Nós os nativos brasileiros somos todos iguais.
Mais também existe entre nós uma variedade de tradições, idiomas, manifestações artísticas e culturais e também modo de vida. Entre nós o que não muda, é o respeito com a natureza que é nosso bem mais valioso.
Afinal, do que dependemos para sobreviver:
Onde caçar, pescar, onde achar frutos e raízes?
Atualmente somos mais ou menos 300 mil índios em todo o território brasileiro. Possuímos uma cultura bastante diferente da dos brancos, e também não somos iguais entre si: Caiapó, Kadiuéu, Suruí, Xavantes, Ticunas, Ianomâmi, Pataxó, Pataxó hãhãhãe que somos nós, são alguma das 210 nações indígenas brasileiras.
Nós nativos brasileiros vivemos em 565 áreas espalhadas por todos os estados, com exceção do Piauí e do Rio Grande do Norte. A maior parte das terras e da população esta na Amazônia.
A maioria das nações indígenas brasileiras mantém contato com os brancos. Mas existem 53 grupos isolados, que vivem quase como nos tempos Pré-histórico.
Pra nós índios a terra tem um significado especial, é através dela que tiramos o nosso sustento, ela não pertence a um só índio, mais sim a uma comunidade.
Desde 1988, a constituição garante os nossos direitos às terras de nossos antepassados.
A natureza esta sempre presente em nossas vidas. As aldeias cercadas pelas florestas, mostram como é possível o equilíbrio entre o homem e a natureza. Nelas a caça e a pesca são recursos de sobrevivência.


Para nos pataxó hãhãhãe, essa realidade é bem diferente, porque quando retomamos nosso território, o que encontramos foi o grande desmatamento, a caça e a pesca já estava extintas.
Não sei se todos têm o conhecimento mais em 1910, o governo enviou o serviço de proteção ao índio, sob a chefia de Marechal Cândido Rondom.
Em 1967, foi criada a fundação nacional do índio (FUNAI), para a demarcação e a prestação de assistência média e educacional.
Em relação à FUNAI, o serviço que ela vem exercendo ultimamente e a desigualdade entre nos índios.

Puhuy (David) Pataxó hãhãhãe.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Saudações camaradas!
    David concordo totalmente com sua fala,mas também q mais importante q nossas palavras o q pesa de verdade são nossas acões.
    Um forte abraço Negoelder.

  2. Oi, Davi
    Lindo texto!
    Como disse Elder, aí em cima,”nossas ações contam muito”!
    Precisamos de UNIÃO e esta começa na casa da gente! Se não somos unidos com os nossos dificilmente saberemos nos unir com os outros. São milhões de excluídos nos mundo e em todo o mundo o poder dominante destrói a natureza e causa o genocídio de milhares de grupos étnicos. É urgente uma tomada de posição no sentido de União. Hoje não cabe mais o discurso de que os brancos(não índios), são maus e os índios são bons. Pq? Pq hoje já se tem a certeza de que existem excluídos em todas as raças, em todos os países e que o poder é minoria…no MUNDO inteiro! É muito triste mas é a realidade deste planeta! Precisamos nos UNIR, esquecer certas diferenças para conceguir algum resultado positivo! O Planeta Terra, como vcs nos ensinam, é a nossa casa e ela tem vida e está morrendo! Se o discurso nosso for segregador nossa prática tbm o será! União e Ação são as palavras chaves!
    Um grande abraço saiba que agradeço a Deus por vcs existirem!
    A Luta Continua…

  3. Salve os povos indigenas das Americas.
    Nós somos muitos ainda e podemos resistir aos varios massacres que os não-indios podem oferecer-nos, o massacre não ocorre só de forma fisica mas tambem de forma, verbal no sentido do desrespeito para com nós indigenas, quantas vezes por termos já algum tipo de inculturação dos nao-indigenas somos descriminados, esse tipo de atitude passo quase todos os dias, por está fora do meu ambiente natural, esses tipo atitude é de umas mais pervessa pois é silemciosa.
    Sabemos que nós no brasil somos milhares mas nos querem tratar como se fossemos todos iguais, isso não existe, pois somos mui diverso, tanto na lingua, como na região, tradição, jeito de lidar no dia-a-dia.preciasamos concientizar o povo de quer devemos ser respeitados na nossa cultura, no nosso povo a que pertecemos
    E este meio que dispomos é riquuissimo para nos articulatr trocar esperiencias. Os povos indigenas do Brasil merecem respeito.Salve os povos indigenas, A-nhe´eng-una aba eretwê.

  4. Gostaria que falasse mais sobre indios aprofundase mais no assunto, pois quero saber mais sobre este povo que respeita a terra. Sou uma apixonada pela natureza .
    Pois adorei site e parabéns pelo seus trabalhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here