Desde muito tempo buscamos força e conhecimentos em nossos Encantos de Caroá. São eles que nos dão o necessário para uma vida espiritual sadia inclusive nos proporciona a sabedoria de conhecermos suas ervas medicinais que podemos nos curar das doenças, tanto do corpo quanto da alma.
Nos tempos dos antigos indígenas, os Encantados nos ensinaram que havia um pé de mato que se chamava Caroá, dentro da mata da Tribo Pankararu. E eles pediram, também, que alguns homens tomassem um banho espiritual com a caatinga de cheiro, umburana, velandinho e alguns outros “paus de ervas”, para a limpeza espiritual. Depois do banho os índios partiram a procura do pau de Caroá. E lá se foram… Depois de alguns minutos encontraram o pé de Caroá. E não estava longe da aldeia, era um pé de mato muito grande, com raízes finas e parecido com o pé de babosa. Logo que perceberam que estavam na frente dele, tiraram as folha, roletaram, e depois as folhas viraram fitas que são colocadas em um arame e puxadas, e separadas em feixes e levadas para casa, para lá ser lavado o caroá e estendido. E assim foi feito.
Hoje em dia é feito o mesmo processo, porém os homens vão buscar mais longe, pois aqui perto da Aldeia não tem mais por que foi tirado todo o Coroá que tinha.

Renata Raila Santos Monteiro
RailaPank@yahoo.Com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom o que tenho a dizer do caroá é que ele é um mato muito vitorioso e para os pessoas que vâo buscar ele tem que tá bém preparado o corpo limpo.gostei muito dessa matéria adorei mesmo com ele o pessoal usa muito para fazer bolsas saia e etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here