e brincam, ouvem histórias contadas pelos mais velhos, por tanto nós povos indígenas, apesar de tantas desgraças, tanto massacre estamos aí preservando a nossa cultura com a mesma fé em nosso pai Tupã, por que ele se faz presente em todos os nossos rituais, seja na hora da alegria ou na hora da tristeza, seja na hora da saúde ou da doença ele esta no meio de nós.
O ritual indígena é baseado na mãe natureza, nos animais e em todos os seres semelhantes ao nosso pai Tupã, temos o nosso momento de fé e oração, os cânticos também é uma forma de expressarmos nossas alegrias também as nossas tristezas e assim vivemos com a nossa fé e com a nossa cultura perante a sociedade dominante.

Puhuy

deyvidpuhuy@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

26 COMENTÁRIOS

  1. Olà Pessoal sou ex-caminhoneiro e gostaria de contar um acontecimento que me intriga não sou de origem indigena, sou de origem alemã.Vamos ao que interesa.
    Uma vez quando vinha voltando de viagem do Bélem do Para na BR 153 perto da entrada de Palmas estava dormindo na direção devido ao cansaço e uma voz comesou cantar no meu ouvido pai Tupã jegou oo oo oo, pai Tupã jegou oo oo oo e assim me acordou e me mateve acordado até eu recuperar minhas energias.
    Só para fazer constar mas alguém tiver algum comentario a fazer ficarei muito grato.
    Corpo Espirito marttelo…..

  2. SOU BISNETA DE INDIO E GOSTARIA DE SABRE MAIS SOBRE O ÍNDIO BRASILEIRO, E GOSTO MUITO DE SABER SOBRE OS ÍNDIOS BRASILEIROS , VISTO QUE EM MUITAS CIDADES DO INTERIOR AINDA VIVEM ÍNDIOS, MAS QUE INFELIZMENTE A SOCIEDADE OS DESPREZA, FAZENDO QUE ELES SE SINTAM SO E SEM APOIO. ISTO TEM QUE MUDAR SOMOS TODOS IRMÃOS , FILHOS DO MESMO PAI QUE É JEUSU CRISTO.

  3. Estudo a cultura indígena por saber que só amaremos e respeitaremos o que conhecermos.
    Trabalho com meus alunos o princípio de que é possível desmistificar o preconceito contra o índio através do conhecimento da sua história e cultura.
    Gostei muito da parte introdutória deste blog. Ele esclarece sobre a religiosidade e vivência indígena.
    Um fraternal abraço.

  4. Ola, sou amante e pesquisadora da cultura indigena, trabalho com grupos Tupi e Jê, e a cada dia estou mais apaixonada pelo riquissimo mundo dos rituais indigenas. As vezes passamos a vida toda viajando e conhecendo o mundo, enquanto nao conhecemos nosso proprio país e cultura. Vamos conhecer melhor nossa gente.

  5. ola pessoal sou descendente de ndo pois minha avó era india
    toda a sua familia rea tambem
    tenho sangue indigina max naum soou de nenhuma tribo
    sempre admirei a cultura dos indios
    no mes de dezembro do corrente ano teve os jogos indigenas aqui m pernambuco-olinda
    gostaria muto de poder atuar numa tribo pois quero muito podr ajudar a restaurar a cultura dos indios
    favor entrar em contato

  6. oi sou um estudante e conheso banstante sobre varios rituais e mim adimirei muitu com esse que se bassea na mae natureza e nos aspectos do grade criado o tupa

  7. oi, gostaria de dizer q se tiver mulher gostosa eu quero pq sou sapata. bjus lindas………..
    Eu estudo no abilio cezar e sou 1°M1.

  8. Gostaria de dizer tb eu como muita mulher gostosa por dia e eu boto elas p/ dormirem primeiro p/ depois eu come-las entao venha mulheres para eu poder fuder com vcs tb..
    sou do abilio cezar 1°M1

  9. É muito desagradável ler comentários como este de Abiloo cesar onde não diz respeito, ao blog, aqui se trata de cultura indigena e não dessas coisas pejorativas e imorais . Acho que voce entrou onde não lhe cabia procure outra postura para comunicar-se em público uma vez que a internet é uma rede de comunicação em massa e não admite certos comentários indecentes. por favor, pessa desculpas aos leitores.

  10. Olá pessoal,juro,vc me ajudou muito no meu trabalho sobre rituais índigenas,e é muito bom o texto,só para saber,naum copiei seu texto,apenas li e achei fantastico
    Obrigado,Isabella

  11. Olá, gostaria de saber qual a postura dos indios quantos aos 4 elementos,pra que serve a Terra, o Fogo a Agua e o Ar nos rituais, e qual quer outra informação que vocês possam me dar. Agradecido^^

  12. nossa, falta de respeito!! Aqui nao e para ficar palando essas coisa!! quer falar?! fale em outro lugar!! mal educada af

  13. ola pessoal sou descendente de ndo pois minha avó era india
    toda a sua familia rea tambem
    tenho sangue indigina max naum soou de nenhuma tribo
    sempre admirei a cultura dos indios
    no mes de dezembro do corrente ano teve os jogos indigenas aqui m pernambuco-olinda
    gostaria muto de poder atuar numa tribo pois quero muito podr ajudar a restaurar a cultura dos indios
    favor entrar em contato

  14. EU ADMIRO MUITO OS KAIAPOS POIS ELES FAZ COISAS INCRIVEIS UM DIA EU VI UM DELES COM UMA FLEXA APONTADA PARA UM ALVO POIS ATIROU NO MEIO DO ALVO POIS ESSA ERA UMA VISTA UNICA ELES POR INCRIVEL QUE PAREÇA SABE LHE DAR COM OS PERIGOS. QUE BOM Q ENTRE NOS TEMOS GENTE QUE SE IMPORTA COM A NOSSA CULTURA DA MÃE NATUREZA!!!!!

  15. Meu nome é Viviane e gostaria de fazer parte destes rituais indígenas, pois não acredito nas religiões cristãs, e o que mais me identico são as indígenas, que buscam a religação ao todo através de rituais que buscam a ligação do homem a natureza. Moro em balneário Camboriú-SC e gostaria de saber se há alguma tribo aqui perto que eu possa conhecer.
    Também gostaria de maiores informações sobre os rituais.

  16. bom dia sempre tive vontade de conhecer tudo sobre indios,seus costumes modo de vida rituais de cura e de fé,acho que tenho algum vinculo com indio e gostaria de receber informe sobre tudo,principalmente rituais e musicas indigenas .
    muito obrigado,muita paz josé carlos

  17. A quanto tempo né povo? Então queria que vcs fizessem um post sobre os cantos dos indigenas, casamento, jogos …
    Líguas indigenas, religião e vocabulário. Era isso bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here