O lixo nas aldeias é um assunto muito delicado pois nos índios atualmente compramos alguns produtos alimentícios e outros industrializados diversos. Consequentemente levamos para aldeia lixo como sacolas plásticas, garrafas, latas, e todo tipo de embalagem e produtos descartáveis.
É comum ver em algumas partes das aldeias lixo ao redor das escolas e das casas Normalmente queimamos, mas sabemos que esta opção não é a melhor, por outro lado, nas cidades mais próximas não tem um sistema de coleta e destinação adequada de lixo, e se levarmos esse lixo para as cidades, vai parar nos “lixões” que são lugares à céu aberto onde vão jogando e acumulando o lixo. A melhor opção que encontro é, quando formos comprar, tomarmos o cuidado de adquirir produtos menos ruins para o ambiente, e só comprarmos o que realmente precisamos, além de escolhermos os que vem em embalagens biodegradáveis, pois sabemos que algumas embalagens podem durar muitos anos jogadas no ambiente. Uma boa coisa é não comprarmos nunca refrigerantes, pois normalmente vem em garrafas feitas de PETs, e esse plástico é um dos piores problemas de lixo no mundo hoje.

Olinda Muniz

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá, parentes, o que me chamou atenção neste texto foi que início de 2007 fui vizitar minha aldeia na Paraiba, pois, atualmente mora em São Paulo e que obsevei foi que havia lixo em lugares inadequados e que não existia nenhum trabalho de reciclagem. E se não dar-mos um destino adequado ao lixo pode se tornar um problema grave como aqui em São Paulo que não tem mais expaços para aterros

  2. Concordo com voce!
    outra os supermercados das cidades querem destribuir SACOLAS!!!
    porque se tu compras um sabonete, um lata de oleo e 1 penca de bananas..os cars vão de dat tres ou mais sacolas de plastico..sendo que o oleo ja tem sua embalagem..o sbado também..e ate a banana tambem…poderia ir tudo na mesma sacola…mas não vao tres ou mais …so para prevenir que o oleo nao seja contaminado pelo sabao?
    Eu mesmo nao ACEITO…… E falo e explico para as pessoas do caixa e do EMPACOTAMENTO….. Colaborem…..essas sacoas de plastico não sao necesarias….
    Antigamente era o leite em garrafas de vidro..o pao em sacola de papel…..e HOJE é tudo no LIXO!!!!!

  3. Muito bem minha parente, a questão do lixo é uma preocupação mundial e não é só de nós povos indigenas, mas felizmente para esse problema trem solução, mas infelizmente nós como sociedade indigena ou não temos que fazer a nossa parte, mas todos nós mesmo. Bom resumindo na internet tem varios sites que falam sobre esse assunto e alguns mostram solução,como esse que eu vou te mostrar agora: http://www.recicloteca.org.br/passo.asp, esse site toda semana mostra como podemos fazer artesanatos com lixo, alem de uma forma de ganharmos dinheiro, tambem é uma maneira de preservarmos o nosso meio ambiente.
    Parabens foco feliz por sua preocupação com o nosso meio ambiente, então pode contar com aminha pessoa, pois é maravilhoso viver em um ligar limpo, e agradito que juntos podemos lutar pra isso.

  4. Muito importante essa manteria, faz com que as pessoas se una e não jogar lixo em ambiente limpo.
    Uma aldei acheia de lixo é muito feio vou dar um ex:pankararu as pessoas mesmo jogavam lixo nos munturos agora não eles faz enterrar ou até mesmo queimar o lixo…

  5. Nós precisamos nos consientizar de que as áreas de depósito de lixo estão cada vez mais escassas e de que,quando jogamos o lixo em terrenos baldios,estamos contribuindo para a proliferação de animais,como ratos,moscas e baratas,que podem transmitir doenças graves.

  6. o lixo hoje realmente tem sido um grande problema nas aldeias,na minha por exmplo,existe muito lixo ao redores da escola è uma vergonha mas estamos tentando resolver,consientizando as pessoas os estudantes da nossa comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here