YEMA KIRIRI
17 ANOS

yema@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

33 COMENTÁRIOS

  1. Deixe os indios em paz.
    A cultura brasileira e estrangeira deve respeitar os indios brasileiros que foram roubados pelos maus europeus e brasileiros.Vivo aqui em Suecia e aqui se faz questao por um barraco de madeira que costa muito dinheiro.Porque nao deixam as ocas dos indios em paz seus corruptos? A carapuca lhe caiu? quem nao deve nao teme. Cristina Izabel Seabra.

  2. Olá povo kiriri!vcs estão de parabens de estarem fazendo parte de um projeto tão bonito com é este(indios on line)essa idéia é importantissima para nós indios ficarmos mais unidos e por dentro do que estar acontecendo,nas outras comunidades agora mesmo estar,lar na pag… deste mesmo site o comentário sobre a sintuação dos pataxoHã-hã-hãe,isto é uma desgraça como é que o governo apoia sintuações como estas.é preciso mesmo que os indios se unam através dos varios meios de comunicão para lutar por seus direitos.

  3. muy bueno todo respecto a la cultura indigena yo soy un fiel admirador de todas las culturas indigenas del mundo, y me gustaria mucho poder contar con amigos que seaqn indigenas o conozcan sus culturas, nunca he podido hacer u viaje por el mundo indigena para conocet mucho mas sobre ellso , ero en cuanto pueda lo estare haciendo, por favior quein me queira escribir esete es mi email:

  4. Gostaria saber um pouco mais sobre os kirirí achei interesante e gostaria de saber alguns nomes do povo deles e seus custumes

    obrigado!

  5. Parabéns a todos vocês por este site, nós brasileiros somos todos índios, pois esta em nosso sangue. É muito importante preservar a cultura indígena e sua língua e tradições, pois conta a história de nosso próprio povo Brasileiro, são as nossas raízes.

  6. Não sabia da existência da Árvore Kiriri, mas sempre soube que KIRIRI (ou KIRIRIN) é como as nações de fala tupi denominavam os seus vizinhos da grande nação Kiriri (os Sapuyá, os Dzubukuá, os Paiaiá etc) por serem silenciosos. A palavra Kiriri significa pois, “silencioso” em língua tupi.

  7. quero parabeniza todos os meus parentes indigina , quero dizer que a nossa cultura e linda mesmo com muito preconceito que sofro sendo filho de indio com branco nao mim envergonho de vivir na cultura indigina sou estudante e professor mas faço questao de ir para a faculdade usando muitos colares e pintura que indentifica o meu povo indigina temos aqui outras etnias como baenã camacam tupinaba pataxo cada um se endetifica na cultura de seu povo.

  8. Meu nome é NATIRA alguem pode me ajudar a saber o significado do meu nome procuro a anos mas não consigo não sei de qual tribo é……..Aguardo anciosa.

  9. Respeite o Brasil,deixem os indios em paz,os indios sao a defesa do Brasil,povos inteligentes e protetores da natureza do Brasil.Sem nossos irmaos indios o Brasil nao teriam tantas belezas naturais,bastam olharem as costas nordestina que em muitas partes ja virou concretos,predios muito alto que nao se ver nem na Europa,o derespeito a natureza esta sendo exagerado,a cultura indigena nao e inferior a nenhuma cultura,vivo aqui na Suecia e ja mim deparei com muitos selvagens que vao a universidade e na escola,andam nos metros com sapatos nas cadeiras,tudo de cara feia,propietarios das cadeiras dos coletivos,que nem ti pedem com licenca quando se levantam para passar,ficam na frente das portas dos onibus e dos metros,o racismo impera na Europa,o dia que eu voltat (O DIA QUE EU VOLTAR AO BRASIL SERA O MELHOR DIA DO MUNDO).Olhem os selvagens na europa.(OS INDIOS SAO UM POVO INTELIGENTE E GENTIL E NAO DEVEM NADA A NINGUEM.A CARAPUCA TI CAIU?EU PENSO QUE NAO.

  10. É bom pois da muitas informações e é um site que não apenas nos ajuda em trabalhos mais sim nos ajuda para saber os nomes de várias linguas diferentes de tribos diferentes.

  11. Gostaria de colocar um nome indio em meu filho, gostaria de ter sugestoes e significado.
    Atenciosamente
    sergio stark

  12. NAO SERIA UM COMENTÁRIO EM SIM UMA SOLICITAÇÃO,É QUE ESTOU GESTANTE JÁ ESTA BEM PROXIMO DO MEU PARTO,EU GOSTARIA DE SABER NA LINGUA INDIGENA ,O NOME EM PORTUGUES DE “PEQUENO RAIO DE SOL”,CASO ALGUEM POSSA ME AJUDAR, AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE.MUITO OBRIGADA.

  13. Olá, gostaria de saber o significado do nome NARAUÊ. Minha prima tem esse nome e sempre tivemos curiosidade de saber o significado. Abraço!

  14. Oca da Paz – Juazeiro-Ba – 10/12/2008

    Olá irmãs e irmãos, Me chamo Marcos Élder e sou filho dos Tupi Guarani do litoral de onde hoje é o estado da Bahia,numa aldeia que hoje chamam de Salvador.

    A cultura oficial tratou de esconder da população as suas verdadeiras origens, criando uma mentira para explicar o período da invasão dos brancos (vale lembrar que a chegada de estrangeiros para o Brasil continua existindo) e da escravização dos índios e dos negros africanos e afro-brasileiros.

    De uma forma geral ficou assim:

    –>Branco é todo aquele que veio da europa e quem carrega os traços como cor clara e cabelo liso.

    –>Negro é todo aquele que em algum momento misturou seu sangue com as filhas da África (os africanistas mais radicais chegam a proclamar que toda a humanidade é Negra e Africana, querendo nos fazer crer que o berço da vida na Terra foi a África, mas fazem isso baseado em esqueletos que encontraram. Mas quem garante que tudo que existe já foi revelado? e quantas terras foram tragadas pelo mar afundando os seus povos? e quantas selvas estão intactas com suas tribos preservadas? )

    –> Índio é todo aquele que mora nas aldeias.

    de forma vergonhosa o conceito de ser Índio desaparece para as populações das cidades, como se ser “Caboclo” fosse ser uma coisa nova, porém, se for um caboclo negro, ele vira negro, se for um caboclo branco ele vira branco, mas se for um caboclo índio ele vira caboclo.

    Sabe por quê de tudo isso?

    Para não dar direito aos descendentes dos Índios de lutarem por uma terra que na verdade é deles também.
    Na medida em que se coloca a mentira e a covardia para dominar a população das cidades, criando uma visão de medo pelos poderosos, afinal de contas, no discurso oficial “a maioria dos brasileiros é formada por afro-descendentes, filhos diretos do tempo da escravidão”,este tipo de argumento serve para deixar a população “agradecida” pela “liberdade”, e como tal voltada para enriquecer no novo mundo do capitalismo, deixando de lado sua herança Indígena de filhos da Terra, para viverem a ilusão de escravos libertos, mas presos nas garras da desigualdade social.

    Por isso afirmo. SOU ÍNDIO. Mesmo nascido e criado numa aldeia chamada cidade. e é preciso unir TODOS os índios do BRASIL. TODOS aqueles e aquelas que corre em seu sangue um sangue VERMELHO BRASIL, que vê em seus gestos um AMOR FEBRIL, e que sentem em suas vidas um desejo de ver o mundo descente, sem povos carentes, sem ódio e rancor, sem mais mendingos, sem mais descaso aos filhos dos filhos dos antigos habitantes da Pindorama, hoje América, hoje Brasil.

    Os Índios e os Índios-descendentes é a maioria do Brasil, mesmo Salvador sendo conhecida como a cidade com maior número de afro-descendentes fora da África no mundo, a quantidade de descendentes de Indígenas por lá também é enorme. Dificilmente algum filho de Salvador não tenha uma bisavó ou bisavô Índio.

    Não moramos em Ocas de palhas, e sim em Ocas e Malocas de aço e concreto. Não caçamos animais, caçamos oportunidades, e o super-mercado satisfaz a nossa ansia por alimento. Afinal neste grande mundo de pedra que animal caçaríamos? Cachorros, gatos, pombos, ratos? Para quem nasce na cidade, trabalhar é a sua necessidade, desde que se escolha os caminhos para a felicidade.

    A todos os Índios de fora da cidade faço este apelo. Lembrem-se de quem são vocês, ajudem a construir um mundo melhor, quando caminhares saiba que não está só, que tem milhares de parentes seus ao seu lado, que muitas vezes você não dá uma mão para ajudá-lo. ACORDEM… O Brasil precisa de um Cacique na Presidência, e é um dever nosso das cidades o elegermos…

    Resistir é preciso. Sou Jornalista e estou escrevendo uma reportagem sobre o movimento Índígena no Nordeste, e na bacia do São Francisco. Favor, entrarem em contacto…

  15. É tão importante saber o significado do nosso nome.
    Já sabia que o nome Kirirí se originará de uma árvore, da natureza como tudo vindo dos índios, mesmo que se tenha que viver neste mundo cheio de contradiçoes e ambiçoes.
    Conheço um Pataxo Kirirí, o qual tenho admiração e respeito por tudo que ele trás de vivencia com seu povo e tudo aquilo que ele vem me ensinando.
    Sempre fui a favor da luta do povo índigena e sempre serei.

    Não sou índia de nascimento, tenho antepassados indigenas, como boa parte da população brasileira.

    Parabéns por este espaço

  16. É tão importante saber o significado do nosso nome.
    Já sabia que o nome Kirirí se originará de uma árvore, da natureza como tudo vindo dos índios, mesmo que se tenha que viver neste mundo cheio de contradiçoes e ambiçoes.
    Conheço um Pataxo Kirirí, o qual tenho admiração e respeito por tudo que ele trás de vivencia com seu povo e tudo aquilo que ele vem me ensinando.
    Sempre fui a favor da luta do povo índigena e sempre serei.

    Não sou índia de nascimento, tenho antepassados indigenas, como boa parte da população brasileira.

    Parabéns por este espaço

  17. Jandirá

    Origem: INDÍGENA

    Significa abelha de mel.Indica uma pessoa doce mas corajosa e firme, que transmite muita segurança quando toma uma decisão. É muito inteligente, mas não gosta de ser elogiada por isso. Prefere que reparem na cultura que adquire com seu esforço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here