Os livros nos relatam que o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral, porem se esquecendo que, quando Pedro Álvares Cabral chegou no Brasil já era habitado por milhares de índios.

Os povos indígenas eram bem diferentes um dos outros. Cada nação indigena tinha seu próprio idioma, sua maneira de cortar seu cabelo, de construírem cabanas, de se vestir e de se enfeitar, de apreciar a beleza, de homenagear os mortos e os deuses. Portanto cada povo indigena tem a sua musica, sua dança, seus rituais; que são uma das principais características dos povos indígenas, o maracá ou chocalho é um dos instrumentos mais comum.

Os índios viviam unidos na mata sem contato com o homem branco. Viviam em uma grande igualdade social que existia na aldeia, não havia classe social, nem gente mais rica ou mais pobre que as outras, tudo pertencia à coletividade, não existia o meu e o seu, mas sim o nosso.

Porem com a chegada dos europeus no Brasil mudou esse quadro.

Os homens brancos submeteram os índios e tomaram suas terras. Milhares de índios morreram pelas armas e por doenças trazidas por eles. Eles tinham um grande interesse pelas nossas terras, pois havia interessantes riquezas e era possível obter ouro em boas quantidades. Também tinha ago que atraia a cobiça: os índios.

Neste momento começava a escravização dos povos indígenas, onde os índios tinham que trabalhar em suas próprias terras para beneficiar os brancos.

Muitos não conseguiam ver o seu povo acabando e perdendo a sua cultura, então resolveram mudar para o estado onde muitos, devidos estar em contato com não índios se casaram (misturaram-se).

Hoje nós Pataxó hahahãe como outros que nunca perderam a esperança de reconquistar nossas terras; adquirirmos a nossas terras e vivemos em uma comunidade não exatamente como antes, mas tentando a todo o custo preservar a nossa cultura e costume.

Hoje a nossa comunidade tem aproximadamente, índia entre descendentes.

Com a expulsão dos índios de suas terras e o contato com não índios surgiram os descendentes. Que você olhando para eles com olhar critica não verás uma fisionomia indigena, porém se olhar com um olhar visando a sua historia verá a sua origem em seus troncos velhos.

Esses descendentes sofrem preconceito, pois quando se identifica como índio, os próprios brancos criticam procurando seus olhos puxados, cabelo liso, sua cara redonda. Sem avaliar que foram eles que contribuíram para o surgimento de descendentes. Onde os índios legítimos foram obrigados a se misturar com não índios.

Mas esses descendentes têm orgulho de dizer que são índios e que lutam para conservar a cultura indigena relembrando a memória histórica preservada pelos anciões que lutaram para conseguir retomar a terra que nos pertence onde muitos morreram para que hoje desfrutemos de suas vitórias.

Agora deixo uma pergunta para você leitor,

Seu filho deixaria de ser seu filho por não parecer com você?
ALIANA GOMES

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here