Nas terras Pankararu, o lixo está tomando de conta, pois o povo Pankararu não está acostumado a lidar com o lixo industrial, por falta de informação, e descaso das autoridades publicas grandes lixões, estão sendo formados nas aldeias Pankararu. E com o aumento do lixo nas aldeias, está atraindo muitas moscas, ratos, muriçoca, cobras e baratas, e essa invasão de animais e insetos, aumentou também os casos de doenças transmitidas pelo lixo, e ferimentos causados por garrafas e copos de vidro, que são jogados nesses lixões. Isso preocupa os índios mais velhos, pois no tempo deles, não existia lixo industrial, e só existia o lixo orgânico, que servia de ração, para os bichos e de adubo para as plantações.
Nas ultimas eleições, para prefeitos municipais, dois candidatos a prefeito, um de Jatobá e o outro de Tacaratu, que são dois municípios que envolvem o povo Pankararu. Em suas campanhas, priorizaram a coleta de lixo nas aldeias Pankararu, sendo que ambos foram eleitos, e nem uma providencia foi tomada, e quando são procurados fica um verdadeiro jogo de empurra, e jogam toda a responsabilidade para FUNASA – Fundação Nacional de Saúde. E com isso o povo Pankararu fica sem saber o que fazer, e a quem renvidicar. E fica uma pergunta, de quem é a verdadeira responsabilidade, pela coleta de lixo, nas aldeias indígenas?
Mas enquanto a solução não chega o Movimento Jovem, junto com as professoras e os agentes de saúde Pankararu, tentam amenizar o problema, através de palestras, perante a comunidade Pankararu, para informar os riscos que o lixo causa para a comunidade. E algumas ações também foram feitas, como a limpeza das fontes, e algumas estradas, das aldeias Pankararu, mais essas ações às vezes, se torna ineficiente, pois ficamos sem ter o local para despejar o lixo.

Vagno Barros de Souza

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. eu avho que nesse momento as pessoas que estão na rua estão poluindo praças e não sabem que a dengue está prachegar vamos ajudar a combater é fácil

  2. Acho que o lixo é umas das causas ….não é o que causa das maioria das doenças …e EU gostaria que todos colaboracem para nos ajudar e ter um país …ou melhor…oum mundo MELHOR!!
    Acho o que diz interessante e pretendo saber mais do que eu sei sobre o lixo!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here