Muitas pessoas comentam o fato de ter o local e não ser ocupado por motivos alheios à vontade ou pelo menos de grande parte do povo. O tema é muito discutido pelas lideranças de Pankararu e promete ser o grande impasse para a solução de problemas diversos na nossa comunidade.
Ter um chefe de posto na aldeia para resolver os nossos problemas é muito importante, mas agora nós temos o posto vazio e não temos quem o dirija, pó quê? É a pergunta que fazem a grande parte dos índios Pankararu. Nós só queremos alguém para resolver nossos problemas internos, dizem outros e enquanto isso nós índios guerreiros que lutamos por nossos direitos vemos acontecer essa desfeita conosco.
Queremos ver o nosso povo ser respeitado e tratado como gente, ser digno e usufruir de tudo o que tem direito assim como todo cidadão, pois é isso que nós somos cidadãos. E como cidadãos indígenas, que somos, estamos cobrando o nosso direito de termos um chefe para nos assessorar em nossa comunidade.
Esperamos que as autoridades competentes ao assunto tomem as devidas providências para o nosso problema.

Aram
ronaldpank@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Aram acredito que este problema vocês mesmo pode resolver e não esperar pela autoridade possa ser que este homem que voce esta pedindo ajudar pode colocar pessoa que não entende a causa indígena, pois temos que ter cuidado com isso, se algumas aldeias já têm problema com próprios índios imagina que vêm de fora, um que não entende da luta põem tudo a perder. Porque se aldeia é de vocês tem trabalhar o próprio índio porque o índio pode compreender as suas dificuldade da nação.

    Se não tem chefe posto colocar um índio, aldeia é de vocês elegem quem quiser assumir o cargo de chefia.

    Sempre junto:

    Yonana

  2. Bom… a postura de YONANA é interesante pra refletir… para pensar a problematica…. Ainda assim convido a que voces escrevem uma carta para as autoridades competentes….e publiquem copia por aqui e enviem tambem os emails da autoridade para outros interessados em lhe ajudar possam fazer as devidas solicitacoes…. porque a gente sabe que as vezes as coisas só andam na pressao…espero que nao..torço que nao… porem..contem com A REDE e as relacoes da REDE para buscar fazer os seus direitos valer!

  3. Para uma escollha como essa de chefe, os indios devem observar quem possivelmente estar mais apto a entender das leis penais, civis, o proprio estatudo do indio e as difilculdades encontradas na aldeia, a comunidade deve saber de suas proposituras e projetos de melhorias para comunidade, escolher um chefe do posto na aldeia deve-se emparelhar como se fosse uma eleicao para presidencia da republica, mas com um porem nao aceitem Marketing, propaganda e publicidade isso e’ a prova de que esse candidato a chefe estar mais interressado na verba e nao com a nacao cultura-historica-indigena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here