Os índios praticam sua cultura deixada pelos seus antepassados que ensinaram suas gerações futura e eles precisam saber todos os seus costumes e conta a sua historia para sua comunidade por isso ela é fundamental na vida do índio. Se caso ele deixar de praticá-la não pode representar uma nação indígena.

Mas sabemos que algumas culturas indígenas foram extintas deste que perderam suas terras, mais existe aquelas que mantêm sua cultura e costumes resistentes aonde precisam ser protegido e cuidados. Porque alguns índios se alienam com a cultura do não índio e esquece-se da sua.
Mas as pessoas comentam que o índio é civilizado e tem sua autonomia de expressão de sentimento de fazer o que deseja porem isto não é proibido o que não pode esquecer-se de praticar a sua cultura e junto à nação deve procurar melhoria através dos seus estudos trazendo conhecimento que favorece a comunidade, mais não fazendo idéias ruins a que venha prejudicar a o povo porque isto leva o extermínio da sua população indígena.

Na experiência do índio: a sua tradição é preciso respeitar o próximo e suas culturas alem de praticar seus costumes, cantando os seus cantos sagrados para fortalecer e unir toda sua comunidade. Também neste trabalho os jovens têm um papel fundamental de esta aprendendo as experiências com seus anciões pra mais tarde estes estará exercendo sua função de cacique ou liderança para auxiliar a sua comunidade buscando meios para organizar toda sua comunidade.

Bainan Pataxó Hãhãhãe

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. É importante se manter firme nas raízes! Muito boa sua opinião parente Bainan Pataxó Hãhãhãe.É importante que todos tenham consciência de tudo isso!
    Não deixar jamais se perder ensinamentos de nossos ancestrais…
    As vezes me da uma tristeza quando vejo alguns parentes jogando a cultura de seu povo no chão.Se deixando levar por vaidades e ganâncias de uma outra sociedade.

  2. Parabéns pela a matéria Bainan
    Infelizmente isso é muito triste… é uma realidade que alguma pessoa tem medo de mencionar e não adiantamos esta negando isto porque a realidade vive presente em todo o espaço na verdade você não esta falando mal de ninguém apenas esta falando a verdade porque nós indígena temos que nos organizar principalmente na nossa cultura porque se nós deixar esta riqueza que temos vamos nos acabar aos poucos, mais isto podemos mudar a situação basta nos organizar e por a cultura em todas em primeiro lugar acima de todas as religiões…

    Grata:

    Yonana

  3. Parabéns pela a matéria Bainan
    Infelizmente isso é muito triste… é uma realidade que alguma pessoa tem medo de mencionar e não adiantamos esta negando isto porque a realidade vive presente em todo o espaço na verdade você não esta falando mal de ninguém apenas esta falando a verdade porque nós indígena temos que nos organizar principalmente na nossa cultura porque se nós deixar esta riqueza que temos vamos nos acabar aos poucos, mais isto podemos mudar a situação basta nos organizar e por a cultura em todas em primeiro lugar acima de todas as religiões…
    Grata:
    Yonana

  4. Baenam , importantíssimo esse leu alerta aos parentes indígenas , em manter suas identidades indígenas , sentindo orgulho da raça , preservando a cultura que os diferencia. É sempre bom lembrar do ditado que diz: ” Árvore sem raiz não cresce !!” Um abraço !!!!

  5. MEUS CAROS PARENTES INDIOS E NÃO INDIOS.

    LENDO ESTA METÉRIA FIQUEI MUITO FELIZ, PORQUE ESTES SÃO MEUS PARENTES E A GRANDE GUERREIRA “MAURA TITIÁ” QUE É A MINHA MÃE. JÁ QUE O NOSSO IRMÃO SEBASTIAN FICOU CURIOSO COM A “TRAVESSA DE MADEIRA” ACIMADA DA CABEÇA, POIS É MEU CARO É A D. MAURA NA CONCENTRAÇÃO JUNTOS COM OS PARENTES, AGRADECENDO AOS NOSSOS ANCESTRAIS POR TUDO O QUE O NOSSO PAI TUPà NOS FORNECEU DURANTE NOSSAS DIFICULDADES … E VC PODERIA SABER DISSO MEU IRMÃO, VOCÊ FAZ PARTE DA FAMILIA “TITIÁ”RSRSRSRSR AS VEZES NA TRAVASSA OFERECE ERVAS MEDICINAIS E ÉPOCA DE FARTURAS VAI ALIMENTOS,NATURAIS E VEGETAIS…APROVEITANDO A ÓPORTUNIDADE QUERO DEIXA UM GRANDE ABRAÇO PARA VOCÊ GRANDE “SEBATIAN”.
    É ISSO MEUS PARENTES NÓS SAMOS RESISTENTES E NÃO VAMOS DAR OUVIDO AS CRITICAS DE PESSOAS DESEQUILIBRADAS E LEIGAS… SÓ NÓS SABEMOS O QUANTO É IMPORTANTE E SIGNIFICANTE AS NOSSAS TRADIÇÕES, NÃO VAMOS DEIXAR A NOSSA TOXA APAGAR, SEMPRE ELA VAI CLAREAR OS NOSSOS CAMINHOS E COM AS NOSSAS TOCHA ACESAS NÃO EXISTE ESCURIDÃO… GOSTEI MUITO DA MATÉRIA PARABENS…
    UM FORTE ABRAÇO A TODOS COMPANHEIROS INDIOS E NÃO INDIOS.

  6. Ola!Adorei a matéria, parabéns. Eu conheço um povo como o de voces, muito antigo. Eles moram em terras diferentes, mais um ajuda o outro. Cada grupo ensina à seus filhos a tradição da lingua falada, das musicas,dos artezanatos, das ervas, dos costumes. Com isso também podem gerar dinheiro, seus livros sobre a cultura, ensinar a sua lingua, escrever sobre as ervas. e mesmo fazer seus videosseus CDS de musica. Tudo isso ajuda a tradição e permite à outros conhecerem, além de ganhar dinheiro para a comunidade e ter mais liberdade. Esse povo se chama breton, vive no pais da França de outra cultura. Eles falam na cidade a lingua da França, mais na tribo breton eles falam a lingua deles. Assim mantem a tradição
    Parabéns

  7. eu não sei eu não to a fim de ficar lendo babseira euquero algo que fale de verdade sobre a tradição indígena o que eles fazem o nome do chefes de tribo,isso aqui não fala nada disso por isso e baboseira.e não vem reclamar do que eu escrevi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here