Somos índios da tribo Kiriri. Ocupamos uma área de 12.320 hectares, localizada no município de Banzaê-Ba. Passamos por um processo de reivindicações mais sistemática junto aos órgãos públicos para que nosso território fosse demarcado e homologado Somos aproximadamente 2.500 índios subdivididos em 7 (sete) comunidades indígenas: Sacão, Cacimba Seca, Canta-Galo, Lagoa Grande, Baixa da Cangalha, Marcação e Picos. Esses são os núcleos tradicionais.
Cada comunidade tem um conselheiro para ajudar o cacique na organização e aconselhar os índios quando for necessário. Além do pajé e o Chefe de Posto da FUNAI.
Vivemos da roça, da pesca e da agricultura através do plantio do milho, feijão, mandioca, melancia, abóbora, quiabo e da colheita da castanha.
No artesanato destacam-se os trabalhos com a cerâmica a fibra e o cipó.
Somos 07 (sete) professores indígenas,que trabalhamos em comunidades diferentes, sempre estudamos, ensinamos e lutamos em torno da retomada do território.
Alguns índios são funcionários outros aposentados mas ganham baixos salários que não é o suficiente para sobreviver a não ser da terra para tirar o seu sustento.
Para os índios Kiriri, a terra é elemento de vida , morte, conhecimento e nascimento, pois possuem hoje uma clara visão sobre todo o processo de conquista e colonização, em seu passado, presente e futuro.

kroatym kiriri
kroatym@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Olha meus parente é bom respeitar as decisoes dos kiriri ,nós não autorisamos por nossas materias neste site pq não estamos decididos.não tem autorização das lideranças.

    GRato

    Marcelo

  2. Bom meu amigo muiuto bom sua materia com poucoas linhas de comentario vai em fundo mostra o que tem para se mostra e se contar .

  3. paranéns foi muito bom sua matéria vcs estão certa por luta por sua terra valeu parentes.
    nós estamos muito felez por vcs !

  4. gotei muito dessa materia adorei bastante pessoas muito organizada é tipo nos pankararu.mesmo com brigas e descuções mas são unidos.luta pelos seus direitos da sua cidadanias…

  5. Hoje foi a primeira vez que visitei este site e foi com muita alegria que encontrei noticias deste povo – Kiriri, que muito admiro, pela resistência, pela luta de garantir a sua terra e a sua nação e, também, pelo que muito aprendi nos tempos em que vivi na região(Paulo Afonso/CIMI), podendo compartilhar com voces, Kiriri, dos momentos de luta, de festa e de vitórias…grande abraço ao Seu Lázaro, grande pequeno homem e a todos que conheci, muitos ainda criança e hoje com certeza meninos e meninas grandes que continuam a luta por dias melhores.

  6. gostei muito do site falando muito bem de nossos antepassados e mostrando o q esses povos passaram, a luta q tiveram.

  7. gostaria de ter mais informaçoes sobre kiriris.sou professor e gostaria de ter fotos tambem para mostra para eles.obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here