Desejo vê a paz na minha aldeia que muitos grileiros destruíram a nossa nação, acabaram nossas florestas, rios, e a Mãe Terra. Quero vê na face do meu povo vibração da alegria que muitos não têm. Gostaria que meu povo esquece um pouco do nosso sofrimento que derramaram sangue neta terra, sei que é impossível esquecer este passado porque a dor da perda de um parente é muito triste.
Também que gostaria que nós conquistássemos a nossa terra que esta sobre o domínio dos fazendeiros. Além disso, quero autonomia por meu povo para realizar o que quer. Mas para realizar tudo isso depende de Tupã, da justiça.
Porem a justiça há muitos anos vem tirando o nosso direito dando aos fazendeiros, além dos desrespeita que tem com nós, fazem de conta que nós não existimos, aumentando ainda mais o nosso sofrimento na luta desta terra que muito dos nossos parentes vem se padecendo por este chão.
Há muitas coisas boas que aspiro para minha comunidade, como para todas as tribos do mundo, por que os indígenas são uns povos que sofrem por algumas pessoas que poucos valores.
Nestes paìs os índios não bem acolhidos muitos são excluídos da sociedade que sofrem bastante como o preconceito por ser uma pessoa que tem uma raça diferente, cultura, costumes.

Yonana Pataxó

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. Yonana,

    Seu desejo, táo importante tambem é o desejo de muitos, mesmo náo indios como eu. Compartilho com vocë da importäncia da luta, pois ela o é mesmo para os outros cidadáos desse país, que muitas vezes também sáo escluidos de uma vida digna. Veja os moradores de rua, por exemplo. Os cidadáos desse país precisam se unir no sentido de que o povo é um só, e o poder vem do povo.
    Abracos.

    A

  2. e realmente possivel realizar tudo isso parente,seja persistente na luta e que nunca desita que vc e seu povo chegarar lá.
    thyrry…

  3. Yonana,

    Vc sempre escreve coisas lindas… vc tem força nas palavras!!! Continue assim menina!!! Sou sua fã!!!

    A Luta dos povos indígenas é JUSTA e DÍGNA, é preciso que o mais rápido possível a sociedade brasileira, e porque nao dizer mundial acorde e reconheça sua grande dívida para com os povos indígenas do mundo todo!!

    A ganância e a falta de solidariedade humana nao podem triunfar… existe uma grande dívida para com os povos indígenas, que eram os donos absolutos destas terras e se tornaram estrangeiros em sua própria pátria!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here