Ao decorrer do tempo, foi introduzida a energia elétrica em Pankararu, pois antes as dificuldades de instalação, tornavam muito difíceis o acesso da energia elétrica na região, isto foi acontecendo a mais de dezoito anos, o povo vivia só da luz do candinheiro e do lampião que eram mais atualizados, e quando faziam festas eram apenas no claro da fogueira e os instrumentos mais usados antigamente eram pífano e a sanfona.
Muitos ainda acham que era melhor naquele tempo por que o povo era mais unido e com a influência da Televisão as famílias perdem o contato com seus próximos, a falta de diálogo entre seus filhos trás desconforto dentro de casa, mas por outro lado a TV nos deixa por dentro do que acontece no Brasil e no mundo.
E em 1984 foi feita a primeira instalação elétrica em Pankararu, isto porque tínha-mos o direito de ter energia, pois as torres de energia passam dentro do território Panka-raru. E com toda dificuldade os índios guerreiros que lutaram por uma causa e consegui-ram vencer, ainda hoje estão utilizando a energia que fez avançar a tecnologia, antes não havia o que tem hoje como, utilizar os aparelhos domésticos que antes não existiam. Agora na aldeia tudo continua mudando.

A tecnologia trouxe mais oportunidades de empregos para dentro da comunidade, porém esse ainda é um ponto precário na região.

Maria Edvaneide.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Salvo engano… me corrija se estiver errado… a priemira eletrificação ocorrida na aldeia em 1984 foi obra do ex-prefeito e saudoso Dr. Simões… contar a história é importante… melhor aina e contar a verdade…..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here