Hoje nosso país está fazendo maior repercussão por conta do centenário da migração japonesa, parabéns para esse povo, mais também que nesta festa os governantes use a bolinha vermelha como nariz de palhaço.
O Japão vivia, desde o final do século XIX, uma crise demográfica. O fim do feudalismo deu espaço para a mecanização da agricultura. A pobreza passou a assolar o campo e as cidades ficaram saturadas. As oportunidades de emprego tornaram-se cada vez mais raras, formando uma massa de trabalhadores rurais miseráveis. No Brasil, por sua vez, estava faltando mão-de-obra na zona rural. Em 1902, o governo da Itália proibiu a imigração subsidiada de italianos para São Paulo (a maior corrente imigratória para o Brasil era de italianos).
Se analisarmos bem a história pelo reconhecimento desse povo é muito linda, mais os políticos de nosso pais só estão dando ênfase nesta historia porque está de olho no capital tecnológico que esse pais tem para nos oferecermos, no entanto penso eu que eles deveriam se preocupar mais com o povo brasileiro.
Principalmente conosco indígenas, mais brasileiro do que nunca, que estamos ganhando dos japoneses de 5 x 1 (cinco a um), pois estamos resistindo aos conflitos e emboscadas ha mais de 508 anos, 6 meses e 18 dias, onde o Japão comemora 100 anos.
Como já esperávamos dos políticos do nosso país, esse esquecimento, embora já escutamos alguns lideres chefes de estado falando que nos indígenas somos um risco para a soberania nacional, é pra nos fazer rir, pois quem estava colocando o Brasil em risco na segunda guerra mundial era o Japão, naquela época os dois países eram rivais de guerra.
Sem falar dos Italianos que entraram nessa terra “sem dono” como muitos brasileiros dizem. Brasileiros esses latifundiários, arrozeiros, mineradores, etc. Mas na verdade as terras foi nos roubadas pelos colonos.
Quando os italianos trabalhavam na lavouras de café, sempre tiravam seus proveitos, com isso o governo se sentiu lesado e resolver usar a nova fonte de mão-de-obra Japonês.
Com isso o Brasil começou a atrair mais japoneses, porque foram proibidos de emigrar para os Estados Unidos, eram mal-tratados na Austrália e no Canadá. O Brasil tornou-se um dos poucos países no mundo a aceitar imigrantes do Japão, por isso que aqui entra quem quer.
A imensa maioria dos imigrantes japoneses tinha a pretensão de enriquecer no Brasil e retornar para o Japão em, no máximo, três anos. Todavia, o enriquecimento rápido em terras brasileiras era um sonho quase impossível de se alcançar.
E nós indígenas que só queremos as nossas terras de volta para plantar nossos alimentos, e manter nossas famílias e tradições, somos roubados e negados esse direito constitucional.
Nós povos indígenas não temos a intenção de enriquecer com a terra, pois não somos capitalista latifundiários e sim povos em busca de qualidade de vida cultural em paz com o nosso povo e a natureza.
Mais não importa as comemorações de interesses dos genocidas, pois independentemente vamos continuar nossa luta, e não vai ser um simples astiamento de bandeira japonesa que vai nos inquietar, mais sim nossa constante luta que vai um dia se consumar a igualdade plena dos nossos direitos à vida digna.
Temos fé e força para lutar, que o vermelho dessa bandeira japonesa seja a ultima gota de sangue indígenas, pois não vão mais derramar nosso sangue e sim nos os que derramaremos pela nossa nação indígena.

Edcarlos (Carlinhos) Pankararu

edpankararu@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito desta matéria, continue escrendo sempre assim, voçê estar mostrando as nossas dores, os nossos sentimentos nativo, pela perda de nosso território, os que levaram as riquezas dos povos indígenas. Nhenety Kariri-Xocó.

  2. Excelente materia!!!!
    Concordo pleanmente com os pontos que aqui foram bem expostos, bem explicados!!
    Teu sentimento verdadeiro, tua opiniao com texto e justificativa; Parabens!

    Ha uns meses vinha me questionando isso mesmo….Porque tanta PUBLICIDADE AOS JAPONESES? Em poucos meses teve mais publicidade dos JAPONESES que dos INDIGENAS em muito e muitos anos….
    Hoje é facil ver na TV reportagem (caros) de notas sobre JAPON….Mas dos indios só querem continuar os apresentando como RESPNSAVEIS DE PARALIZAR UM SUPOSTO PROGRESSO… E ao mesmo tempo….QUANDO o MUNDO TODO sabe e valoriza os INDIGENAS os Brasileiros só acham que querem roubar a AMAZONIA!!!
    Seria bom que Brasil valorizase o que temos de MAIS BRASILEIRO…e usase a TV para que o povo tomasse consciencia da riquesa de esse nosso Patrimonio de mais de 230 culturas indigenas….Culturas que não são responsaveis pelo AQUECIMENTO GLOBAL mas, muito pelo contrario são EXEMPLO MESTRE de que é possivel viver em harmonia com a Natureza!

  3. Caro parente concordo com sua excenlente materia!!!É preciso que os governantes tomem vergolha na cara e assumam de vez a culpa pela morte de nossos Lideres Indígenas que foram brutalmente assassinado pelos invasores de nossas terras que continuam cometendo a mesma chacina cobiçada pelo nosso território.
    Agora festejam o centenário daqueles que juntos com os Aliados do Eixo contra o nosso paìs e hoje são os parabenizados… vergolha é pouco para definir essa palhaçada, portanto parente vc estar de parabéns por sua materia.
    Juntos Venceremos!

  4. Parabens pela forma brilhante e segura qual vc se expressou neste artigo… inclusive revelou a mim um outro angulo para olhar para este acontecimento, que esta ocupando frequentemente os meios de comunicao em nosso pais. Deixo claro que nao sou contra a nenhuma etnia ao contrario, a meu ver uma nacao de respeito, se faz com a valorizacao de todos que participam do dia a dia de sua construcao.
    Mais uma vez parabens,continue escrevendo…
    att

    Valeria Silvestre (afrodescendente) – Sao Paulo/ SP

  5. Parente, excelente sua colocação diante aos fatos, que estão acontecendo! Aqui nesse território chamado hoje, de Brasil, abriga várias etnias, vários povos, todos importantes na construção dessa Nação de Brasileiros.
    Enquanto isso, a sua raíz principal (nós os indígenas), continuamos até hoje, vendo nossos direitos sendo negados. Tudo eu daria para que se tornasse clara às verdadeiras intenções em relação aos verdadeiros donos dessa Terra Sagrada. Que às máscaras utilizadas por eles, fossem caindo uma a uma, e que a chamada “Sociedade Brasileira”, pudesse enfim, caminhar com seus próprios pés, se libertar desse torpor imposto pelo imperialismo que pertuba a ordem pública.
    Costumo dizer, que assim como não podemos mais viver sem a ciência, e sim, que ela precisa ser reestruturada, respeitar os saberes populares, de onde ela bebe seus conhecimentos, que dão origem às teses científicas. Assim, não podemos expulsar os invasores do nosso território, bastaria eles reconhecerem e fazer garantir nossos direitos, respeitar nossa cultura e tradição, saber que a TERRA para nós é nossa Grande Mãe, é nela que encontramos a nossa forma de viver.
    A “ORDEM E O PROGRESSO”, que eles tanto pregam, para nós têm uma outra conotação. Significa o sangue do nosso Povo derramado, e todas às violências que são praticadas nesses cinco séculos. Hoje, esse mal também, os atinge, basta analisarmos o caos que se transformou suas organizações. Não há mais segurança de vida, nem o respeito, nem a confiança, muito menos o amor.
    Tudo aqui cheira interesse pela ganância, e corrupção. Estão teleguiados por um sentimento, que os levará todos à destruição!

  6. Achei interessante a matéria , mas acho que hoje o Brasil é uma terra de mistura de raças … do mesmo modo que o índio sofre hoje , os japoneses, os negros e outras raças sofreram também, e eu não acho justo falarem mal de uma raça e querer culpa-la pelo que a sociedade faz de mal as outras… Aqui lutamos e tentamos conscientizar as pessoas para o maior repeito pelo povo indígena. Acredito no que devemos buscar soluções aos problemas e não perder o tempo atacando toda uma raça que tem número significativo no Brasil, ao invés disso deveriam buscar união e apoio de todos , isso seria bem vindo. Sou descendente de japoneses da parte de meu pai e descendente de portugues com indio da parte de minha mãe , me entristeço de alma ao ver tudo que passa com os índios , espero que um dia consigam ter a tão buscada PAz em seu territorio,e que tenham seus direitos ja conquistados em uso pelos demais. Devemos nos unir contra os invasores e os corruptos e os gananciosos , nisto sim estou de pleno acordo . Abraço a todos e tenham ótima semana!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here