Nós indígenas temos nossos próprios costumes. Indígenas não adoeciam, mas infelizmente forma tirando nossas riquezas e deixaram as doenças, troca que nos trouxe muitas mortes. Eu já ouvi muita gente dizer que o índio não tem direito a nada, outros dizem que o índio é preguiçoso. Mas onde é que vamos trabalhar se não temos a nossa terra?

O índio respeita desde o, mas novo até o velho. Não temos preconceito com ninguém, sabemos que somos todos iguais perante o nosso grande pai Santsé. Nós valorizarmos nossa cultura, e estamos abertos para diálogos interculturais.

Se o índio não mantém sua própria cultura e não ser considerado índio. Saber plantar caçar para se alimentar, não como outros que matam por esporte, por diversão. Antes nós vivíamos assim: plantando, caçando… E também antes os rios não eram poluídos… Antes não tinha posseiros para tirar nossas árvores.Não tinham muitas mentes poluídas, gente matando e roubando…Ou até mesmo tirando a vida dos nossos próprios irmãos
Hoje, aqui na escola, não se fala da nossa realidade, eu gostaria que ensinassem sobre nossa cultura, porque eu já estudei aqui na escolas da aldeia e só se falava de índio no dia 19 de abril. Não se contava as nossas histórias, não se ensinavam artesanatos antes, não se falavam de nossos costumes e hoje termos tudo isso aqui nas nossa escolas indígenas..
Seria bom que o próprio Pajé chegasse para dar aula dentro da escola, o cacique, um artesão, um idoso, eles podem ensinar muitas coisas. De alguma forma não só os índios têm que respeitar a cultura indígena, mas também os brancos. O Pajé, por exemplo, pode visitar uma escola de não-índios, uma forma de começar a sermos mais respeitados. As lideranças têm que incentivar o seu povo a pesquisar sua própria cultura e ensinar a se autovalorizar, entregar-se cada vez mais a seu conhecimento e também respeitar o vizinho, branco ou negro, para que no futuro todos saibam se respeitar.
Marrimeroli@gmail.com