O que significa ser indígena?

9 35


Nós indígenas temos nossos próprios costumes. Indígenas não adoeciam, mas infelizmente forma tirando nossas riquezas e deixaram as doenças, troca que nos trouxe muitas mortes. Eu já ouvi muita gente dizer que o índio não tem direito a nada, outros dizem que o índio é preguiçoso. Mas onde é que vamos trabalhar se não temos a nossa terra?

O índio respeita desde o, mas novo até o velho. Não temos preconceito com ninguém, sabemos que somos todos iguais perante o nosso grande pai Santsé. Nós valorizarmos nossa cultura, e estamos abertos para diálogos interculturais.

Se o índio não mantém sua própria cultura e não ser considerado índio. Saber plantar caçar para se alimentar, não como outros que matam por esporte, por diversão. Antes nós vivíamos assim: plantando, caçando… E também antes os rios não eram poluídos… Antes não tinha posseiros para tirar nossas árvores.Não tinham muitas mentes poluídas, gente matando e roubando…Ou até mesmo tirando a vida dos nossos próprios irmãos
Hoje, aqui na escola, não se fala da nossa realidade, eu gostaria que ensinassem sobre nossa cultura, porque eu já estudei aqui na escolas da aldeia e só se falava de índio no dia 19 de abril. Não se contava as nossas histórias, não se ensinavam artesanatos antes, não se falavam de nossos costumes e hoje termos tudo isso aqui nas nossa escolas indígenas..
Seria bom que o próprio Pajé chegasse para dar aula dentro da escola, o cacique, um artesão, um idoso, eles podem ensinar muitas coisas. De alguma forma não só os índios têm que respeitar a cultura indígena, mas também os brancos. O Pajé, por exemplo, pode visitar uma escola de não-índios, uma forma de começar a sermos mais respeitados. As lideranças têm que incentivar o seu povo a pesquisar sua própria cultura e ensinar a se autovalorizar, entregar-se cada vez mais a seu conhecimento e também respeitar o vizinho, branco ou negro, para que no futuro todos saibam se respeitar.
Marrimeroli@gmail.com

Artigos similares

0 162

0 135

9 comentários

  1. Marrimeroli , vc resume toda a essência do ” ser indio ” em suas palavras ,isso é muito bonito . As escolas indígenas , o dia a dia da aldeia , tem que reforçar essa indianidade , se mostrar indio sempre , mesmo diante das adversidades , problemas , preconceitos e se mostrar capaz de não se deixar abater por nada e ninguém , que queira diminuir a luta de vcs. Organização é a palavra chave , como eu já disse algumas vezes , mostrar-se igual aos não indios , abrir as portas da cultura Pankararú , visitar escolas e instituições e mostrar que apesar dos 508 anos passados do descobrimento , vcs estão mais vivos doque nunca , atualizados e com uma cultura rica e diferenciada para ser mostrada. Aumentar a auto estima da juventude indígena , se auto valorizar como pessoa e povo , porque desta maneira essa troca de conhecimento , só fará aumentar o respeito por vcs , desmistificá muitos conceitos errôneos que se divulga sobre indios e assim qdo damos oportunidade para as pessoas nos conhecerem melhor , cria-se um canal de respeito mútuo !!! Basta organizar-se para isso , e neste ponto , sei que vcs não deixam nada a dever a nenhum outro povo. Pankararú mostra sua cara !!!! Um abraço , e força !!!! Muito boa sua matéria !!!

  2. Muito bonita a sua matéria. Cheia de amor e dignidade.
    Eu também concordo que está na hora de parar de falar de índio só no dia 19 de abril. Mas não só nas escolas das aldeias. Em todas as escolas do Brasil. Pois, a cultura indígena é a matriz da cultura de todos nós brasileiros e seus valores deveriam ser mais conhecidos para que haja mais respeito e menos ignorância entre os não índios.

  3. Maria voçè tem razao, as pessoas tem medo de se mostrar como eles sào mesmo, pelo menos aquì na Italia.Espero que seus desejo um dia proximo sejam realidade. Parabems. Giuseppe

  4. Ótimo, muito bom mesmo, os brancos chegaram aqui com a mente toda poluída e foi automaticamente poluindo tudo, causando doenças mortes causando destruição, não dando impotância para os indígenas e agora fala-se tanto em Aquecimento Global. O CULPADO DE TUDO ISSO SÃO ELES.

Partilhe um comentário