Em Dourados é finalizada mais uma etapa presencial de aula intensiva do curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu que funciona com a pedagogia da alternância.
Nós, acadêmicos indígenas Kaiowá e Guarani da Universidade Federal da Grande Dourados, da área específica de Ciências da Linguagem, diante das notícias vinculada na mídia sobre a questão da população indígena de Mato Grosso do Sul tomamos uma posição. A partir de diferentes visões ideológicas acerca do indígena Sul Mato Grossense, muitas vezes falsas como: o índio invasor de terras, o viciado em drogas, roubadores e seqüestradores, fatos polêmicos que precisam ser refletidos, pois sempre a mídia, em sua maioria, divulga seu parecer de forma persuasiva para denegrir a imagem da sociedade indígena.
Diariamente são divulgadas imagens ruins dos indígenas através de vários tipos de meios de comunicação como o rádio, o jornal, a TV, entre outros, por isso estamos nos posicionando diante desse fato negativo. Protestamos através deste órgão de comunicação que nos oportuniza divulgar a nossa realidade vivenciada, os pontos positivos sobre nossa organização social, nossas lideranças, nossa subsistência e a autonomia dos Guarani e Kaiowá que tem o papel de educadores, de caciques, vereadores, antropólogos e acima de tudo, grandes trabalhadores indígenas.
Assim queremos que sejam cumpridos o direito constitucional e os direitos humanos, que sejamos tratados como seres humanos de direitos iguais e universais e que atendam as nossas reivindicações; pedimos o retorno do grupo dos estudiosos que compõe o GT da demarcação e homologação de terras indígenas, a inclusão de políticas públicas nas áreas indígenas, a estruturação e a gestão da educação escolar indígena, investimentos em projetos específicos para cada aldeia do estado e um verdadeiro incentivo ao financiamento na questão de geração de renda para uma sustentabilidade que respeite o modo de vida tradicional dos povos indígenas Guarani e Kaiowá do estado de Mato Grosso do Sul.

Por: Marcilene Martins Lescano, Delfino Borvão, Tomas Vera, Edvaldo Nunes, Léia Aquino, Ilda Barbosa, João Carlos Motta, Maciel Vilhalva Cáceres, Lólia Aquino, Adriano Morales- Acadêmicos da Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu FAED/UFGD