A tecnologia cada dia que passa avança muito mais, e os grandes técnicos vai fazendo com que o mundo se aproxime mais do ser humano através da internet. Mais tem muitos que dizem que o índio não consegue acompanhar a tecnologia, e que nos índios temos que viver como bichos na selva, fazendo e praticando tudo aquilo que ele fazia antes dos portugueses invadirem o nosso território de origem. Isso poderia sim estar acontecendo, mas se eles não tivesse invadido o Brasil, e isso não quer dizer que nos Índios não praticamos o a nossa cultura.
Nós indígenas passamos por muitos massacres, tendo assim uma mistura de raças, e isso fez com que nós perdessem parte da nossa cultura, sendo até mesmo expulso das nossas terras. Mas hoje nó indígenas resgatamos a maior parte da nossa cultura, e nós Índios praticamos sim o nosso ritual, dançamos o tohé que tem nome diferenciado por cada povo.
A tecnologia por sua vez, também chegou nas aldeias, e o que muita gente pensam que nó s Índios não usamos telefone, computador, e quem pensa dessa forma estar totalmente enganado, pios nó Índios acompanhamos a tecnologia e não estamos perdendo nada da nossa cultura, pelo contrario, estamos ganhado muito mais. Mas desde quando sabemos usar esses meios tecnológico. O telefone, a internet dentro das aldeia só tem nós beneficiados, pois serve para que os povos existente no brasil, ou até mesmo no exterior se comuniquem, fazendo trocas de experiências, promovendo eventos, encontros indígenas e até mesmo reuniões online… E o que nós Índios precisamos é nos levantarmos para que possamos ver o nosso povo crescer, e através da tecnologia temos a capacidade de buscarmos o melhor para nossas aldeias, sem perder a nossa cultura, e temos que dar o respeito e sermos respeitados como cidadãos brasileiros, que lutamos pelos nossos direitos, e para que possamos conhecer a realidade de cada povo, precisando conhecer o mundo tecnológico, pois é uma forma de nós indígenas estarmos nos articulando para que possamos fazermos o nosso movimento. Deixando assim de sermos vistos como bichos do mato, e sim como um índio o verdadeiro brasileiro.

ITOHÃ PATAXÓ HÃHÃHÃE ( EDMAR)
itoha@indiosonline.org.br
itohapataxo@hotmail.com