Somos índios da tribo Kiriri. Ocupamos uma área de 12.320 hectares, localizada no município de Banzaê-Ba. Passamos por um processo de reivindicações mais sistemática junto aos órgãos públicos para que nosso território fosse demarcado e homologado Somos aproximadamente 2.500 índios subdivididos em 7 (sete) comunidades indígenas: Sacão, Cacimba Seca, Canta-Galo, Lagoa Grande, Baixa da Cangalha, Marcação e Picos. Esses são os núcleos tradicionais.
Cada comunidade tem um conselheiro para ajudar o cacique na organização e aconselhar os índios quando for necessário. Além do pajé e o Chefe de Posto da FUNAI.
Vivemos da roça, da pesca e da agricultura através do plantio do milho, feijão, mandioca, melancia, abóbora, quiabo e da colheita da castanha.
No artesanato destacam-se os trabalhos com a cerâmica a fibra e o cipó.
Somos 07 (sete) professores indígenas,que trabalhamos em comunidades diferentes, sempre estudamos, ensinamos e lutamos em torno da retomada do território.
Alguns índios são funcionários outros aposentados mas ganham baixos salários que não é o suficiente para sobreviver a não ser da terra para tirar o seu sustento.
Para os índios Kiriri, a terra é elemento de vida , morte, conhecimento e nascimento, pois possuem hoje uma clara visão sobre todo o processo de conquista e colonização, em seu passado, presente e futuro.

kroatym kiriri
kroatym@indiosonline.org.br