O carí
Tumbalalá esta feliz da vida com a volta do carí

O Carí é um peixe que mora na loca, ele tem um casco preto cubrindo a sua pele, tem esporão para apóia-se nas pedras.
Aqui em tumbalalá em época de chuva que a água fica suja os homens pegam muitos carí na rede de pesca. Quando a água esta limpa eles tem que mergulhar ate as locas. Isto é uma tradição dos nossos antepassados, eles gostavam de levar os agridas para as ilhotas e até hoje nós tumbalalá fazemos a carisada no rio ou em casa e compartilhamos com os vizinhos.
O carí também serve para alguns índios que não tem onde trabalhar, eles pegam o carí tiram o casco e levam para vender na feira, e daí tiram o dinheiro da sua feirinha, dando até para comprar alguma roupa para os filhos.
Quando vamos mergulhar o carí corremos muito risco de fixar nossas mãos na loca e morrer afogado ou perder as mãos. Mas a nossa alegria é quando conseguimos mergulhar e voltar com um carí nas mãos. Daí começa a gritaria no meio do rio e quanto mais grita mais o atraímos.
Quando voltamos, todos reunidos começam a limpar o carí e pôe no fogo, cada um vai com seu caneco de casa e repartimos o carí já cosido. Aqui em Tumbalalá é assim, os homens cuidam de irem mergulhar o carí e as mulheres cosem. E cada um lava seu prato e graças a tupã ninguém passa fome. [POR ENQUANTO]

EDILENE E TITA TUMBALALÁ