Os ribeirinhos do sub-medio do Rio São Francisco sofrem com as enchentes da barragem de Sobradinho, a barragem de sobradinho foi construída a uns vintes e poucos anos atrás, nos tempos passados os mais velhos tinha previsão que o rio iria virar poço, esse era o pensamento dos meus avós,quando eles falavam,eu com a noção de criança pençava que o rio ia virar poço mesmo,e eu iria pergar muitos peixes e que deveria ser bom atravessar o rio a pé sem precisar nadar,o tempo foi passando e construíram a barragem de sobradinho.Daí foi que vi qual seriam os poços que os mais velhos falavam. As plantas das margens do rio que era chamada de plantação de vasantes acabou. Vasante era um fenômeno natural, que acontecia na época das chuvas da seguinte forma: ao chover naturalmente o rio enchia e como não existia barragem a água não tinha represa, então, ela avançava além das margens e quando a época das chuvas passava o rio vasava deixando a umidade no solo por um certo período, que geralmente era o tempo exato de se plantar e colher.Não se pode plantar mais para depender da umidade do Velho Chico para o cultivo da agricultura local. Os peixes diminuíram e muitos estão extintos, por exemplo:o dourado, o surubim, joão-de-ar, pacomon e outros… às margens do rio perdeu muitas plantas com a inudações das enchentes causandoas pela erosão matando plantas e animais,com isso muitos animais ficaram em extinção, por exemplo:A capivara, o jacaré,tatú e peba que viviam em ilhas e ilhotes,muitas aves migraram para outros lugares,exemplo: patos, marrecas e garças.
Continuamos sofrendo com as enchentes, desde do dia 19 de abril de 2006, o rio recebeu água e inundou muitas das plantações milho, feijão, abobora, melancia e outras. O plantio de mandioca se estiver enraizada é aproveitada,mas se não estiver perde toda colheita porque a raiz puba, ou seja, estraga e nós ribeirinhos não temos nenhuma gratificação pelas nossas perdas, além da perda do plantio afunda motores que dar muito prejuízo para concertar,e danifica sempre às margens com a erosão, os responsáveis tem que ter a conciência de não causar danos a natureza.

Robson ( BAL TUMBALALÁ )

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Adorei esse texto mto interresante , o rio sao francisco é uma importancia na vida de td mundo !! e eu espero q as autoridades pensem nisso

  2. Adorei esta materia sobre o rio são francisco pois me ajudou muito em um trabalho e me serviu para conhecer melhor a sua história e eu espero que todas as autoridades pensem que antes de poluilo devemos pensar que ele é a sobrevivencia de muita gente.!!!!!!!!!!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here