“O MAIS ALTO DEGRAU DO ÍNDIO”

Um Cacique de uma Nação Indígena do Brasil, lutando pelo direito de garantir a Terra para a sobrevivência de todo seu Povo, pronunciou talvez, a mais sábia frase de toda sua vida, ele proferiu dizendo: ” o mais alto degrau do índio, fica abaixo do primeiro, o solo que pisamos”. Sábias palavras!
Demostração da verdadeira humildade ao reconhecer a importância da Terra para todos nós, é nela que mantemos nossas culturas e tradições, e, tiramos todo nosso sustento para manutenção da Vida, depois são guardados nossos restos mortais, para que sejam transformados, e renovados para dar condição a outras vidas.
A Terra é nossa verdadeira Mãe, se nos tiram esse direito de viver em harmonia com ela, estão nos tirando o direito de vivermos. Não sabemos ainda porque o homem de cultura ocidental nos hostilizam tanto, são tantos séculos de perseguição e destruição que sofremos, a cada dia surgem com novas medidas de impedimento, sempre tentando nos tirar o pouco que ainda nos resta.
Quanta impiedade, quanto ódio e quanta ganância! Capaz de desconhecer os direitos de outrem, ou passar por cima das leis que são criadas por eles mesmos, com a finalidade da garantia dos direitos fundamentais ao homem. Quanta hipocrisia!
Chamamos mais uma vez a atenção de toda Sociedade para que percebam o que desejam continuar fazendo conosco, quando pedem ao STF a anulação da demarcação das Terras Raposa Serra do Sol – RR. Além, de dar continuidade a destruição dos Povos Indígenas, estão tentando ferir o Art. 231 da Carta Magna, demonstrando que não respeitam a Soberania Popular, e suas próprias leis.
Enquanto fecha-se os olhos para os problemas internos do País, os ladrões aproveitam para saquear.
As chamadas Terras Indígenas ocupadas tradicionalmente, na verdade não são nossas, e sim da União, e não podem ser usadas para fins econômicos, ou políticos, afirmação do jurista e constitucionalista José Afonso da Silva.
Pedimos o apoio de todos nessa grande luta contra a morte do nosso espírito, e do nosso corpo, ainda continuam querendo destruir a todos nós, como há 508 anos atrás!

Yakuy Tupinambá (Irmã do Mundo)
yakuy@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Yakuy , depois vc diz: ” Lá vem ele !” Mas que veio bem a calhar essas sábias palavras veio , não veio? Sensacional essa sua reportagem , além de ser um símbolo do pensamento e da sabedoria dos Povos Indígenas , contribui muito para o momento que estamos passando. Eu não digo que vc vai longe ? Parabéns !!!! Aguardamos outros , e eu continuo me emocionamdo sempre com a simplicidade e verdade que se encontra nas palavras dos lideres indigenas !!! Um grande abraço !!! ( Falta o Livro !!! )

  2. yakuy eu também estou nessa luta, por que não podemos deixa que eles tomem
    a nossa maior riquesa que é nossas terra.
    meu povo kariri-xoco também estamos lutando para coseguir nosso maior objetivo
    que é mãe terra,eles dezem que vai sair as terra e nunca sai, eu acho que eles
    que nos irrolar.
    como voce falor eles de tar pesiguido ao ladro não,fica massacrando os povos
    indigina.
    muito boa sua materia.

  3. Estamos com voçês Povos Indígenas da Terra Raposa Serra do Sol, parabéns pela garra na luta pelo direito a vida, cultura, de ter floresta, rios, campos, roças, canoas, maloca, educação, de ter um sol no nascente e no poente no horizonte, ter as trovoadas, os pássaros em diversidade de cores. Uma terra com suas aldeias, seus ritos,tradições, lingua reconhecida, ter uma lua no céu estrelado delimitado pela cultura, ter como indústria principal a natureza que produz o ar que respiramos, a água que bebemos, o mel das abelhas, a carne da caça, as raizes de mandioca, o lago de peixes e tudo mais. Nhenety Kariri-Xocó.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here