Os ribeirinhos do sub-medio do Rio São Francisco sofrem com as enchentes da barragem de Sobradinho, a barragem de sobradinho foi construída a uns vintes e poucos anos atrás, nos tempos passados os mais velhos tinha previsão que o rio iria virar poço, esse era o pensamento dos meus avós,quando eles falavam,eu com a noção de criança pençava que o rio ia virar poço mesmo,e eu iria pergar muitos peixes e que deveria ser bom atravessar o rio a pé sem precisar nadar,o tempo foi passando e construíram a barragem de sobradinho.Daí foi que vi qual seriam os poços que os mais velhos falavam. As plantas das margens do rio que era chamada de plantação de vasantes acabou. Vasante era um fenômeno natural, que acontecia na época das chuvas da seguinte forma: ao chover naturalmente o rio enchia e como não existia barragem a água não tinha represa, então, ela avançava além das margens e quando a época das chuvas passava o rio vasava deixando a umidade no solo por um certo período, que geralmente era o tempo exato de se plantar e colher.Não se pode plantar mais para depender da umidade do Velho Chico para o cultivo da agricultura local. Os peixes diminuíram e muitos estão extintos, por exemplo:o dourado, o surubim, joão-de-ar, pacomon e outros… às margens do rio perdeu muitas plantas com a inudações das enchentes causandoas pela erosão matando plantas e animais,com isso muitos animais ficaram em extinção, por exemplo:A capivara, o jacaré,tatú e peba que viviam em ilhas e ilhotes,muitas aves migraram para outros lugares,exemplo: patos, marrecas e garças.
Continuamos sofrendo com as enchentes, desde do dia 19 de abril de 2006, o rio recebeu água e inundou muitas das plantações milho, feijão, abobora, melancia e outras. O plantio de mandioca se estiver enraizada é aproveitada,mas se não estiver perde toda colheita porque a raiz puba, ou seja, estraga e nós ribeirinhos não temos nenhuma gratificação pelas nossas perdas, além da perda do plantio afunda motores que dar muito prejuízo para concertar,e danifica sempre às margens com a erosão, os responsáveis tem que ter a conciência de não causar danos a natureza.

Robson ( BAL TUMBALALÁ )

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Concordo plenamente com Bal, as pessoas que não tem sensibilidade as coisas que Deus nos deu de graça para cuidarmos muitas vezes são desrrespeitadas como por exemplo o rio, a natureza e tudo que nela contém, será que essas pessoas que fazem isso não se dão conta que estão prejudicando e poluindo seu próprio ambiente ou seja sua própria “casa”.

  2. Como já esccreveu um dos nossos antepassados: “Quando acabar á agua , o peixe, e o solo, quero ver se o homem vai comer dinheiro!”

  3. BAl, sua materia é muito importante.
    Faça tudo para que seja divulgada… mande-a para escolas… peça para todas as pesssoas que entrarem no CHAt para ler.
    É importante que as pessoas tenha essa consciencia que voce tem de preservar o rio e a natureza…. e o pior… Será que essa TRANSPOSICAO vai acontecer?
    Tambem, como sua materia nos mostra….é muito importante saber ouvir os mais velhos….
    Os “HOMENS do CAPITALISMO” não ouviram a previsao da SABEDORIA INDIGENA que lhes dezia fazer barragem NAO É BOM…. teimaram e fizeram pensando nos seus proprios enriquecimento material…. e agora nos temos que trabalhar dobrado para recuperar a beleza de nossa MAE NATUREZA!
    Segue em frente GUERREIRO!

  4. oieeeeeeeeeeeeeee!!!
    so to oassando pra falar que esse texto e muito entereçante
    nunca mais aconteça!!!!!!
    ne que seja um mundo tranquilo!!!
    hihihihihihihihihihihih
    hehehehehehehhehehehehehe
    haahahahahahahahahahahahahaha
    huhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhho
    hohohohohohohohohohohohohohoh

  5. Houve duas pessoas com o nome de Salete, porém o primeiro comentario foi meu: de Salete Marinheiro india da tumbalala, que particurlamente não pratico o ato de chingar …
    Por favor eu respeito totalmente as variadas formas de expressão, porém não confundam uma pessoa com outra.
    Independentemente da forma de pensar de cada um lutaremos juntos por melhores condições e forma de divulgações dos nossos problemas para que assim em união possamos transformar esses problemas em soluções!
    Abraços para todos.

  6. sou habitante da cidade de manga(m-g) por onde passa o RIO SÃO FRANCISCO e estou muito preoculpado com a situação do nosso “velho chico”.As margens do rio estam muito poluídas e aconselho a você que lê este comentário e que mora numa cidade onde passa o rio que faça um projeto como um lazer incuindo esportes e a cosncientização de cada um sobre a situação do nosso rio,promovendo também mutirões para limpar as margens de sua cidade,só assim conseguiremos amenizar o desmatamento contínuo de uma beldade que é o são francisco.
    NÃO POLUIR,PRESERVAR!

  7. Infelizmente o rio São Francisco está a beira da morte, precisamos ajudá-lo, preservá-lo. São muitas coisas ao mesmo tempo: poluição, desmatamento da mata siliar, pesca predatória, erosão. Precisamos conscientizar a população, reflorestar, despoluir, educar é a melhor maneira.

  8. agua uma coisa incomun pensamos temus muita, mais o muito acaba com certeza pensem o que seria de nos sem essa subistacio inaqualada .so saberemos valorizar so quado perder

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here