Estive observando o comportamento das pessoas nos utimos dias, e em uma das atividades da AJI (ação dos jovens indígenas de Dourados) na aldeia tive a resposta de uma pergunta que eu mesma fazia para mim, eu já vinha pesquisando, mas não conseguia obter uma resposta certa.
A pergunta é de onde parte e quando começa a viôlencia na aldeia??
A resposta que eu tive não foi novidade para mim. As crianças convivem com essa viôlencia, ela vêem a maneira que os jovens(manos) de hoje se vestem e pelo que eu pude perceber eles adoram aparecer e então desde pequeno começam a usar aquelas roupas que os manos usam, e em um grupinho de crianças de aproximadamente sete a dez anos pude perceber que brincam de lutar, falar girias e até mesmo andar do jeito que os manos andam.
Então continuei observando, e em outro dia de atividade tinha musicas pop e dance eles adoram este tipos de musicas e começaram a dançar, gritar e pular ou seja se divertem até, adoram mostrar as habilidaes que cada um tem.

Conclusão:

É a partir dai que tudo começa, as crianças desde pequeno convivem com este mundo e começam a sair em festas, onde começam a se descobrir, começam a fumar em roda de amigos e ficam viciados no passeio onde começam a desobedecer os pais, largam a escola e vão para o mundo das drogas.
E é neste momento que é fundamental o carinho dos pais, os pais não podem abandonar os seus filhos e sim ajudar pois ele é vitima, ele não está nessa porque quer mas porque quis aparecer e ser igual a todo mundo, e ele está em uma fase pela qual todo pai e mãe já passaram quando eram adolescentes. Ao mesmo tempo ele está em um momento frágil e não é dando sermão que você o traz de volta mas sim com carinho, afinal de contas todo jovem adora aventuras, adora aparecer, e muitas das vezes ele afunda a vida sem perceber, e no meio dessas os pais em vez de conversar com os filhos só dão sermão, e onde o filho vai procurar refugio.
Na minha aldeia estive participando de uma reunião onde a maioria das pessoas tinham filhos adolecentes, e a discussão no momento era sobre a violência então uma pai levantou e disse, “são os jovens que causam esta violência toda na aldeia..” e logo após a maioria apontavam os jovens como os principais culpados pela violência na aldeia, mas será que já pararam para pensar por que os jovens estão assim, será que tem alguma coisa para eles se ocuparem, talvez se paracem de criticar e procurar ajudar talvez melhoraria.
Também já tinha conciência disso, mas a partir de que eu comecei a escrever eu tive certeza que a maioria dos suicidios na aldeia de Dourados acontecem com os jovens e a maioria que se suicidou tinha problemas de familia, a maioria que estão no mundo da perdição hoje são os jovens.
A realidade é dura e cruel, e a maioria das vitimas são os jovens diz um ditado”A adolescência e o período da vida em que os jovens se recusam a acreditar que um dia virão a ser tão estúpido como os pais”.
Mas vai ai jovem, eu também sou adolecente e tenho 18 anos, e em primeiro lugar os jovens precisam da atenção e carinho dos pais. Em seguida precisam estar oculpados a todos os momentos, e este momentos serão de fundamentais para o seu fulturo, po isso ….pense…raciocine…e tente dar o seu melhor, mostre que você é capaz! Pois o futuro te espera!!!!

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Lindo!!!

    Concordo!!!

    Voce é um exemplo. O AJI é um exemplo… E agora vem esta REDE INDIOSONLINE para ajudar mais ainda!!!!

    Organizem atividades para os JOVENS….Atividades de liberdade, sem SERMOES….Onde eles possam se expressar e ser protagonistas!!! Ate podem incluir o POP e ROCK dentro!

  2. Olá e parabéns por esta materia sou professor e trabalho nesta area, tudo que vc escreve na redação é pura verdade, é preciso sim de uma politica publica que atenda todos estes joves é necessário que se crie projetos que atenda a todos vamos dizer algo integral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here