É um livro onde estão determinados os direitos e deveres dos cidadãos e cidadãs brasileiras. É a lei mais importante do pais. Todas as outras leis têm que ser feitas respeitando o que diz a constituição.

Em 1988, aqui no Brasil, aconteceu um movimento que envolveu homens e mulheres, na luta para incluir muitos direitos que os governantes não asseguravam a toda a população.

A atual constituição é conhecida como a constituição cidadã, pois a partir dela, todas as pessoas passaram a ter diretos iguais, sem diferença de ser homem, mulher, homossexual, heterossexual, branco, negro, índio, quilombola, de qualquer religião ou sem religião, ou seja, respeitando todas as diferenças do povo brasileiro.

A constituição cidadã reúne direitos e deveres fundamentais. E preciso exigir que eles sejam respeitados e vividos por todas as pessoas.

O que é Direito?

É a garantia que as pessoas têm de viver bem, com saúde , dinheiro, escola, moradia, alimentação, emprego e também ter seus momentos de lazer e brincadeira.

Este texto pertence ao livro (cidadania e direitos reprodutivos)

Luciano Pankararu

luciano.henry@hotmail.com
luciano.indiosonline@gmail.com
luciano_henry@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. MEUS COMPANHEIROS EU SOU MUITO REALISTA. PELOS OS MEUS CONHECIMENTOS TEVE MUITOS FILOSÓFOS QUE AJUDOU NA ESCRITA DO NOSSO LIVRO DAS LEIS “CONTITUIÇÃO FEDERAL” É UMA PALAVRA DE PESO ATÉ NO PRONÚCIAMENTO MAIS NÃO FUCIONA MEUS COMPANHEIROS TODOS OS DIAS LANÇAM EMEDAS PROVISORIAS PARA NÃO FAZER O LIVRO DA LEIS FUCIONAR, NO NOSSO PAIS QUEM MANDA É QUEM TEM PODER PODER É DINHEIRO E QUEM TEM DINHEIRO ESTE LIVRO CONSTITUCIONAL NÃO FUCIONA.
    VAMOS DAR UM EXEMPLO O CASO DE “GALDINO” UM CRIME BARBARO DAQUELE E OS FILHINHO DE PAPAI NÃO PEGOU APENE QUE ESTÁ ESCRITO NO LIVRO, ESTE É UM DOS EXEMPLO E AS TORTURAS QUE É COMETIDAS POR POLICIAS DISPREPERADO E O RACISMO QUE CONTINUA NO NOSSO PAIS E OUTROS E OUTRS CRIMES QUE ACONTECE E FICAM IMPUNE, O NOSSO PAIS É O PAIS QUE A LEI NÃO FUCIONA É POR ESTE MOTIVO ESTES POVO ESTRAGEIRO NEM PARA O bRASIL TIRAR ONDA COM A NOSSA CARA, ELE VEM APROTA E´PRORAM NOSSAS ADOLECENTES, E QUANDO CHEGAM A SER DETIDO, TEM UM ATENDIMENTO ESPECIAL NÃO PODEM NEM TRICAR A MÃO.
    AGORA QUANDO É UM POBRE COITADO DESEQUILIBRADO PELO O DIA DIA DE MISERIA, CHAGAM A ROUBAR UM ALIMENTO PARA MATAR SUA FOME, AVEMARIA É UM PAU DE ARARA QUE O COITADO LEVA, QUANDO SAI DALI NÃO É HOMEM MAIS PRÁ NADA, AGORA QUANDO OS LADROES POLITICOS ROBARAM O DINHEIRO NOSSO VCS VIRAM QUE NÃO FOI NINGUEM PRA CADEIA E AINDA TIRA ONDA COM A CAR DO BRASILEIRO, NÓS TEMOS É QUE DAR UM BASTA NISSO ANALISAR BEM NA HORA DE VOLTAR E VOTAR NO POLITICO CERTO QUE TEM COMPROMICIO COM O POVO

    UM ABRAÇO

  2. OLÁ, QUERIDO PARENTE!
    MEU NOME É EDCARLOS (CARLINHOS), SOU DA FAMILIA DOS MOISÉS, ESTIVE AI NO BREJO O ANO PASSADO, MORO ATUALMENTE NO REAL PARQUE – SÃO PAULO – E VENHO POR MEIO DESTE, DAR MEUS PARABÉNS PELA IMPORTANCIA DE DISCUTIR A QUESTÃO DA CONSTITUIÇÃO.
    COMO DIZ O NOSSO PARENTE JOVANILDO PATAXÓ -HÃ-HÃ-HÃE, ANTERIORMENTE A NOSSA CONSTITUIÇÃO ESTÁ CADA VEZ MAIS DEFAZADA, POIS PARA QUEN TEM DINHEIRO ELA NÃO FUNCIONA, AGORA PARA QUEM NÃO TEM ELA FUNCIONA, DEIXANDO O POVO A MERCER DOS SEUS DIREITOS.
    NESTE SENTIDO, TENHO UMA FRASE À FALAR PARA ESTES POLITICOS.

    “COM A BORRACHA DA NEGLIGÊNCIA E DA CORRUPÇÃO,APAGAM DO PAPEL NOSSOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS.
    MAS, COM O LÁPIS DA SABEDORIA E DA ESPERANÇA ESCREVEMOS NOSSA HISTÓRIA CADA VEZ MAIS FORTE, COM A CULTURA, CRENÇA DIGNIDADE E TRADIÇÃO. ISSO PODE TER CERTEZA QUE NUNCA APAGARÃO!”

    EDCARLOS PEREIRA DO NASCIMENTO – INDÍGENA PANKARARÚ

  3. a constiyuição federal deve ser respeitada por todas as pessoa e tem que existir em todo lugar. Nosso livro constituição federal é um livro com os direitos determinados para os cidadoes de todo brasil.Eu não sei muita coaisa mais ja um começo bom para a advocaçia…

    larissa fonseca paes de azevedo (bahia,salvador,l.de freitas)
    idade:10 anos

  4. Olá,meus companheiros. Fico realmente feliz em ver que, apesar de tudo que se passa por essa terra amada, muitos ainda portam o sentimento que pode mudar a história deste povo. Parabéns.

DEIXE UMA RESPOSTA