O cacique

O cacique é colocado pela comunidade. Quando ele trabalha certo com a comunidade, ele pode ficar a vida toda, mas se ele não trabalhar certo com a comunidade, a comunidade tira ele na hora!

A função do cacique é correr atrás de benefícios para a comunidade.
Correr atrás dos problemas da terra e da justiça; buscar projetos de sustentabilidade; buscar uma melhor saúde e educação para toda a sua comunidade.

Aqui agente faz um quadro de umas doze lideranças, mais o vice-cacique e o cacique, tudo mundo se senta e busca o acordo do que é melhor para a comunidade e quando precisa chama também a comunidade toda para conversar junto.

Quando o cacique vai à busca dos direitos de sua comunidade, muitas vezes não querem nos receber, então agente tem que forçar, porque agente sempre trata tudo pacificamente, mas se eles ficam tentando nos esquivar, agente pressiona com nosso Tohé (cantos e danças indígenas) e assim vai conseguindo as coisas.
Caçula.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E compañero Cacula,realmente a tarefa de ser cacique de uma aldeia é um tanto dificil,nao só pelos problemas internos mais também pelas ameacas de morte e as vezes morte(no caso de Joao Cravin irmao do Galdino e tantos outros) por parte dos fazendeiros da regiao por questoes fundiárias.Pois o território Pataxó Ha Ha Hae em sua grande maioria esta ocupado pelos fazendeiros.Por tanto recomendo muito cuidado e sorte no trabalho.Um forte abraco a voce e toda comunidade.Edvaldo Pataxó Ha Ha Hae estudante de medicina,Havana – Cuba

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here