OS IX JOGOS NACIONAIS INDÍGENAS estão chegando ao fim, ontem (30/11/07), penúltimo dia do evento tivemos grandes apresentações.
Começamos o dia assistindo a final no futebol feminino entre as Pataxó e as Bororo; sempre um jogo de muitas emoções, onde as Pataxó ganharam a partida e como de costume, fizeram seu ritual para celebrar a vitória e os jogos como um todo.
Os jogos reiniciaram a partir das 18:00hs, na arena em Olinda. O público lotou as arquibancadas e participou ativamente de tudo. No inicio da noite, contamos com a presença de alguns convidados, jogadores de vôlei da seleção brasileira, destacando Marcelo Negrão como centro das atenções do público. Houve grande entrosamento entre os eles e nossos parentes, posando para fotos e sendo bastante simpáticos com todos.

Durante a noite tivemos várias apresentações, entre elas o ritual do povo Assurini que foi muito bonito e chamou a atenção dos presentes.
Enquanto aconteciam os jogos na arena, outros parentes estavam vendendo seus artesanatos na praia. O fluxo de pessoas era intenso deixando-os contentes com as vendas.

Mas o momento mais esperado foi o do CABO DE FORÇA, sendo aguardado com expectativa e muito celebrado. Na final feminina contamos com as Xavante e as Tapirapé fazendo a festa da torcida; e dessa vez as Xavante mostraram mais força e levaram a melhor. Na final masculina não foi diferente, o público estava a mil por hora e a torcida era grande tornando a festa ainda mais bonita. Os povos de Pernambuco e os Kuikuro foram os responsáveis por tudo isso, foi uma disputa acirrada onde os Povos de Pernambuco venceram, levando sua torcida ao delírio! A noite estava linda, e foi fechada com chave de ouro pelos parentes pernambucanos ao som do toante Pankararu cantado por Atiã, com todos dançando juntos no meio da arena.
O encerramento foi perfeito, já que Pernambuco foi o anfitrião deste grandioso evento!

Equipe: Alex Pankararu
Luana Bárbara Pankararu
Anapuaka Pataxó Hãhãhãe
Irembé Potiguara
Jaborandy Tupinambá