A tecnologia cada dia que passa avança muito mais, e os grandes técnicos vai fazendo com que o mundo se aproxime mais do ser humano através da internet. Mais tem muitos que dizem que o índio não consegue acompanhar a tecnologia, e que nos índios temos que viver como bichos na selva, fazendo e praticando tudo aquilo que ele fazia antes dos portugueses invadirem o nosso território de origem. Isso poderia sim estar acontecendo, mas se eles não tivesse invadido o Brasil, e isso não quer dizer que nos Índios não praticamos o a nossa cultura.
Nós indígenas passamos por muitos massacres, tendo assim uma mistura de raças, e isso fez com que nós perdessem parte da nossa cultura, sendo até mesmo expulso das nossas terras. Mas hoje nó indígenas resgatamos a maior parte da nossa cultura, e nós Índios praticamos sim o nosso ritual, dançamos o tohé que tem nome diferenciado por cada povo.
A tecnologia por sua vez, também chegou nas aldeias, e o que muita gente pensam que nó s Índios não usamos telefone, computador, e quem pensa dessa forma estar totalmente enganado, pios nó Índios acompanhamos a tecnologia e não estamos perdendo nada da nossa cultura, pelo contrario, estamos ganhado muito mais. Mas desde quando sabemos usar esses meios tecnológico. O telefone, a internet dentro das aldeia só tem nós beneficiados, pois serve para que os povos existente no brasil, ou até mesmo no exterior se comuniquem, fazendo trocas de experiências, promovendo eventos, encontros indígenas e até mesmo reuniões online… E o que nós Índios precisamos é nos levantarmos para que possamos ver o nosso povo crescer, e através da tecnologia temos a capacidade de buscarmos o melhor para nossas aldeias, sem perder a nossa cultura, e temos que dar o respeito e sermos respeitados como cidadãos brasileiros, que lutamos pelos nossos direitos, e para que possamos conhecer a realidade de cada povo, precisando conhecer o mundo tecnológico, pois é uma forma de nós indígenas estarmos nos articulando para que possamos fazermos o nosso movimento. Deixando assim de sermos vistos como bichos do mato, e sim como um índio o verdadeiro brasileiro.

ITOHÃ PATAXÓ HÃHÃHÃE ( EDMAR)
itoha@indiosonline.org.br
itohapataxo@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não sou índio, mas gosto da luta em prol das minorias, e por isso venho deixar meu comentário.

    É Certo que todos temos que acompanhar a tecnologia!!!! No entanto, tem-se que tomar cuidado para não se distanciar da cultura, pois a tecnologia muitas vezes nos leva a outro fator que é a velocidade. Com isso, automaticamente, vem a supressão de algumas atividades, deixando de lado alguns valores culturais e artísticos pelo fato de estarmos imbuídos em outras atividades que não dão espaço para a cultura. Como exemplo podemos citar os estudantes da atualidade, na hora de fazer uma pesquisa, poucos são os que usam um livro como fonte, pelo fato de encontrarem tudo com facilidade na Internet, o que os levam a muitas vezes a não ler o material coletado, apenas buscam, formatam e imprimem sem ler, criando um atrofiamento na mente e impedindo o desenvolvimento intelectual.
    Por isso, peco que divulguem o uso da tecnologia, mas com cuidado para não desmistificar e desestruturar a cultura indígena, a qual tenho muita admiração.

  2. as vezes precisamos ter muito cuidado com o desenvolvimento da tecnologia pos sem percebermos somos destruidos e quando a cordamos já caimos em um buraco bem fundo temos que usar esta tecnologiacom muito carinho porque as vezes somos tão perseguidos com os avanços que não procuramos sentar para se corresponder-mos melhorcom os nossos mais sabios de nossa comunidade e chegamos esquecermos que a nossa cultura e muito bonita e riquissima de verdades que as vezes tem pessoas que querem sabr muito dos nossos valores e nos não o zelamos pos os avanços da televisão e da internet está deixando muitas pessoas sem desejode ler os bons livos que vem nos dar mais segurança e confiança para nossos netos e bisnetos porque as vezes os jovens se sentem inseguroscom este mundo moderno cheio de tecnologias. 03/07/2007 mayapataxó

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here