O artesanato Xucuru-Kariri

138 224


O artesanato indígena é o dos mais belos cobiçados do mundo. O artesanato produzido na aldeia é muito cobiçado pelo povo branco, por que é feito todo com semente naturas e colhida na mata é feitos colares pulseiras, cintos, arco flecha, lanças, brincos…
O colar é feito com semente algumas penas ossos serrados e lixados.
A pulseira é feita com sementes ossos, só de cordão e com quengo de coco.
O cinto é feito com sementes, ossos, madeira, e quengo de coco.
O brinco é feito de penas de arara e pavão.
A lança é feita de madeira e desenhada com ferro quente ou coberta de palha de ouricuri e cordão.
Arco flecha é feito de madeira e desenhado com ferro quente e envergado e amarrado com cordão, tem arco flecha com uma flecha só e tem arco flecha com porta flecha que é tipo de bolsa com duas flechas que são enfeitadas com penas.

Indiane Li

138 comentários

  1. Moro em Fortaleza. Minha familia descende de Calabaças Cariris do sul cearense. Gostaria de saber mais sobre os meus antepassados. Principalmente sobre a língua Cariri. Voçês poderiam me informar onde encontro material disponivel para pesquisa??

  2. gostaria de saber como eu faço par tingir sementes de contas de lagrimas
    pois elas sao branguinhas e eu gostaria de tingilas de varias cores me ajudem por favor

  3. Tenho interesse em adquirir o catecismo citado em língua Cariri.
    Como posso receber uma cópia?

  4. moro em sao jose dos campos /sp e minha mãe nasceu em palmeira dos indios/al. sou descendente por parte do meu avô.e gostaria de saber mais sobre os xucurus.quem tiver informações por favor me enviar.obrigado

  5. Prezados;
    Gostaria de saber onde encontro comunidades indígenas aqui no RJ, para que eu possa estar encomendando a confecção de um cocá para um evento.
    Obgda e abçs
    Alda

  6. Gostaria de saber como preparar sementes de feijão selvagem,pois, eu consegui cultivar um branco e um avermelhado grandes, eles são muito bonitos e eu gostaria de fabricar alguma biojóia com eles se for possível trabalhá-los.
    obrigada e abçs
    Cleusa

  7. muito bom falar sobre nosso artesanato né? para a senhora Alda acima, aquí no Rio tem comunidade sim se quiser informações entre no EMAIL caradeindio@uol.com ou no telefone 3340-4875 falar com Sarapó.

  8. Trabalho como voluntária numa ong que se ocupa de adolecente em recuperação.
    temos muitas sementes que nos foram doadas.
    então gostaria que por favor me ensinassem como desidratar e furar as sementes pois assim poderei ensinar a fazer artesanato com as sementes.
    Atenciosamente
    Aurean

  9. Olá! A cultura indígina é muito linda e eu adoro os assessórios com sementes e penas, mas esses bichinhos que comem a semente por dentro acabam com meus colares, então eu gostaria de saber se vocês podem me ajudar acabar com eles. Obrigada e muito legal a iniciativa do blog pra nos mostrar mais a vida e os costumes de vocês! Parabéns! ;*

  10. Ola
    Queria saber como faço para furar sementes,pois nao tenho furadeira.Como os indigenas fazem para furar?

  11. Oiee..
    Eu so queria saber por que nao tem as reivindicações!!
    Se tivesse iria ser bem melhor!!
    Mas tá muitoo bom sim!!
    Eu fiz o meu trabalho e de tudo beiim mas faltou só as reivindicaçoes!!
    =)

  12. Olá Sarapó!!

    Gostaria de conhecer mais do seu artesanato e de saber se você da cursos de artesanato e de beneficiamento e tingimento de sementes.
    Gostaria que me enviasse uma relação das sementes coletadas e vendidas por vocês
    com quantidade e preços.
    Espero que você me responda o mais breve possível.
    Obrigado
    Geni

  13. Gostaria de saber se é possivel haver uma relaçao do material que voces vendem para confecçao de bijouterias com os respectivos preços.
    Se é disponivel me interessaria também peças ja prontas.
    Obrigada

  14. Olá,
    Assim como a Táina Ferreira, estou tendo problemas com esses bichinhos que comem sementes e penas. Já limpei e troquei de lugares, mas eles vivem voltando… Gostaria de saber o que posso fazer para me livrar deles…

    Muito obrigada!

    Juliana

  15. Olá!
    Eu também tenho problemas com bichinhos que estão comendo meus colares de sementes. Como exterminá-los e prevenir sua reincidência?
    Desde já, muito obrigada pela atenção!

  16. na verdade é mais apropriado chamar de arte indigena, pois cada peça é unica e dependendo de quem a produz transforma-se em um objeto que deve ser guardado em um museu, respondendo as perguntas acima sobre curiosidades e encomendas de objetos entre em contato comigo pelo caradeindio@r7.com pois trabalho com isso e envio para pessoas em todo o brasil e exterior, possuo grande variedade de produtos, sou xucuru kariri da mata kafurnae resido no Rio de janeiro.

  17. Saudações,

    Muitos belos artigos a respeito de materiais e trabalhos indígenas, gostaria de saber sobre a possibilidade de me informarem em como fazer o tratamento/polimento de sementes de açaí “cérebro” a alguns dias atrás colhi 300lts de açaí, o que me rendeu muitas sementes, então, como pertenço a uma espiritualidade junto com um grupo de amigos, tivemos a ideia de produzir, para nossa utilização, JAPAMALAS, ROSÁRIOS E TERÇOS a partir das sementes, meu e-mail é ruivobr@gmail.com. Ficarei imensamente grato se puderem me esclarecer sobre como polir estas sementes.
    Muito sucesso e alegria no teu trabalho de divulgação das fabulosas artes e culturas indígenas. Moro em uma região onde sou abençoado por uma rica amostra de nosso amado e maravilhoso bioma amazônico.

    Luz e Paz para todos os povos e nações!

    Att,

    Andrews Toginho

Partilhe um comentário