moradias onde se vive ser vivos e não vivos.
O homem é o único animal que modifica a natureza, muitas vezes de forma irreversivel. Faz isso desde que amprendeu a construir sua casa, cultivar alimentos, domesticaranimais e explorar minerais.Associedade intensifica de tal forma esse processo que compromete a vida no planeta. Ele tem como objetivo aumentar o lucro- o que faz todo sentido no modelo social capitalista.
Diferentes dos dos brancos os indios tem um modelo social diferete onde só extraimos do meio ambiente o necessario para nossa sobrevivência.Para os brancos os indios são preguiçosos, pois tem tanta terra e só colhe o necessario para sua sobrevivência, mais eles não observa que nesta terratemos uma rica biodversidade onde temos que respeitar para não causarum grave desiquilibrioambientalonde não vai somente nos prejudicar e sim a nossa grande mãe Terra.
Para agir a favor do meio ambiente temos que Reletir (sobre o sietema produtivo como um todo),Repensar (sua nessidade real de consumo), Reduzir (o consumo), Reutilizar (antes de descarta) e Rreciclar(como ultima etapa).
Em cada cidade poderia existir um projeto onde transformasse este lixo, repleto de dopêças e animais que podem trasmiti-las ou pode trazer algum problema real de saúde, em saúde (usando o lixo orgânico como adubo ao invés de agrotoxicos), e economia (reciclando-o e vevdendo a fabricas de reciclangem).

Kawran (índio Kariri-Xoco)

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se todos os homens brancos tivessem a consciência dos índios o nosso planeta estaria em muito melhor situação. Fico triste em ver que só agora minha cidade, Sete Lagoas, MG, começa a planejar tratamento de seu esgoto que é lançado sem tratamento algum em córregos que desaguam no Rio das Velhas que vai desaguar no São Francisco lá em Barra do Gaicuí no município de Várzea da Palma. Lá também há cerca de 500 metros do Sao Francisco o esgoto é lançado também sem nenhum tratamento. Isso nos deixa envergonhados.

  2. Parabéns parente pela materia , isso que você relata é muito importante para todo o ser vivo para pensar qual é nossa condição ao meio ambiente pois ele é uma moradia sedida e não a posse nossa. Sei que nós indigenas temos uma visão diferente de um olhar respeitoso para o meio ambiente , outras pessoas também mas temos que concientizar as outras ainda que não tem esse olhar e fazer com que elas mudem de habitos para molhor cuidar do meio ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here