“O MAIS ALTO DEGRAU DO ÍNDIO”

Um Cacique de uma Nação Indígena do Brasil, lutando pelo direito de garantir a Terra para a sobrevivência de todo seu Povo, pronunciou talvez, a mais sábia frase de toda sua vida, ele proferiu dizendo: ” o mais alto degrau do índio, fica abaixo do primeiro, o solo que pisamos”. Sábias palavras!
Demostração da verdadeira humildade ao reconhecer a importância da Terra para todos nós, é nela que mantemos nossas culturas e tradições, e, tiramos todo nosso sustento para manutenção da Vida, depois são guardados nossos restos mortais, para que sejam transformados, e renovados para dar condição a outras vidas.
A Terra é nossa verdadeira Mãe, se nos tiram esse direito de viver em harmonia com ela, estão nos tirando o direito de vivermos. Não sabemos ainda porque o homem de cultura ocidental nos hostilizam tanto, são tantos séculos de perseguição e destruição que sofremos, a cada dia surgem com novas medidas de impedimento, sempre tentando nos tirar o pouco que ainda nos resta.
Quanta impiedade, quanto ódio e quanta ganância! Capaz de desconhecer os direitos de outrem, ou passar por cima das leis que são criadas por eles mesmos, com a finalidade da garantia dos direitos fundamentais ao homem. Quanta hipocrisia!
Chamamos mais uma vez a atenção de toda Sociedade para que percebam o que desejam continuar fazendo conosco, quando pedem ao STF a anulação da demarcação das Terras Raposa Serra do Sol – RR. Além, de dar continuidade a destruição dos Povos Indígenas, estão tentando ferir o Art. 231 da Carta Magna, demonstrando que não respeitam a Soberania Popular, e suas próprias leis.
Enquanto fecha-se os olhos para os problemas internos do País, os ladrões aproveitam para saquear.
As chamadas Terras Indígenas ocupadas tradicionalmente, na verdade não são nossas, e sim da União, e não podem ser usadas para fins econômicos, ou políticos, afirmação do jurista e constitucionalista José Afonso da Silva.
Pedimos o apoio de todos nessa grande luta contra a morte do nosso espírito, e do nosso corpo, ainda continuam querendo destruir a todos nós, como há 508 anos atrás!

Yakuy Tupinambá (Irmã do Mundo)
yakuy@indiosonline.org.br