Nós Pataxó-Hahãhãe sofremos

Nós Pataxó-Hahãhãe sofremos muitas discriminações, por isso queremos um meio mais fácil de nos comunicar e mostrar do que somos capazes. Nós também precisamos mais apoio da Funai e do governo federal, em relação as demarcações das nossas terras, precisamos contar com o apoio dos órgãos fundamentais, queremos nossos direitos garantidos e queremos ser respeitados.

Temos muita dificuldade para alcançar nossos objetivos, além disso, a área de saúde está muito precária, a educação também. Precisamos resolver esse caso urgentemente, queremos um estudo diferenciado, mas para isso precisamos de professores capacitados e recurso para investir na educação e em outras áreas.Nossas escolas precisam de água, merenda e esporte entre outras.Ass.: Cirlene (20 anos), Cosme (19)

Na foto vocês poderão ver nossa professora de informática com a gente.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Oi, sou arainha assim conhecido em minha aldeia, estou parabenizando a THYDÊWÁ por essa nova luta que se reinoicia com os povos indígenas da Bahia atraves da rede online de computadores, assim facilitando o intercambio cultural entre esses povos.
    Que TUPÃ proteja todos nós.

  2. Confesso que estou gostando muito do trabalho que o THYDÊWA vem realizando em divulgar a voz dos indios falando acerca de suas lutas e dificuldades para que outros povos as conhecam.Sou da tribo Pataxó Ha Ha Hae e estudo medicina aqui em Cuba e sempre que vou a internet acesso este sit para obter noticias dos povos indigenas e de modo especial do meu povo.Reamente nossa história é muito dolorida.Um abraco a todos.

  3. TENHO UM LONG DONG!
    concordo ki tambem que todos nos indios devemos andar nú.
    os homemns comendo as mulheres POR ESPORTE!!!!
    OBREGADO PELO ISPAÇO NO SEU CUZIN.
    FLW
    NEGO DRAMA

  4. PARECE QUE AINDA EXISTEM PESSOAS COM O PENSAMENTO PRIMITIVO E IGNORANTE COMO O SENHOR BIG BESTA (BIG PENIS) AS PALAVRAS SEM ESCRÚPULOS QUE VOCÊ DIZ SÃO DEPRIMENTES E IRRITANTES. O QUE VOCÊ E OS DEMAIS QUE PENSAM DESTA MANEIRA ACHAM QUE O RESTO DO MUNDO VÃO PENSAR DOS BRASILEIROS QUANDO PESQUISAREM A RESPEITO DE COMO A NOSSA SOCIEDADE TRATA A SOCIEDADE NATIVA (INDÍGENAS) E VIREM O BESTEIROL QUE SAI DE SUAS BOCAS? AS PALAVRAS SÕA REFLEXO DAQUILO QUE PENSAMOS E CONSEQUENTEMENTE SOMOS, TIPOS COMO VOCÊ ME DÁ NOJO DA RAÇA HUMANA. GOSTARIA DE DIZER PARA O MUNDO QUE ESTAS EXPRESSÕES SEM FORMAÇÃO SOCIAL E CONSCIÊNCIA, QUE VOCÊS “BIG SEM EDUCAÇÃO (BIG PENIS)” DIZEM NESTE SITE, SÃO REFLEXO DE ALGUMAS MENTES ALIENADAS, COISA DE PRECONCEITUOSOS QUE ACHAM QUE O MUNDO É UMA PROJEÇÃO DE SEUS PENSAMENTOS DESINFORMADOS E SEM LEITURA. PESSO A TODOS OS BRASILEIROS QUE SABEM O QUE É CIDADANIA E RESPEITO QUE ESCREVAM PARA ESTE SITE E DIALOGUEM COM AS NAÇÕES INDÍGENAS A FIM DE SABER MAIS SOBRE A TRUCULÊNCIA COMO É TRATADA ESTAS PESSOAS DAS SOCIEDADES NATIVAS POR MUITOS QUE SE DISFARÇAM DE BONS FAZENDEIROS PARA SAQUEAR A TERRA E ATÉ DEIXÁ-LA ESGOTADA E SEM VIDA, POR INTERMÉDIO DE GRILAGEM. TAIS PESSOAS SÃO AS MESMA QUE FAZEM TRABALHADORES DE CATIVOS EM CONDIÇÕES SUB-HUMANAS, EM REGIME DE ESCRAVIDÃO, SOMENTE PARA OSTENTAR SEU LUXO E AUMENTAR SUAS RIQUEZAS, AS MESMAS PESSOAS QUE CONTRATAM PISTOLEIROS PARA MATAR INDÍGENAS, SEJAM A TIROS OU COVARDEMENTE, COMO EM MUITOS CASOS QUE POR MEDO DE ENFRENTAREM OS INDIOS DENTRO DA MATA, POR ESTAREM NO ELEMENTO DOS GUERREIROS, LANÇARAM ALIMENTOS ENVENENADOS E OBJETOS, ROUPAS E BRINQUEDOS CONTAMINADOS COM VÍRUS DE DOENÇAS TERRÍVEIS PARA QUE AS CRIANÇAS DAS ALDEIAS OS PEGASSEM E ADOESSEM E ASSIM A DOENÇA SE ESPALHASSE E DIZIMASSE A TRIBO. SEM FALAR NOS BOMBARDEIOS DE DINAMITE FEITOS DE AVIÕES POR TEREM MEDO DE ENFRENTAREM CARA A CARA OS GUERREIROS DAS FLORESTAS. O BRASIL DEVE MUITO AOS INDÍGENAS EM QUESTÃO DE JUSTIÇA.
    ONDE ESTÃO OS BRASILEIROS DIGNOS, OS QUE NÃO SÃO COVARDES QUE NÃO VEJO LEVANTAREM A VOZ NEM NESMO PARA PERGUNTAR? PARA CONVERSAR NESTE SITE, SERÁ QUE TEM MEDO? OU SERÁ QUE TEM A MENTE POLUIDA E SÓ PRESTAM PARA FALAR BESTEIRA COMO O “SENHOR BIG IDIOTA E SEM FORMAÇÃO SOCIAL”? ONDE ESTA A VOZ DO BRASIL? SERÁ QUE ESTE IMPÉRIO ARDE TANTO NAS CHAMAS DO PRECONCEITO E RACISMO,TANTO QUE NÃO TEM FORÇAS NEM PARA CONVERSAR? MESMO DIANTE DE UM MASSACRE QUE ENTRARÁ PARA A HISTÓRIA COMO A MAIOR SELVAGERIA E GENOCÍDIO QUE UM POVO FEZ COM O OUTROS AO LONGO DE 500 ANOS DE CHACINA? SE OLHARMOS O MAPA E O PASSADO DA EUROPA VEREMOS QUE ELA É FORMADA DE MUITAS NAÇÕES, SENDO ASSIM, NÃO HOUVE TANTA DIZIMAÇÃO COMO AQUI NO BRASIL ONDE MILHARES DE POVOS FORAM DIZIMADOS RESTANDO POUCO MENOS DE DUZENTAS NAÇÕES QUE AGORA MINGUAM E SÃO DISCRIMINADAS O TEMPO TODO POR AQUELES QUE DEVERIAM PROTEJÊ-LOS, NÓS. ONDE ESTA A DIGNIDADE E VALENTIA DOS BRASILEIROS QUE NEM AO MENOS FALAM, QUE NEM SE PRONUNCIAM? SERÁ QUE ESTÃO OCUPADOS DEMAIS VENDO NOVELAS? OU ESTÃO MORRENDO DE MEDO DOS GRANDES LATIFUNDIÁRIOS E PISTOLEIRINHOS MANETAS?

  5. EU ACHEI MUITO BOA ESSE TESTO MAIS SÓ QUE EU TAMBÉM CONCORDO QUE OS INDIOS DEVEM ANDAR NU PA COMER AS MULHERES SEXO ORAL E SEXO ANAL AAI PUTAA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here