Minha Aldeia é banhada pelas margens do rio São Francisco, onde nos deleita com uma paisagem natural que nos traz muitas riquezas, para os povos indígenas da população ribeirinha.
Somos um povo que traz na memória grandes lembranças dos antepassados assim como mais pessoas que vivem na margem desse rio. A palavra transposição para os Tumbalalá foi sempre motivo de preocupações, porque o governo quer destruir nossas riquezas naturais, e como somos um povo de luta pelo que é nosso brigamos, e vamos a frente de tudo que nos venha prejudicar, e a transposição não é bom para nós nem para os povos ribeirinhos, porque nós ribeirinhos podemos futuramente ficar sem água e sem as delicias do São Francisco, que são os peixes, os banhos, os passeios de barcos, e principalmente a beleza natural.
E toda essa transformação pode ocorrer devido o interesse dos políticos que visam bons recursos para se e não pensa nos danos que pode ser causado pela natureza, pois já estamos sofrendo essas transformações com o aquecimento global.
Fazer a transposição não vai resolver os problemas do povo nordestino pois essa água pode chegar muito cara até essas pessoas e quem vai se beneficiar melhor são os grandes empresários e políticos, pois a maior preocupação deles é com o dinheiro que vai gerar para os maiores, enquanto os pequenos são simplesmente enganados isso é mais um golpe dos políticos.
Porque que os governos não buscam uma solução para esse povo através de programas federais implantando cisternas, perfurando poços artesianos, fazendo barragens, construindo grandes açudes etc. E que isso seja facilitado para que todos possam ser beneficiados com os programa. Porque geralmente quando sai esses programas o governo cria muitas burocracia e as pessoas de baixa renda terminam ficando fora dos projetos devido a exigências dos políticos e dos projetistas.
Os políticos mais interessados com a transposição são aqueles que pouco olham para o povo
e que só pensam nos benefícios de si próprio, pouco importa para eles a história dos antepassados dos ribeirinhos, principalmente dos Tumbalalá que vivem as margens desse rio,e que necessitam muito dessa natureza pois nela está nossas histórias dos antepassados, nossos encantos, nossa cultura, e nossas tradições. Somos um povo que lutamos em busca de um sonho, que queremos concretizar e realizar mais com a revitalização para que possamos ver o rio com sua beleza que era antes.

nalvasantana_36@hotmail.com

Tumbalalá

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Nalva:
    Concordo com voce!
    Deus botou o rio ai!
    Onde se viu Homem tao ousado querendo mudar o curso do Rio…. e o pior que vem mudando..Cada vez mais seco…cade vez mais cortado….Barragens que alagam os TUXA… em beneficio de quem…..de luz para para quem? de agua para quem?
    Só a favor da rebitalizacao do SAO e de outros projetos em outros lugares, como tu mencionas..cisternas, poços e açudes!
    Que Tupã mantenha voces fortes para nao deixar que essa catastrofe aconetça: NAO TRANSPOSIÇÂO!

  2. Estamos com vocês e não abrimos parente!!!!
    Devemos lutar pelo melhor para a vida de nossos povos.
    Apesar de aqui na Paraíba vermos muitas pessoas a favor da transposição,inclusive,o arcebispo da Paraíba e muitos políticos,
    nós sabemos o que vcs estam sofrendo e isso afeta a nós também.
    Que nosso pai Tupã abençoe a luta de vcs pois só querem o melhor para a mãe natureza.
    Grande Abraçooooooooooooooooooo

  3. nossa eu sou greice de são paulo e estou estudandu sobre isso
    ♥ mtu legal bom espero que eles não fa=zen isso só porcausa da industriaaa…

    bjks…. thauu

  4. olá parente,como vão v/ai na luta.gostaria muito de conhecer v/ ai na aldeia .
    Portanto desejo boa sorte para todos v/da aldeia ok!
    Obrigado a todos pelo meu comentário!

  5. oi Nalva, gostaria de visitar a aldeia de vocês. que dia posso ir aí? e como faço para chegar?
    estou em Juazeiro da Bahia…

    que O Criador da Vida lhe guie e lhe proteja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here